O GRANDE DIA DO SENHOR


 

E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.”  

Apocalipse 20:15

 

A visão que o apóstolo João teve do Julgamento final, o famoso Juízo do Trono Branco, traz perplexidade, espanto, medo, a todos que leem essa parte final do Livro de apocalipse capítulo 20:11-15, sobretudo àqueles que se encontram diante do Trono de Deus, o Todo Poderoso de toda a terra e dos Céus.

É de arrepiar!!! Silêncio total nos céus!!! O Todo Poderoso exercerá sua justiça, muito aguardada pelos que sempre acreditaram nas Sagradas Escrituras, mas negligenciada, por aqueles que zombaram de que esse dia nunca chegaria.

Calma gente essa mensagem não é para lhes trazer medo, mas esperança na vida eterna com Deus!

Os mortos, o mar (terra) e o além (figura do inferno), todos se apresentarão diante de Deus. Não tem como fugir, não há aonde se esconder.

A individualização do Julgamento: O texto diz: “Um por Um” É pessoal, não tem como se esconder, não tem como colocar culpa em outro, seremos chamados pelo nome.

Nesse dia será conhecida as obras de cada um feita na passagem pela terra. Quantos tiveram a oportunidade de mudarem seus comportamentos? Quantos ouviram a palavra de Deus, e não levaram a sério? Quantos viveram dentro das igrejas e não se arrependeram dos seus pecados?

Ilustração: Os 233 apenados do Acre que tiveram a oportunidade de fazerem dentro do presídio o “Encontro com Deus.”  Há sim, misericórdia de Deus dado ao pior dos homens, oportunidade não falta.

Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” 1 Timóteo 2:3,4

Será o julgamento das obras. Suas obras passarão pelo fogo da justiça de Deus. E, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, a obra de cada um se tornará manifesta, pois o Dia a demonstrará. Porque será revelada pelo fogo, e o fogo provará qual é a obra de cada um. Se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer, esse receberá recompensa. Se a obra de alguém se queimar, esse sofrerá dano. Porém ele mesmo será salvo, mas como que através do fogo.” 1 Coríntios 3:12-15

Os pecados de alguns são notórios, mesmo antes do juízo, mas os de outros só se manifestam mais tarde. Do mesmo modo também as boas obras se evidenciam e aquelas que ainda não são manifestas não poderão ficar escondidas.” 1 Timóteo 5:24,25

Não que as obras salvam, mas elas testificam da genuína fé que é manifesto em Cristo Jesus.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Tiago 2:14-18

  • O julgamento é pleno, é plural, será para todos os homens, de todas as esferas sociais, raciais, culturais ou religiosas:

” Os grandes e os pequenos”. Aqui não está falando de estatura e força, mas sim de autoridade e poder recebido quando sua passagem por essa terra.

  • Os grandes: Reis, imperadores, presidentes, ministros, governadores, prefeitos. “Hitler, o führer, estará diante de Deus, também Mussolini, o fascista Italiano, Hiroíto, imperador do Japão, esses que com sua sanha de poder levaram milhões de pessoas a morrerem, Incluindo  aproximadamente 6.000.000 de judeus. Estima-se que morreram 47 Milhões de pessoas, incluindo 26 milhões de soviéticos, de Josef Stalin, durante a Segunda Guerra Mundial.  O próprio Josef Stalin, o ditador que junto com Lenin ajudou a implantar o comunismo (Bolchevique).  Para firmasse no poder Stalin matou milhares de soviéticos, inclusive muitos membros do seu próprio partido que se opunha aos seus métodos. Ele também fez um acordo com Hitler em 1939 para invadir a Polônia e repartir suas terras com suas riquezas, entre eles. O que de fato aconteceu.
  • Os pequenos:  Líderes, chefe de família, pais, Sacerdotes, pastores, Etc

“Então ouvi uma voz do céu, dizendo: — Escreva: “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor.” — Sim — diz o Espírito —, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13

No livro de Mateus 25: 31-46, fala do julgamento de todas as nações…Ovelhas (Direita) e cabritos (esquerda).

“Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas.” Mateus 25:31,

OS ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA

E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi  lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:15

Quem são e como tiveram essa honra de serem escritos no livro mais precioso do mundo, e dos céus, o Livro da Vida?

