EPAFRODITO, O AMÁVEL HOMEM DE DEUS


EPAFRODITO,


O AMÁVEL HOMEM DE DEUS

“Julguei, todavia, necessário mandar até vós a Epafrodito, por um lado meu irmão, cooperador e companheiro; e, amigo de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouviste que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse.”  Filipenses 2:25-29

Paulo foi o fundador da igreja em Filipos, na Macedônia, em sua segunda viagem missionária.

Paulo se dirigia para Bitínia; quando o Espírito de Deus em sonho; mostrou-lhe um Macedônio dizendo: “ Passa em Macedônia e ajuda-nos.” E assim entendeu que o Espírito de Deus o chamava a fazer missões naquela  região.

Foi Filipos, a primeira cidade da Macedônia, que recebeu a pregação do evangelho. Foi muito difícil o trabalho de implantação da igreja naquela cidade.

A primeira pessoa a se converter na cidade foi Lídia, vendedora de Púrpura; depois o carcereiro  e sua família quando Paulo e Silas estavam presos.

A despeito de todas  as dificuldades, o trabalho se solidificou com tribulações, perseguições, e muitas resistências ao evangelho.

A igreja de Filipos cresceu sadia, amadurecida cheia de homens e mulheres de Deus. Lideres fortes, verdadeiros servos do Deus Altíssimo.

De Filipos saiu Epafrodito, Evódia, Síntique e Clemente, reputados como coluna da igreja.

Certa feita eles receberam a noticia que o missionário e fundador da igreja, o apóstolo Paulo, que estava preso e passava necessidade em Roma. Alguns irmãos tiveram a disposição para levantar uma oferta e enviá-la a Paulo.

Mas, quem iria enfrentar os obstáculos de uma viagem tão longa e levar esta oferta?

Epafrodito, um dos lideres da igreja se voluntariou  como  mensageiro das boas novas a Paulo, Filipenses. 4:18.

Epafrodito: significa amável, encantador, e simpático.

Durante o cumprimento da missão, Epafrodito adoeceu gravemente em Roma; porém cumpriu sua missão de suprir o missionário.

Gostaria de falar sobre Epafrodito, seus atributos, suas virtudes, sua motivação e sua honra.

A igreja do Senhor Jesus é construída por homens e mulheres que se destacam com suas virtudes, motivação e honra na obra de Deus.

AS VIRTUDES DE EPAFRODITO

Paulo, fala que o portador da carta de agradecimento pela oferta recebida; é o próprio Epafrodito que havia sido enviado pela igreja de Filipos.

Paulo começa a falar de algumas virtudes de Epafrodito:

“Meu irmão”, Vs 25 significa que este compartilhava a mesma fé redentora e visão da obra, tal qual  Paulo.

Somente  irmãos, sacrificam-se uns pelos outros. Um irmão supre a necessidade do outro. Um irmão não guarda ressentimento porque é filho do mesmo pai.

“Cooperador,” Vs 25 um diácono, um servidor como Timóteo.

A igreja se ressente de cooperadores.

O que significa isto?

Cooperador é aquele que trabalha sem aparecer. E se aparece não se ensoberbece. A grande maioria gosta de ser o cabeça, o  dirigente, o líder.

O cooperador serve onde for necessário, das tarefas mais simples às mais complexas, ele está sempre disponível. I Coríntios 3:9.

Companheiro de lutas, Vs 25

O que significa companheiro de lutas?

Trata-se de um amigo e irmão nas horas mais difíceis. No momento em que a morte e a prisão rondavam o apóstolo Paulo, lá estava Epafrodito para animá-lo, consolá-lo e servir de apoio.

Todos nós precisamos de um companheiro de lutas. Provérbios 17:17.

Mensageiro e auxiliar nas necessidades, Vs 25

É aquele que leva e traz as boas novas.

Existem os maus mensageiros; os que sentem  prazer em transmitir  más noticias.

Auxiliar: são os que estão presentes nas necessidades. Choram com os que choram,  alegram-se com os que se alegram.

Altruísta: arrisca a sua vida em favor de outros.

AS MOTIVAÇÕES DE EPAFRODITO

Impulsionado pelo amor e pela gratidão. O sentimento que impulsionava Epafrodito era o amor ágape (sacrificial), que não media esforços para alcançar os alvos cristãos.

