PASSA A MACEDÔNIA E AJUDA-NOS


“ E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.” Atos 16:23-34

 

Existem um grito retido em nossas almas, um desejo não expressado, uma fome incontida, uma frustração camuflada, uma insatisfação sem medida. Por mais que realizemos nossos trabalhos, nossas profissões, ganhemos nosso dinheiro, e até construamos família e riquezas e benesses humanas, sempre parece que está faltando alguma coisa. Não há satisfação, não há alegria, não há paz, não há segurança.

O carcereiro de Filipos, era um oficial, que fazia com zelo as suas funções de comandar um tropa para guardar os presos. Cumprir a lei era sua missão. Evitar fugas e rebeliões era propósito basilar de sua função.

Aparentemente parecia está tudo normal em sua vida profissional e familiar, esposa e filhos, mas aquela noite ia ser inesquecível, aquela noite ia revelar suas reais necessidades.

Só Deus que sonda os corações, é que sabe e conhece os verdadeiros dramas humanos em suas reais necessidades.

O apóstolo Paulo tinha um objetivo em sua segunda viajem missionária: conseguir chegar na Ásia Menor e pregar numa cidade chamada Bítìnia. Durante a noite ele teve um sonho e viu um varão macedônio dizendo-lhe: Passa a Macedônia e Ajuda-nos!!! Assim ele entende que Deus estava mudando seu caminho para a Macedônia.

Em Macedônia, haviam vidas preciosas que precisavam urgentemente de Deus e de sua salvação. Na cidade de Filipos, a primeira da Macedônia, na prisão, Paulo conhece um carcereiro. Um dos que tinha gritado em seu sonhos: “Passa comigo e me ajuda?”

IMPORTÂNCIA DA SALVAÇÃO DE UMA FAMÍLIA

          Uma das coisas mais preciosas e de grande valor para Deus, é a família. Pois é dela que emanam as bênçãos e ou maldição à terra. É na família que se constrói valores eternos: a moral, a disciplina, o respeito, a educação, os limites. É na família que se  ensina como viver socialmente, em grupo, respeitar o espaço do outro, as opiniões diferentes. É na família que se aprende o significado do amor em seu sentido mais amplo.

Também é na família que se aprende a valorização do princípio da autoridade, da submissão. A figura Paterna, inspira respeito e submissão, provisão e cuidado, também inspira proteção e estabilidade.

A mãe, representa o lado mais carinhoso da relação, o amor, o cuidado, o abrigo, o aconchego, as expressões mais profundas dos sentimentos humanos em suas carências prementes. A mãe representa o abrigo para a proteção e refúgio para o consolo em casos de desespero e dor.

Por isso dizem os sábios, que a família é o último refúgio (Torre) em tempos de desespero, uma fortaleza contra as tempestades da vida. A família é a proteção contra as esquizofrenias que há no mundo.

Com isso podemos afirmar com toda a convicção: Deus ama a família, e quer a sua salvação!!!!

Nos dois últimos versículos da bíblia no antigo testamento, está escrito assim: Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.Malaquias 4:5,6

Quem trabalha contra a família está trabalhando como assessor do diabo, que é o grande interessado em destruir o lindo projeto de Deus para a humanidade: a família.

  • A salvação da Família do Carcereiro de Filipos.

É interessante como Deus se importa com família e sua salvação. Mudou o rumo de Paulo, apóstolo, (da Bitínia para a Macedônia). Em Filipos a primeira cidade da Macedônia, deixou que Paulo e Silas fossem perseguidos, espancados e presos, para que, em uma masmorra, pudessem salvar um pecador e sua família.

Deus fará tudo, moverá o céus e a terra para que a família seja salva!!!

São mistérios que Deus usa, demostrando todo o seu amor por um ser humano muito especial.

O que o carcereiro de Filipos representa pra Deus?

Qual o significado especial que tinha a família desse carcereiro?

O carcereiro teve que refletir sobre os paradoxos da vida. Um preso muito esquisito, diferente dos demais. Enquanto os outros presos se davam às lamúrias e imprecações, à tristeza e culpavam outros por suas mazelas, o carcereiro vê em Paulo e Silas a contradição, o oposto de tudo aquilo que rotineiramente via.