Jesus nos ensina a dar valor aquilo que é eterno e de sua vontade, sairmos da perspectiva carnal, humana a buscar e a pensar nas coisas do alto. 

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” Colossenses 3:1-4

Ou seja, nossa alegria deve ser com os valores eternos, sair da futilidade, dos valores efêmeros, transitório como (Madeira, palha ou feno), como reportado no livro de I Coríntios 3:12-15.

Foi isso que Jesus ensinou aos seus discípulos quando voltaram alegres depois de terem expulsado alguns demônios. “…No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu. Lucas 10:20

Há muitos textos na Bíblia que solidifica a doutrina daqueles que serão escritos no Livro da Vida.

“…E ela será adorada por todos os que habitam sobre a terra, aqueles que, desde a fundação do mundo, não tiveram os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto.Apocalipse 13:8

“O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5

“E peço também a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.” Filipenses 4:3

 

OS SELADOS POR DEUS

A Bíblia também fala daqueles que receberam e ainda recebem o selo de Deus.

O que é um selo?

Grande cunho sobre o qual são gravados em côncavo a figura, a assinatura, as armas ou a marca simbólica de um Estado, de um rei, de uma entidade etc., e que se aplica sobre atos ou objetos a fim de autenticá-los, fechá-los inviolavelmente ou marcar uma propriedade; chancela, sinete.

Pequeno sinal que se põe ou se apõe às coisas para assinalá-las, identificá-las ou torná-las invioláveis; carimbo.

Qual é a função do selo?

Um selo postal é um papel adesivo que prova o pagamento de uma taxa por serviços postais. Normalmente um pequeno retângulo anexado a um envelope, o selo significa que a pessoa tem o envio total ou parcialmente pagos para a entrega.

 

  • O selo é dado aos que não concordam com os pecados dos povos.

 

“…e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.” Ezequiel 9:4

 

  • O selo tem a ver com livramento no dia do juízo.

 

“…dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:3

 

“…E foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte.” Apocalipse 9:4

 

Se você tem a marca do sangue do cordeiro receberá a libertação, como ouvimos que na libertação de Israel no Egito. Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.” Êxodo 12:12,13ó

        Foi assim que a prostituta Raabe, recebeu o livramento dela e de sua família na terra de Jericó, que seria invadida e destruída por Israel. Como sinal de livramento ela tinha que colocar uma fita de escarlate dependurada na frente de sua casa que ficava em cima dos muros de Jericó. Josué 2:18

 

  • O selo tem a ver com a presença do Espírito Santo naqueles que um dia ouviram o evangelho da Salvação, e creram em Jesus como seu Salvador pessoal.

 

“…Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” Efésios 1:13,14

 

  • O Selo tem a ver com a confissão de Cristo como Salvador Pessoal.

 

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” Romanos 10:9,10

 

Essa marca, esse selo de propriedade é que faz a distinção entre os justos e ímpios, entre luz e trevas, entre salvos e perdidos, entre os que receberão a salvação eterna no juízo do grande dia e os que ficarão de fora.

 

  • Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador falou como ser livre, como ser salvo do Juízo final.

 

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” João 5:24

 

“ Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo” II Cor 5:10

“ Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Rm 14:12 “ Prepara-te, ó Israel, para encontrares com o teu Deus.” Amós 4:12

 

Os livros serão abertos e desnudarão as obras praticadas nos escuros, as encobertas; serão mostrados os ardis dos homens, e de como são pecadores.

“ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.” At 3:19

 

O Livro da Vida do Cordeiro  é o lugar onde o próprio Deus registra nosso novo nascimento. O nascimento de todos aqueles que decidiram por Cristo como único salvador. Temos nesse registro um novo pai, uma nova data de nascimento, uma nova pátria e um novo declarante, Jesus Cristo, Esse registro  garante herança em todas as bênçãos e promessas dos céus e nos céus para cada um dos nascidos de novo. Essa nova condição espiritual deve ser motivo de alegria para nós. Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”. Ele respondeu: Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus.” Lc 10: 18-20

 

O livro dos céus é o Livro da Vida. Neste livro estão os nomes de todos aqueles que um dia entregaram sua vida a Cristo. A Cruz fará a diferença; o Sangue será o sinal distintivo:

“ Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito a árvore da vida, e entrem na cidade pela porta.” Ap 22:14

 

   Pr Francisco Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s