OS CINCOS IMPERATIVOS DO CRISTÃO


OS CINCO IMPERATIVOS DO CRISTÃO

5imperativos“Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.  Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.”
I Coríntios 16:13,14

No término de sua primeira carta à igreja de Coríntios, o apóstolo Paulo expõe cinco imperativos exortativos a vida cristã, que seriam como que um resumo de princípios cristãos que norteariam as relações de vida de um homem de Deus.

As quatro primeiras são dirigidas a um exército espiritual, portado num campo, em meio à batalha. Os crentes sofrem a oposição de adversários espirituais, do lado de fora e do lado de dentro, e precisam estar em posição de alerta em atitude de constâncias, mostrando-se corajosos e firmes.

Os quatro primeiros imperativos são dirigidos respectivamente, contra a falta de atenção, contra a inconstância, contra as criancices (imaturidade) e contra a debilidade moral dos Coríntios.

Também serve de reflexão profunda para a igreja dos últimos dias, afim de não cairmos nos mesmos pecados da igreja carismática de Coríntios.

Serve de reflexão pessoal: “como tenho agido como cristão e de como está meu progresso na vida com Deus?”.

O que é imperativo? É uma expressão de ordem, é uma exortação, uma necessidade imperiosa.

1º)  IMPERATIVO:     SEDE VIGILANTES

A vigilância é uma das sete bem-aventuranças de Apocalipse. No grego significa: vigiar; manter-se alerta; cuidar; velar; está de sentinela; zelo diligente; mandamento para ação habitual.

O estado de alerta espiritual é assim ordenado a nós. Está em foco o crente que percebe e evita o mal, mas abraça o bem.  Os crentes de Coríntios tinham se mostrado dormente, e muitos erros os haviam alcançado. I Coríntios 15:34

“ Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”. Apocalipse 16:15

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.”  Mateus 24:42

Portanto, muito mais vigilantes devemos nos mostrar, em tudo aquilo que pertence a Jesus Cristo, para que seja derrotado o inimigo, não permitindo que ele tire vantagens de nós.

Vigiai… Porque a batalha é incessante, e a vigilância precisa ser também incessante. Ora, a vigilância de espírito consiste disso, quando livres e desembaraçados das preocupações mundanas, meditamos sobre as coisas de Deus.

Cinco focos básicos que devemos centrar na vigilância:

1.    Vigilâncias contra o mal. 2. Vigilância pela oportunidade de receber o bem. 3. Vigilância pela oportunidade de fazer o bem. 4. Vigilância pelos irmãos, em amor cristão. 5. A vigilância para que ninguém nos desvie da crença e  da unidade do evangelho.

Cinco cousas que devemos vigiar: 1. Olhos; (o que você ver)  2. Ouvido; ( o que você ouve) 3. Boca (o que você fala); 4. Mãos  ( o que você faz) 5. Pés. (o lugar por aonde andas)

2º IMPERATIVO: PERMANECEI FIRME NA FÉ

É desconsiderar aqueles que querem nos desviar da fé com falsos ensinos e palavras insensatas.  Todo àquele que nos debilitam a fé devemos nos afastar.

A fé é aqui uma alusão evangelho como todo, conforme Paulo o anunciava, bem como àqueles elementos que o apóstolo acabara de mencionar, nos quais são porções cardeais do evangelho. O soldado cristão precisa portar-se em defesa de sua fé, porque essa é a razão pela qual ele é um soldado. Não pode haver deserções. Os crentes de Corinto, entretanto, corriam esses perigos. “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.” I Coríntios 10:12

Permanecer firme não obstante as lutas e tribulações do dia a dia. É ser estável, ter caráter; firme de propósitos; rocha inabalável.

Fé é crer e confiar; fé é contemplar o invisível; é ver o que Deus vai nos dar  amanhã. Firmeza na fé é está firmado em Jesus.  “ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”  Gálatas 5:1

3º IMPERATIVO: PORTAI-VOS VARONILMENTE

Varonil: valoroso, valente, corajoso, heróico, audacioso. Portar heroicamente. Agir e proceder de forma heroica.