Em tudo que fazemos somos impelidos (movidos) pelo amor ou pelo interesse? “Amado, amemos-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” I João 4: 7,8.

O amor vence obstáculos. O Amor vence as barreiras. O amor é sacrificial. O amor perdoa. O amor liberta. O amor tudo suporta. I Coríntios 13:1-10

RECEBENDO AS HONRAS DEVIDAS

“ Honrai a homens como esse”

“Tratai a todos com honra, amai aos outros, temei a Deus, honrai ao rei” I Pedro 2:17.

A honra é um sentimento de respeito, reconhecimento e de gratidão, da qualidade e do trabalho realizado por outro.

A quem devemos honrar?

As autoridades seculares: governantes, prefeitos, senadores, prefeitos, senadores, deputados e etc. Romanos 13:1,2

Autoridades religiosas: pastores, bispos, missionários,  presbíteros, diáconos, lideres em geral.

A todos que dão sua vida pela causa do mestre.

“Agora vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós, e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalham que realizam. Vivei em paz uns com os outros.” I Tessalonicenses 5:12,13

Autoridade  familiar: mães, pais, filhos, esposas, esposos. Efésios 6:1,2

Todas as pessoas do menor ao maior. I Pedro 2:17

“Honrai a homens como esse.”

Que possamos aprender a valorizar o trabalho dos outros. Reconhecer e dignificar os que se sacrificam pela obra.

A igreja é construída por homens e mulheres de fibra, de valor, serviçal, abnegados, valentes, líderes que dão a sua vida para construir o reino de Deus na terra.

Epafrodito é um exemplo a ser seguido. Foi reconhecido e honrado por Paulo.

E o que você tem feito pela obra de Deus na terra?

Pr Francisco Nascimento

14 comentários sobre “EPAFRODITO, O AMÁVEL HOMEM DE DEUS

  1. A Paz do Senhor esteja entre nós !
    Sou estudante de Teologia, gostaria de saber por que os Judeus não aceitaram a Cristo Jesus como Messias enviado de Deus, já que Jeus confirmou completamente as Escrituras do Antigo Testamento e até mesmo os Judeus (Mateus 27 e 28) confirmaram que ele era o Filho de Deus enviado ?? O capítulo da ressureição de Cristo e o suborno dos guardas, por Anás e Caifás, reforça que Jesus tinha mesmo ressuscitado entre os mortos. Então, pergunto-me em que se baseia a “fé judaica” para negar a Cristo ?

  2. Fernando Cabral

    A paz do Senhor para a igreja !

    A luz das escrituras nos mostra, que, os judeus não creram em Jesus Cristo, como sendo o messias, que deveria vir. Porque Jesus pregou o evangelho, em uma lingugem figurada, alegórica, palou tambem por parábolas. É claro que esse não é o unico motivo, há outros motivos que a bíblia nos relata.

  3. Achei muito agradavel verdadeiro sobre renovar as igrejas com pessoas prontas para obra de Deus. Pessoas realmente interessadas ajudar e amar todo coraçao, esquecendo de que vivemos para o mundo dando importancia e dar viver mais obra de Deus ser verdadeiro cristao.

