A CONVERSÃO DO EUNUCO


       “Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.Atos 8:29-35

Há dois textos da Bíblia Sagrada que sintetizam melhor o plano de Deus para salvar a humanidade pecadora de toda sua transgressão. Um está no evangelho de João, que diz assim: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16; e o outro está no evangelho de Lucas, diz: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” Lucas 19:10

Por causa do pecado, todo homem precisa de salvação. Eis razão fundamental pela qual o amado Deus enviou seu filho unigênito ao mundo para salvá-lo. Não há outro meio de salvação. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4:12

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8,9

O significado da palavra “Redenção” é comprar por um preço de resgate, ou comprar no mercado. Redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do inferno. “Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.Atos 26:16-18

“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados.” Colossenses 1:13,14

Jesus é o Redentor da humanidade perdida e escravizada pelo pecado. Ele nos comprou (Remiu/Resgatou) para Deus com seu próprio sangue. “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho no qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28

A história da salvação do Eunuco da Rainha de Candace é uma linda história de salvação, de redenção de um homem que buscava ter uma experiência maior com Deus Todo Poderoso. Não obstante, viver muito longe de Israel, acreditava no único Deus verdadeiro. Ele era considerado prosélito ao judaísmo, ou seja, convertido a religião dos judeus. Comprou até um pergaminho contendo a lei, os profetas e os salmos, o que não era nada barato naquela época.

Aprendemos nessa narrativa bíblica alguns ensinos preciosos de como Deus trabalha a fim de que sua salvação chegue a todos aqueles que têm sede e fome dele.

O relato da experiência do eunuco está inserido no contexto de dois gigantes da fé cristã. Primeiro no capítulo 7 de atos, fala de Estevão, o diácono cheio do Espírito Santo que confronta o Sinédrio provando que Jesus era de fato, o Messias esperado. Por causa de seu testemunho, foi apedrejado até a morte, tornando-se o primeiro mártir da fé cristã.

No relato posterior ao do Eunuco, no capítulo 9 de Atos, temos a conversão do grande perseguidor da igreja, Saulo de Tarso, que foi confrontado por Cristo no caminho de Damasco, mudando completamente sua maneira de viver, se convertendo, deixando de fazer maldade aos cristãos. “Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me fortaleceu e me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, no passado, era blasfemo, perseguidor e insolente. Mas alcancei misericórdia, pois fiz isso na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” 1 Timóteo 1:12-14

A conversão do Eunuco, não é uma história qualquer. Embora não se diga qual o nome dele, mas se fala da incapacidade física de ter relações sexuais. Se essa impossibilidade veio de nascimento ou depois, a Bíblia não fala, daí a origem da palavra Eunuco. Era comum na antiguidade, separarem os eunucos para cuidarem das mulheres da nobreza, dentre os quais estavam as rainhas e princesas, esposas e filhas dos monarcas, por razões óbvias.

O eunuco desse relato tinha uma posição social muito importante, ele era o superintende de todo o tesouro da rainha de Candace, da Etiópia, ou seja, era o homem de confiança da rainha.

O Eunuco além de ser o ministro das finanças da Etiópia, era uma liderança estratégica para levar o evangelho da salvação a todo seu povo. Deus busca homens que façam a diferença onde vivem. Principalmente homens que exerçam influência sobre muitos.

Perceba a distância que este homem percorria, buscando uma experiência com o Supremo Deus. A Etiópia, nos tempos bíblicos ficava ao sul da África. Atualmente é onde fica o Sudão. A distância entre Sudão e Israel são 2.100 Km

O VALOR DE UMA ALMA PARA DEUS

Um dos textos mais belos da Bíblia que fala do amor de Deus para com seu povo, Israel, está no livro do profeta Isaías, que fala do alto valor que Ele seria capaz de dar por seu povo:“Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida.” Isaías 43:3,4

