A CURA DO PARALÍTICO NO TANQUE DE BETESDA


“Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: — Você quer ser curado? O enfermo respondeu: — Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim. Então Jesus lhe disse: — Levante-se, pegue o seu leito e ande. Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar. E aquele dia era sábado.” João 5:1-9

A história da cura do paralítico do tanque de Betesda, é uma das mais fascinante da bíblia. Creio que uma das mais pregada, portanto, amada pelos pregadores evangelistas. O próprio drama do paralítico é de trazer comoção a qualquer coração, o relato diz que este homem havia 38 anos que estava neste estado de inércia corporal, vivendo seus dias acamado se poder fazer o que todo homem faz a cada dia, sair para o trabalho e usufruir dos prazeres que a vida oferece.

Não são poucas as pessoas que quando contrai uma doença, ou alguma paralisia, são invadidos por um sentimento de inutilidade, de derrota, de desânimo, de desesperança, que os levam a morte emocional, antes mesmo da morte física.

Com 38 anos paralítico esse homem, perdeu os amigos, os familiares se cansaram de ajudá-lo, não tinha mais ninguém que olhasse para ele, que lhe desse ouvido as suas lamúrias, ou que visse suas lágrimas. Isso é devastador para qualquer pessoa. A solidão é o pior inimigo do homem!

UMA ESPERANÇA QUE DESVANECE

Todos os dias esse paralítico nutria uma tênue esperança a de ser curado nas águas do Tanque de Betesda. Havia uma crença popular que um anjo de tempo em tempo descia nas águas do tanque, e o primeiro que se lançasse nas águas era curado.

Todos os dias e o dia todo o paralítico era deixado no tanque afim de esperar a bendita cura que nunca chegava. Uma espera longa, carregada de frustações em vê outros receberem sua bênção, e ele não poder nem se mexer. Creio que a desilusão era substrato da sua alma.

Situado na frente da porta das ovelhas, o tanque de Betesda, que em Hebraico significa “Casa de misericórdia”, era o local perfeito para o recebimento da bênção divina. Naquele tanque ficava uma multidão de enfermos: cegos, coxos, paralíticos, todo tipo de enfermidades, esperando pela misericórdia divina sobre suas vidas. Não tem dor maior que a espera de um milagre que demora a acontecer.

UMA FÉ PERSEVERANTE SEMPRE ALCANÇA A BÊNÇÃO

A bíblia não diz quanto tempo foi que o paralítico buscou a sua cura indo ao tanque. Provavelmente foram anos de espera, de anseio, de desejo.

O fato de não se entregar ao fatalismo da inércia corporal, o fez se destacar como um importante aliado para o recebimento do milagre: a fé que suplanta montanhas, a fé que vence gigantes, é a fé que nunca desiste! “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.” Marcos 2:5; Hebreus 11:6    

Quantos coveiros não apareceram para o paralítico e pediram para desistir, que ele nunca ia conseguir a cura. Em nossos dramas são poucos os que nos soerguem, nos jogam para cima, mas são muitos os que não acreditam em nossa fé, estão sempre com uma pá de terra para nos enterrar.

JESUS VAI ATÉ ONDE NÃO PODEMOS CHEGAR

Jesus, a misericórdia encarnada, vai à casa de misericórdia (Betesda), para curar um enfermo, paralítico há 38 anos. Não importa o tempo da dor que estamos passando, Jesus, está sempre pronto para manifestar seu amor e sua misericórdia que cura, que faz o milagre acontecer.

A bíblia não diz quantas pessoas foram curadas por Jesus no tanque de Betesda, mas o texto diz coisas extremamente relevantes no contato com paralítico.      

Vendo-o deitado”.Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou.” Jesus sempre nos vê, por mais que não percebamos ou achamos que ele nos esqueceu. Mas ele nos conhece do jeito que estamos e onde estamos. Salmo 139

Jesus sabia que o paralítico estava muito tempo naquela enfermidade. Ele também sabe o tempo do drama ou enfermidade que você está passando.

Uma pergunta crucial. “Queres ser curado?”, parece ser uma pergunta inadequada para um enfermo havia 38 anos. Mas não, Jesus, quer ativar a fé daquele homem que a muito esperava pela cura.

Em nossa relação com Cristo temos que ser específicos sobre nossas reais necessidades e motivações. Pois, nem sempre sabemos externar nossos desejos.

“Queres ser curado?”  Creio ser essa pergunta que Jesus faz a todos que necessitam de um milagre em sua vida.

NOSSAS LIMITAÇÕES NÃO IMPEDE O MILAGRE

Quando perguntado por Jesus, queres ser curado? O enfermo externou suas mais profundas limitações e frustrações. Nossa alma pode ser um bom aliado nos momentos de decisões, ou pode nos atrapalhar para não recebermos a bênção. Não tenho ninguém que me ponha no tanque.  Quando tento entrar, sempre tem sempre alguém que chega primeiro que eu”.

Muitas vezes estamos tão envolvidos em nossas frustrações e limitações, que nossa visão é sempre pra baixo, (baixa estima) esperando que nosso milagre venha do lugar que é improvável acontecer.

Jesus, estava ao lado do enfermo perguntando, Queres, ser curado? E o enfermo olhando para baixo, lidando com suas frustrações. “Não consigo, não posso, há sempre alguém na minha frente, não sou digno, oh, céus, oh, vida, oh, azar”

Jesus a misericórdia encarnada, sempre está do nosso lado em momentos difíceis. ” Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade e cujo nome é Santo: “Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.”Isaías 57:15

Levante-se, pegue teu leito e anda. “Então Jesus lhe disse: — Levante-se, pegue o seu leito e ande. Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar.

Carregar o leito serviria como um grande testemunho de cura, para todos os que o conheciam. E para ele nunca esquecer de onde ele veio e o que ele é hoje.

CONCLUSÃO

Jesus a misericórdia encarnada, quer fazer o milagre na tua vida. Restaurar tua saúde é uma parte do milagre, ele quer fazer muito mais. Restaurar tua estima, tua dignidade, tua honra. Os outros o verão como aquele que foi visitado pelas misericórdias divina.

“A pergunta permanece: “Queres ser curado?

Pr Francisco Nascimento

Deixe um comentário