  4. Epafrodito esse sim o verdadeiro cristão o que não é batizado mais tem o bom perfume de Cristo. Filipenses 4;18. FORA DA CARIDADE NÃO HÃ SALVAÇÃO
    Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, todo mundo pode fazer caridade é só quer, mesmo não tendo nada de material pode se fazer caridade um sorriso, uma palavra, ouvir alguém, não precisa ter dinheiro para ser caridoso, tem gente que têm dinheiro e não é caridoso, e as vez não é dinheiro que precisamos, as vezes á atenção é ouvir o outro, e fazer o melhor possível, vendo o seu irmão em dificuldade e nós podemos ajudar e não ajudamos, erramos, isso estou contando uma missão que Jesus me ordenou em 22/11/2005. Jesus me ordenou que fosse passado ao mundo inteiro.
    Eu sentia Perfume suave maravilhoso que era eu sentia o que á pessoa sentia
    por dentro, porque isso? eu pedi sabedoria á Deus. Porque as pessoas falava tão mal uma da religião uma da outro? Ai Deus que é bom e misericordioso, e só quer o nosso bem, me deu á resposta, que tudo é o sentir, e cada um sente de um jeito, porque cada um está em uma evolução deferente. Ninguém é igual á ninguém. E quando buscamos á Deus de todo nosso coração, ele nus da á resposta. E foi ai que ele me de á resposta. Comecei á sentir o cheiro nus louvores aonde á minha filha e meu genro trabalhava. eu pergunte á minha filha se ela tinha algum perfume ou sabão e ela falou que não não tinha nada. até ai só sentia um cheiro maravilhoso. começou perto da minha Filha e os louvores ela estava sendo HUMILDE E SENDO UM AMOR, no outro dia era meu aniversário, 22/11/2005. E eu falei á ela vou levar um bolo á Igreja
    e ela falou Jesus lhe dará um presente. E eu aceitei e não levei nada material e á minha amiga Angela eu falei á ela que levaria um bolo e ela falou Jesus lhe
    dará o manjá. Ai aceitei e não levei nada material. Só meu Coração com HUMILDADE AMOR. Ai tudo começa fui na na frente para horar. E ELso teve uma visão comigo e disse que havia um cantaro, e eu olhava para esse cantaro e não via nada e ai vinha um varão e me ajudada á virar e á água não
    parava de jorrar. ai á Angela da Vitória. Disse Jesus está aqui dizendo que está dando um vidro de perfume que é para ser passado á o mundo inteiro.
    E ai eu sem entender nada, e á minha Filha se emocionou porque eu falei para ela que estava sentido, e ele como era uma boa filha um amor. que sempre foi, ai tudo começou eu buscando porque aquilo, ai vim á entender que não importa á religião, não importa raça o importante é o á HUMILDADE AMOR, HÃ, REFLEXÃO = ADMIRAÇÃO
    REJ. = REJUBILIAR = JÚBILO; GRANDE ALEGRIA. Deus só nus quer ver feliz. só que escolhemos caminhos errados, por isso não somos feliz, quando isso acontece temos que voltar o caminho, que o caminho do bem o caminho do amor, Amar á Deus sobre todas as coisas e á nosso próximo como nós mesmo. quem ama primeiro não se mata,
    E não mata o outro mesmo com palava e ouve o outro, ouvir as duas parte.
    Por ex; Estava um vizinho molhando á frente de uma casa ai o vizinho chamou á policia para o vizinho, ai o que estava errado ficou certo e certo ficou errado.
    Porque o vizinho estava molhando o jardim porque estava seco e morrendo. Por isso não devemos jugar, vamos pedir á Deus para cuidar das pessoas que nus persegue porque na realidade essa pessoa deve está querendo, nus ajudar porque é muito difícil realmente sermos injustiçados mas será que estamos sendo justo? Foi ai que eu as vez diz que fiz algo que não fiz mas como eu sei que nada acontece se Deus não permitir, então é só amar meu irmão porque eu acredito em um Deus Justo que tudo pode e tudo ver. Ai
    vamos orar ou prese ou rezar, não importa o jeito mas o coração, como verdadeiros adoradores. E fazer o melhor possível. para as pessoas serem melhores, Não podemos caminhar mas podemos ajuda-las na caminhada.
    Se podermos. E não devemos ter pena de ninguém porque ninguém é digno de pena. precisamos ajuda-la sem humilhar, o que á mão direita da á esquerda não precisa saber. Esse é o verdadeiro mandamento de Deus á caridade. Foi o que Deus com sua infinita bondade me deu mas uma chance de conhecer á bondade dele e mandou á minhas provar para que entendesse
    que ele esta sempre dando mais uma chance. Deus mandou minha flor meu amor eterno que minha neta que está sempre me ajudando mesmo de longe.
    E mandou Bianca e sua Família para nus ajuda.louvado seja Deus. Hoje e para todo o sempre!!! Será louvado!!!