Não obstante, Deus declarar seu amor para com seu povo, Israel. Contudo, esse amor não é exclusivista de um povo, de uma nação, ou de uma pessoa. Seu amor não só abrange toda a humanidade, feitos suas criaturas para adorá-lo e servi-lo, como também o homem em sua individualidade, sua personalidade, sua especificidade.” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:16

O amor de Deus é demonstrado com ações práticas, o que testificam sua veracidade e autenticidade. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16; “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8

O evangelista Filipe, quando chegou na cidade de Samaria, começou a pregar o evangelho da Salvação e a curar os enfermos.  Grande multidão chegava de toda parte para receber a bênção dos céus. ”Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade.” Atos 8:5-8

À Samaria e todos os povos da circunvizinhança, estava sendo manifestado o amor de Deus, através de Filipe: curando os doentes, libertando os oprimidos do diabo, promovendo salvação a essa grande multidão.

É interessante que Samaria era a mesma que tempos atrás, por negar receber a Jesus, dois discípulos sugeriram que Cristo enviasse fogo dos céus para destruir toda a cidade. “E enviou mensageiros que fossem na frente. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: — Senhor, quer que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu.” Lucas 9:52-55

 O amor de Deus também tem como alvo os que tem sede e fome da sua presença, nem que seja uma pessoa, não importando a distância, nacionalidade, sua cor, ou seu sexo, esse grande amor sempre o alcançará. “De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3

Filipe pregava para uma grande multidão, mas Deus enviou um anjo que o enviou com a missão de anunciar o evangelho muito distante de onde estava. O Dr Myer Pearlman, no seu comentário sobre esse assunto expressa muito bem esse mover de Deus: “Felipe estava no meio é de um grande avivamento, onde parecia necessária à sua presença, mesmo assim recebeu a ordem no sentido de ir caminhando pelo deserto uma jornada de 96 km até atingir a cidade pagã de Gaza. Certamente deve ter parecido uma ordem muito estranha, enviar tão brilhante pregador para o deserto quando cidades e vilas inteiras estavam precisando urgentemente do seu ministério; assim deve ter pensado os diáconos da recém estabelecida igreja da Samaria.”

Uma verdade espiritual que devemos aprender: o Espírito Santo sempre irá em busca dos que têm sede de Deus, para lhes fazer conhecer as verdades mais profundas do evangelho. A principal delas é a salvação que vem de Cristo“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:44 

“No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta: — Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” João 7:37,38

O Eunuco que servia à rainha de Candace, foi a pessoa escolhida para a missão que Filipe recebeu de pregar a salvação. Além de ser o ministro das finanças da Etiópia, ele era uma liderança estratégica para levar o evangelho da salvação a todo seu povo. Deus busca homens que façam a diferença onde vivem.

A IMPORTÂNCIA DO PORTADOR DAS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO

Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.” Atos 8:26

A convocação para o desenvolvimento da obra evangelística é do Espírito Santo a um ou mais evangelista, que devem obedecer a essa convocação para que as almas sejam alcançadas. Foi o que aconteceu no começo da igreja. “E, servindo-os ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e “Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.” Atos 13:2-4

Nesse caso da conversão do Eunuco, o Espírito Santo enviou um anjo para convocar Filipe para missão de evangelização: “Um anjo do Senhor disse a Filipe: — Levante-se e vá para o Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Filipe se levantou e foi…” Atos 8:26,27

A ordem não entrava em detalhes, indicava somente a direção a seguir. Filipe, sem questionar ou duvidar, foi caminhando pela fé e não por vista.” Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” Hebreus 11:8

A ordem foi dada, tinha que ser cumprida. Lembro-me quando servia na Marinha do Brasil, um capitão de Corveta me chamou para chegar-se até ele. Como eu estava transportando algumas coisas, pedi a ele para entregá-las primeiramente em seu destino. Essas simples palavras foram suficientes para que ficasse preso na base naval, o final de semana e responder no livro de transgressão.