Literalmente: “ Sede másculo “. Isto é, “Agi como homens autênticos.” Deuteronômio. 31:6; Gênesis 17:1

Trata-se da coragem de sermos o que devemos ser, de fazermos o que devemos fazer. Não podemos permitir que as pressões do mundo e da carne enfraqueçam nossa resolução de seguir fielmente ao Senhor Jesus.

Em suma: os cristãos de Coríntios não deveriam ser crianças na fé; sempre precisando de ajuda alheia a fim de sobreviverem aos assédios do inimigo. Antes deveriam ser suficientemente fortes para resistir aos falsos mestres, continuando a ser verdadeiros discípulos de Cristo, conforme lhes fora anunciado na pregação do Evangelho.

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.”  Deuteronômio 31:6

4º IMPERATIVO:  FORTALECEI-VOS

Significa “ robustecer-se. Fazer exercício, esforço, esse fortalecimento depende de você para tornar-se forte.

Não somente “varonis”, mas também poderosos. Deveriam  aprender a obter domínio em seu andar cristão. Deveriam aprender a serem gigantes entre os crentes, como estrelas de primeira grandeza, no esplendor que cerca a cabeça coroada do Senhor.

Treinamento através da oração, leitura, jejuns, vigília. Fortalecer significa edificar no amor; com; para; pelo amor.

Termos consciência de que o que temos não vem de nós, mas de Deus.

5º IMPERATIVO: FAZEI TODAS AS VOSSAS OBRAS COM AMOR

Verbo transitivo: ‘fazei…’‘Todas’: pronomes indefinidos. Em cada obra devemos fazer com amor, sendo fiel em cada obra, seja grande ou pequena. ‘ Ser fiel no pouco ’

Temos aprendido que nem mesmo os dons espirituais são coisa alguma sem o amor cristão. Sua função e valor só podem tornar-se concretos através do poder benéfico e capacitador do amor.

O serviço cristão, pois, ainda que seja poderoso, nada representará a menos que seja efetuado com a motivação correta, visando aos propósitos certos, apontando para alvos apropriados.

Dificilmente existe algum problema humano que o amor não possa solucionar uma preocupação que o amor não alivie; uma carga que não possa suportar. Cristianismo sem amor não existe. O amor é à base de resoluções de todos os problemas humanos.

“ Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.”  1 Pedro 4:8

Pr Francisco Nascimento

15 comentários sobre “OS CINCOS IMPERATIVOS DO CRISTÃO

  1. querido companheir, desculpe. Não é que eu seja pedante, mas, me incomoda toda vez que leio algo em sites e encontro erros por displicência de quem escreveu. um texto que será lido por muitos ao redor do mundo deve passar por várias correções. por exemplo: o 3º imperativo, Postai-vos, ao invés de portai-vos. postar tem a ver mais com correio, que com comportamento de pessoas. Sei que foi um lapso de correção, isso também acontece comigo, mas, não seria melhor concertar?

    Pb Israel. AD Lauro de Freitas-BA

    1. Oi Israel, Bom dia,

      Meu irmão, para mim vc não está sendo inconviniente, mesmo porque estou sempre aprendendo, e quero aprender com vc, te agradeço pela ajuda. Escrever bem é a arte dos sábios e reconheço que ainda preciso aprender muito, já tenho aprendido com pessoas que nem vc, tenho tb minha esposa Helena que tb me ajuda muito. Escrevi um livro e passou por várias correções, até a editora disse que tinha corregido, e mesmo assim ainda encontro vários erros. Só o sangue.
      Israel, fique a vontade e sem constrangimento, e louvo a Deus pela tua vida e sabedoria.
      Um grande abraço, irmão, que o amado Deus te faça próspero a cada dia,

      Do seu amigo e irmão,
      Pr Francisco Nascimento

  2. Olá ! Pr. Francisco Nascimento, muito obrigado por permitir Deus usá-lo, quero dizer que fui tão impactado por esta mensagem que o único erro que vi, foi o meu próprio… espero que quando Jesus voltar eu não fique por estár observando erros alheios. Que Deus continue a abençoá-lo.

