O TESTEMUNHO DO CENTURIÃO


É SÓ CLICAR EM CIMA

 

“Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum. E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte. Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo. Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto; porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga. Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.” Lc 7:1-10

Muitas pessoas têm grande dificuldade de falar e de pregar a Palavra de Deus. Afirmam que não é seu chamado  ou que não estão preparadas para tão grande responsabilidade. O certo é que para pregarmos a Palavra de Deus, nem sempre há necessidades de abrirmos a boca para falar  de Jesus, mas nossas atitudes falam mais alto que podemos imaginar.

O centurião aqui bem descrito pelo evangelista Lucas, nem nome é dado a ele, porque o que se relata é a atitude deste homem perante o seu servo que estava doente, seu amor, e o que ele fez para ajudá-lo a ser curado por Jesus.

As virtudes do centurião bem descrita nesse capítulo nos levam a uma reflexão de nossa maneira de agir com nosso próximo e do testemunho de ser cristão, um seguidor e discípulo de Cristo.

AS SETE VIRTUDES DO CENTURIÃO

1. Amor altruísta. Vs. 2 “ E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente quase a morte.”

* Amava o seu servo apesar da diferença social, cultural e financeira.

* Ficou ao lado do servo doente, prestando-lhe companhia.

* O verdadeiro amigo se conhece na hora da dor. Pv 17:17 “Em todo o tempo ama o amigo e não angústia se faz o irmão”

* Amor pelo próximo, pelo divergente, pelo necessitado.

* Fazendo amizade através do amor.

2. Um bom ouvinte do testemunho eficaz. Vs. 3 “ Tendo ouvido falar a respeito de Jesus.”

* Ouviu a respeito de Jesus e mandou procurá-lo, a fim de  curar o seu servo.

*  Buscou nas autoridades religiosas a intermediação. (Amigos influentes)

3. Dignidade comprovada por outros. Vs. 4 “Ele é digno que faças isso.”

Foi o testemunho das autoridades religiosas

* Dignidade, integridade, retidão e justiça, são atributos de homens de caráter e tementes a Deus. Estes vêm da formação familiar e dos aprendizados adquiridos das pessoas que nos rodeiam e influenciam.

4. Amor pelo povo de Deus. Vs. 5 “Ele é amigo de nosso povo.” (Israel) Sl 122:6 “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te ama.”

5. Amor pela obra de Deus. Vs. 5 “Ele mesmo nos edificou a Sinagoga.”

Como se edifica uma sinagoga? (Igreja)

  • Trabalho e cooperação de cada um.
  • Participação e assiduidade.
  • Dons e ministérios diferentes usados para o bem da obra.
    • Unidade e amor.
    • Dízimos e ofertas.

    6. Humildade diante de uma autoridade maior. Vs. 6

“…Não sou digno que entres em minha casa.”

* Reconhecer quem somos diante de Deus, já é um bom começo para exaltar o poder e magnitude do Todo-Poderoso. “Sacrifício agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito  não desprezarás, ó Deus.” Sl 51:17

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele em tempo oportuno, vos exalte.” I Pd 5:6

* Enquanto os anciãos o achavam digno, ele próprio não se achava digno diante de Deus.

“ …Porque quando sou fraco então é  que sou forte” II Co 12:10c

7. Fé inabalável. Vs. 7 “Porém manda com uma palavra, e o meu  rapaz será curado”.

* Crer na palavra de Jesus para ser curado.

* Muitos não são curados porque não crêem na Palavra de Jesus.

* Crêem mais na medicina que na Palavra de Cristo; crêem mais nos seus raciocínios,  na sua incredulidade que na palavra de Deus; crêem mais em homens que em Deus. Sua religião é a razão. Crer mais  na matéria,  no palpável, no que é invisível.

“ Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.” Hb 11:1

“ Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” Mt 26:41

“Jesus é sempre o mesmo ontem, hoje, e o será por toda a eternidade.” Hb 13:8

* “Manda com uma palavra”. Muitos crêem que é o método que cura: “Tem que pegar na cabeça”  Tem que ter óleo da unção.”  “Tem que balançar bastante”, “Gritar”, “têm que repreender o diabo sempre”  “Têm que chamar na frente” “ Tem que cair ”.

A cura pode ser à distância também. Pode ser instantânea ou progressiva, mas sempre acontecerá.

RECEBENDO AS BÊNÇÃOS DE JESUS

Jesus atende ao pedido para ir à casa do centurião. “…Então Jesus foi com eles.” Vs. 6

Jesus fica admirado por sua fé. Vs.9a “Admirou-se Jesus dele”. “Viste o meu servo Jó” Jó 1:8

* Os incrédulos não herdarão o reino de Deus. Ap 21:8

*  Deus não tem prazer no homem fraco, dúbio, sem fé. Tia 1:5-8

“Se, porém, algum  de vós necessita de sabedoria, peça-a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma cousa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”

Sua fé é testemunhada ao povo por Jesus. Vs. 9b “Voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos nem mesmo em Israel achei fé como esta.”

A cura de seu servo alcançada.

* Os que crêem, sempre recebem a cura.

“ Porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso vos digo, que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”Mc 11:23,24

O Senhor sempre recompensará aos que buscarem o fazer o bem.

Ilust: Centurião Cornélio: Homem reto, de bom testemunho perante toda a nação de Israel, piedoso, temente a Deus que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus. Deus lhe honrou com a salvação e de sua  família. At 10:1,2,22

Diaconisa Febe: Servia muito bem na igreja em Cencréia e protetora de missionários: Recebeu a promessa de ser bem tratada por suas boas obras aonde que fossem.  At 16:1,2

Piedoso do Salmo 41:1-3 “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege e lhe preserva a vida, fá-lo feliz na terra; não o entrega à discrição de seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença tu lhe afofas a cama.”

O testemunho do centurião nos convida a uma reflexão e mudança de alguns comportamentos e atitudes incompatíveis com reino de Deus.

São virtudes que devem ser nutridas e praticadas a fim de que o reino de Deus seja engrandecido e exaltado.

As virtudes do cristianismo quando praticada por uma pessoa não só causa impacto a um grupo de pessoas, mas a uma nação toda. Mesmo que nunca se conheça o nome desta pessoa, mas sabe-se que ali se passou um homem ou uma mulher de Deus.

Pr Francisco Nascimento

 

Um comentário sobre “O TESTEMUNHO DO CENTURIÃO

Deixe um comentário