    Deus me disse meus filhos. na máxima; Fora da caridade não há salvação,
    estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque á sobra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida,
    encaminhando-o para a Terra da Promissão. Ela brilha no céu, como auréola santa, na fronte dos eleitos, e na Terra, se acha gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá; Passai á direita, benditos de meu Pai.
    Reconhecê-los-eis pelo perfume de caridade que espalham em torno de si.
    Nada exprime com mais exatidão o pensamento de Jesus. nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina. Não poderia o Espiritismo provar melhor a sua origem, do que apresentando-a como regra. por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo. Levando-a por guia, nunca o homem se transviará. Dedicai-vos assim, meus amigos,
    a perscrutar-lhe o sentido profundo e as conseqüência, a decrutar-lhe o sentido profundo e as aplicações. Submetei todas as vossas ações ao governo da caridade e a consciência vos responderá. Não só ela evitará que pratiqueis o mal, como também fará que pratiqueis o bem, portanto uma virtude negativa não basta; é necessário uma virtude ativa.Para fazer-se o bem mister sempre se tona a ação da vontade; para se não praticar o mal, basta as mais das vezes a inércia e a despreocupação.
    Meus amigos, agradecei a Deus o haver permitido que pudésseis gozar a luz do Espíritismo. Não é que somente os que a possuem hajam de ser salvos; é que, ajudando-vos a compreender os ensino do Cristo, ela vos faz melhores cristãos. Esforçai-vos, pois, para que os vossos irmãos, observando-vos, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espíritas e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dando que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, sem embargo da seita a que pertençam. – Paulo, o apóstolo.(Paris. 1860.)
    É o que senti em 21/11/2005 Deus é bom e justo. O que agente pede de
    todo coração e procura fazer o melhor ele nus ajuda, e nus da resposta.
    E ele me deu Graças á Deus. O brigada Senhor por tudo. É o que acredito.
    Porque eu pedi e ele me deu á resposta Graça á Deus.
    Devemos viver com honra, e Moral não o credo. Viver com HÃ,REJ.
    HUMILDADE AMOR REVELADO ESSÊNCIA JESUS.
    HÃ, REJ. REFLEXÃO ADMIRAÇÃO
    REJ. = REJUBILIAR = jÚBILO: GRANDE ALEGRIA. SER PASSADO AO MUNDO INTEIRO. Deus só quer nosso bem nós que somos imperfeitos damos novas chance para nossos filhos imagine que é justo e quer.
    Estamos aqui para aprender á amor á Deus sobre todas as coisa e á nosso próximo como á nós mesmo. É isso Deus seja louvado hoje e para todo sempre!!!!

  5. muito esclarecedor e edificante essa mensagem. Que Deus levante muitos Epafroditos em nossas igrejas. Que Deus vos abençoe ricamente

  6. cláudio

    Este estudo é muito proveitoso já que muitos lideres não mas costumam ensinar oque realmente é importante para nossas vidas e a história de Epafrodito nos leva a refletir em que tipo de Cristão nós estamos sendo já que vivemos tempos muito difíceis em nossa época como exemplo o esfriamento da igreja , as pessoas se prendem aos seus próprios interesses na correria do dia-dia nos esquecemos de viver realmente oque pregamos comprometendo assim nossa salvação . por isso amado(a) leitor desperta agora para sua realidade diante de DEUS e medite na história de Epafrodito e seja mais um(a) ajudador e faça a diferença nesse mundo cruel e mal que DEUS te ajude e te livre de todo mal fiquem na paz do SENHOR!!!

  7. boa tarde para todos, na minha opinião, creio que eles estava esperando um grande rei, sim, como disse as escrituras, mas Jesus veio como um grande rei sim, mas ele veio dar mais simples forma possível, pq uma certa vez disse na bíblia, que uns homem zombando de Nazaré, disse: ai por ventura sairá alguma coisa boa de Nazaré, pois foi de Nazaré que veio Jesus, o grande Messias, o rei dos judeus, mas eles só esperavam um rei com muitas riquezas terrenas, mas Jesus venho fazer a diferença, se Jesus viesse com muito dinheiro, todos ia querer, mas Jesus veio para os enfermos de alma e de espírito, pra mim, e por isso que eles não o aceitaram !!!

  8. Muito bênção a palavra muito obrigado quem escreveu este mistério, bênção de JESUS CRISTO, estou lendo livro de FILIPENSES, ai li sobre esse vaso chamado EPAFRODITO, LOGO NO INICIO QUADO EU LI EU PENSAVA ELE JA MORREU, depois peguei uma bíblia emprestada da igreja e li também, uma bíblia bênção de JESUS CRISTO!!!!!!! COMO EU AMO MEU NOIVO!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s