Não importa o tamanho da missão, tem que haver prontidão na obediência. Foi o que Filipe fez quando recebeu a ordem do anjo. “Ele se levantou e foi,” sem contestar.” “Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.” Atos 8:26

Certamente, se Filipe não obedecesse à ordem do Espírito Santo, o Eunuco não teria recebido a salvação. Ouçamos as sábias palavras do Dr Myer Pearlman, sobre esse texto: “Neste incidente um anjo, um pregador e o Espírito Santo coopera para a salvação deste único homem. Em segundo lugar é razoável supor que a conversão deste homem foi o meio empregado por Deus para levar o evangelho a África. Um estadista cristão teria grande influência naquele continente, talvez fosse a maior campanha evangelística que Filipe a conversão deste único homem.”

O Espírito Santo sempre dirigiu a igreja na obra e na expansão missionária, designando os evangelistas para cumprirem sua vontade, seja para pregar a uma pessoa ou há uma multidão. O Espírito Santo continua trazendo vida onde há morte, trazendo luz onde há trevas, restaurando o caos em lugar habitável. ”A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Então Deus disse: — Haja luz! E houve luz.” Gênesis 1:2,3

“O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” Jó 33:4

“Porque assim diz o Senhor, que criou os céus — e ele é o único Deus; que formou a terra e a fez — ele a estabeleceu; ele não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: “Eu sou o Senhor, e não há outro.” Isaías 45:18

FILIPE, O PORTADOR DAS BOAS NOVAS.

“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7

Há um texto muito lindo no livro de Oséias 11, que descreve bem como Deus usa instrumentos humanos para que sua maior obra neste mundo: o homem ser alcançado com a salvação, usando assim uma metáfora de um pai amoroso que tem cuidado do seu filho novo; “Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.” Oséias 11:3,4

Para que os homens sejam salvos, Deus ordena sua vontade aos anjos (mundo espiritual), e à igreja, ou seja, aos que fazem parte do corpo de Cristo na terra. É da igreja que sairão os ganhadores de almas, tanto em Jerusalém (sua cidade), Samaria (cidades circunvizinhas), e o confins do mundo (países distantes não alcançados pelo evangelho). “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1:8

O Espírito Santo tem levantado em toda a história da igreja, sobretudo, em nossos tempos, muitos Filipes (evangelistas), para que as boas novas de salvação cheguem aos que tem fome e sede de Deus. Você é um deles?

O EUNUCO E SUA EXPERIÊNCIA DE SALVAÇÃO

   “Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías.” Atos 8:27,28

Há textos na bíblia que nos dão um entendimento de como acontece o processo espiritual, tanto de intimidade com Deus, do conhecimento, como também de experiência de salvação. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:44

Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo.” 1 Coríntios 12:3

Ou seja, sempre o desejo de buscarmos a presença Deus será movida pelo Espírito Santo. “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” João 15:16

Durante o tempo que estava adorando em Jerusalém, um texto que muito provavelmente foi lido no templo, falou poderosamente com o Eunuco, ao ponto de ele vir no seu retorno pelo deserto, lendo o pergaminho e tentando entender o que o profeta Isaías, falava naquele texto da Sagrada Escritura.

Geralmente muitas conversões acontecem quando nos deparamos com a Palavra de Deus, que nos revela grandes verdades, ou nos confronta, deixando-nos dúvidas a serem esclarecidas. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12

É nessa hora que entra o trabalho do evangelista que dirigido pelo Espírito Santo, possa levar àquela pessoa a experimentar a salvação que vem através de Jesus.” Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo?” Atos 8:29,30

Todo evangelista, aproveita as oportunidades dentro do contexto que aquela pessoa está vivendo. Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo?”

São perguntas simples, mas que levam a pessoa a refletir sobre seu estado espiritual:“Se você morresse hoje, você sabe se iria para os céus?”“O que você acha que é necessário para receber a salvação da alma?”“O que você acha que acontece com a pessoa depois que morre?”“Você sabe que é possível ter certeza hoje, se é salvo ou não?”“Você acredita que haverá um juízo final?”