  3. Não resisti!
    Qual é o certo?
    Companheiro ou companheir como escreveu o irmão Israel Aurélio Buarque de Holanda Fereira ?
    É bom lembrá-lo que o texto que será lido por muitos ao redor do mundo deveria passar por várias correções.

  4. A paz, Pr Francisco Nascimento, informo-vos que o erro visto não foi na sua mensagem, e sim na segunda palavra da 1ª frase do irmão Israel (JACÓ) Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, que ao querer escrever Companheiro, escreveu companheir.

  5. Maria Auxiliadora- Santa Cruz/RN

    Pr. Francisco Nascimento, fico lisonjeada espiritualmente quando leio suas mensagens, elas me fortalecem e me edificam muito. No entanto ao ver o comentário do Presbítero ISRAEL me entristeci ao perceber que embora disfarçadamente ele querendo esconder sua insatisfação não porque o texto tenha erros ortográficos, mas porque de alguma forma feriu-lhe no que se refere a boa conduta e postura de um verdadeiro cristão, como por exemplo, reclamar publicamente um texto somente porque quem o escreveu cometera gafes de escrita, ai ele já está deixando de ser vigilante, o que mostra sua falta de ética cristã.
    Justifico aqui minha chamada a atenção para essa eventualidade porque além de cristã sou GRADUADA em LETRAS, e, vi quem no texto do Israel há inúmeros erros ortográficos, bem como de concordância, o que prova sua impropriedade para reclamar do texto do Pr. Francisco.
    Assim sendo, externo aqui os meus votos de paz, apreço e consideração ao Pr. Francisco.

  6. pr. parabéns, continue assim Deus escreve certo em linhas tortas, o que vale e a sua iniciativa, simples palavras com grandes propósitos assim, a semente é plantadas nos corações!!

  7. Parabéns pastor pela palavra bem explicada, ela com certeza me edificou, vejo que mais importante que saber escrever corretamente é escrever com unção e discernimento. Deus o abençoe!

  8. Pastor Francisco Nascimento, encontro-me em situação de pesquisa com vistas ao tema “O IMPERATIVO DE DEUS”.

    Sendo assim, encontrei na Internet o estudo em comento.

    Aproveito a oportunidade para avaliar o comentário crítico de um leitor na data 24/09/2009:

    Abaixo transcrevo o comentário do leitor que erra demais na ortografia, observando que entre parênteses eu corrijo com os vocábulos certos:

    “ querido (Querido) companheir (companheiro), desculpe. Não é que eu seja pedante, mas, me incomoda toda vez que leio algo em sites e encontro erros por displicência de quem escreveu. um (Um) texto que será (é) lido por muitos ao redor do mundo deve passar por várias correções. por (Por) exemplo: o 3º imperativo, Postai-vos, ao invés de portai-vos. postar tem a ver mais com correio, que com comportamento de pessoas. Sei que foi um lapso de correção, isso também acontece comigo, mas, não seria melhor concertar (consertar)? ”

    Relevante notar que o significado de postar (Pôr-se, colocar-se, postar heroicamente, colocar num posto, num lugar), enquadra-se perfeitamente no texto.

    Pastor, infelizmente, há pedantes de plantão ávidos para aparecer. Seria bom que indivíduos nesta situação, busque refletir e encerrar tal defeito, No ensejo, envio agradecimentos e parabéns pelo escrito didático, prometendo, desde já, estudar o ensino com atenção.

    Att.,
    José Leite Pedreira

  9. Muito bom o estudo, Agora infeliz do irmão Pb Israel. AD Lauro de Freitas-BA, que peneira mosquitos e engole camelos, ao digitar errado “COMPANHEIR”, mas que escreveu o texto com o dicionário Aurélio do lado para tentar corrigir ao nobre pastor Francisco. O Pb Israel deve ter levado horas para conseguir escrever o que queria rsrsrs
    Disse uma vez um sábio pastor “PREGO PARA OVELHAS, E QUE AS GIRAFAS ABAIXEM A CABEÇA”. Graça e paz amados.

    1. Reitero e afirmo que na verdade o foco na correção tirou o crítico da atenção ao texto, por isso que muitos deixam de apreciar e valorizar
      excelentes estudos.

Deixe um comentário