Todos os que tem sede de Deus, querem compreender melhor as verdades que vem da Palavra de Deus. Foi o que aconteceu com Eunuco que pediu a Filipe que explicasse a respeito das suas dúvidas e questionamentos sobre o que vinha lendo. “Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.” Atos 8:31

A Palavra da cruz é a principal mensagem da Bíblia que leva o pecador ao arrependimento e à salvação.

Uma profecia professada por Isaías há 800 anos a.C.  sintetiza muito bem como o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário é o suficiente para promover a salvação de toda a humanidade. “Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada.” Atos 8:32,33

Uma pergunta de um pecador que abre oportunidade para falar da salvação que veio por intermédio de Jesus. As boas novas de salvação e sua simplicidade sempre conduzirá uma vida preciosa a Cristo. “Então o eunuco disse a Filipe: — Peço que você me explique a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de outra pessoa? Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.” Atos 8.34,35

A principal mensagem do evangelho (Boas Novas) traz Cristo como a figura central (principal), pois Ele é o Salvador de todo pecador. De Gêneses a Apocalipse a figura (tipo) do sangue do Cordeiro ou de outro animal sendo sacrificado, aponta para o maior de todos os sacrifícios: de Jesus Cristo na cruz do calvário. “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.” 1 Coríntios 5:7

Não se sabe quanto tempo Filipe passou com o Eunuco no deserto, anunciando Cristo como Messias e Salvador de toda humanidade pecadora. Mas certamente foi uma mensagem carregada de unção do Espírito Santo, que levou o coração daquele homem ficar extremamente abrasado, quebrantado, inundado por um desejo imenso de ser batizado e ter sua vida totalmente transformada por Cristo. ” Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?” Atos 8:36

A confissão da fé em Cristo é o único meio de salvação. Não há outra forma de alcançar o perdão dos pecados, a não ser através da fé no sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário. Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? ” Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Atos 8:36,37

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” Romanos 10:9,10

E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15,16

A última citação bíblica sobre o Eunuco após seu batismo, fala da alegria da regeneração que todos os que se convertem a Cristo, experimentam. A alegria é um fruto do Espírito Santo em nós, só quem passa, sabe quão maravilhoso é estar inundado pela presença de Deus. Glória a Deus!!! “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.” Atos 8:39

“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17

CONCLUSÃO

O Eunuco, ministro dos tesouros, que servia à rainha de Candace da Etiópia, voltou para seu país convertido ao cristianismo. Começou a pregar o evangelho da Salvação. Cem anos após a morte de Cristo a Etiópia tinha uma boa igreja cristã, que abrangia boa parte da população.

Tudo começou com a obediência de um homem de Deus, Filipe, evangelista que pregava as boas novas de Salvação. Seguindo ao comando do Espírito Santo, deixou de pregar para uma multidão (Samaria) e foi pregar para uma pessoa sedenta do conhecimento de Deus, no deserto que descia de Jerusalém a Gaza, a 96 Km de distância.

Como uma importante autoridade de seu país, o Eunuco, com humildade, ouviu de Filipe atentamente o evangelho das boas novas que salva o homem de seus pecados. Confessou a Cristo como Senhor de sua vida, se convertendo de seus pecados. Com seu testemunho milhares de vidas foram salvas em seu país.

Creio que essa palavra é para você que tem fome e sede do conhecimento de Deus. Não importa sua posição social, racial, ou se estar no meio de uma multidão, ou caminhando no deserto da vida. O Espírito quer alcançar você para lhe dar a salvação e a alegria verdadeira. Escrevendo o seu nome no livro da vida.

Se você já aceitou a Cristo como salvador, se alegre no Senhor e seja como Felipe, um anunciador das Boas Novas, se não, hoje é uma boa oportunidade de seguir o exemplo do Eunuco, confesse a Cristo como Senhor de sua vida e também aceite seja um instrumento de Salvação nesta terra.

Pr Francisco Nascimento

Deixe um comentário