Paulo e Silas mesmo acorrentados, cantavam louvores em adoração a Deus por volta da meia noite.

Paulo e Silas presos por causa de uma nova religião, uma nova fé, presos por causa de um Jesus, que se dizia o Messias. O que aconteceu com esses homens? Ficaram doidos? Perturbados mentais? Fascinados por um salvador morto?

Não estava certo, a coisa não batia, o carcereiro do lado de fora da prisão, via que os homens denominados seguidores de Cristo, tinham uma felicidade, uma alegria, que ele nunca tinha visto. Ele estava fora da prisão, das grades, mas preso em sua infelicidade e vazio existencial. Paulo e Silas, atrás das grades, irradiavam uma alegria, uma segurança, que ele não tinha. A infelicidade não tinha atingido suas almas, estavam livres, felizes, pela fé professada. Algo não batia, tinha alguma coisa não explicável.

Ouvindo louvores carregados de unção e de vida, o carcereiro caiu em sono profundo. O que será que o carcereiro sonhou naquela noite? Não era sonho de trevas, era doce, como aquela música de adoração que subconsciente lhe ficara impregnada no coração. Acordou com um trovão que abalou os alicerces e quebrou as cadeias que lhe rodeava. Mas a principal cadeia que fora quebrada, foram as prisões da sua alma, as tristezas, as infelicidades, e os vazios de uma vida sem Cristo.

O carcereiro acordou para uma nova dimensão de vida, um novo tempo, para ele e sua família. Sua vida mudou com uma pergunta que fez aos apóstolos: “E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”

Eu preciso de salvação!!! Minha alma precisa de salvação!!!! O que deve fazer, pois farei o que for necessário. Eu preciso de salvação!!!

Crê no Senhor Jesus  e serás salvo tu e tua casa. Foi a palavra dado a uma alma sedenta de salvação.

  • Definição de crer: Conforme o Dicionário Vine, a palavra “crer” (pisteuõ), significa também “ser persuadido de”, e, por conseguinte, “por a confiança em, confiar”, significa, neste sentido da palavra, confiança e não mera crença “. pisteuõ significa “obedecer” .

    Por conseguinte, crer é “entender e confiar” plenamente na obra redentora do Senhor Jesus, o Cristo. Por conseguinte “obedecê-lo” em tudo, pois o texto de João 3:16 é claro quando se refere a todo o ser humano que NELE crê e o texto de Romanos 10:4 refere-se ao CRISTO como o fim, ou seja, o cumprimento da lei divina, para justiça daqueles que NELE creem.

         Concluindo, crer no Senhor Jesus, o Cristo, é confiar plenamente em sua obra salvífica e vicária (substituta). E confiar, é viver tranquilo, sem medo da morte ou do inferno.

  • Definindo Salvação: “Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento. Salvar é libertar ou proteger. A palavra carrega a ideia de vitória, saúde, ou preservação. Às vezes, a Bíblia usa palavras como salvo ou salvação para se referir à libertação temporária e física, tal como a libertação de Paulo da prisão (Filipenses 1:19).

    O uso mais frequente da palavra salvação tem a ver com libertação eterna e espiritual. Quando Paulo disse ao carcereiro de Filipos o que ele precisava fazer para ser salvo, estava se referindo ao destino eterno do carcereiro (Atos 16:30-31). Jesus igualou ser salvo com entrar no reino de Deus (Mateus 19:24-25).

 

  • Somos salvos de quê? Na doutrina Cristã da salvação, somos salvos da “ira”; quer dizer, do julgamento de Deus sobre o pecado (Romanos 5:9; 1 Tessalonicenses 5:9). Nosso pecado nos separou de Deus, e a consequência do pecado é morte (Romanos 6:23). Salvação bíblica se refere à libertação da consequência do pecado e envolve, portanto, remoção do pecado.”

A palavra salvação, tem sua origem no grego soteria, transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvare, que significa `salvar´, e também de `salus´, que significa ajuda ou saúde.

  • Para ser salvo preciso professar com a boca e crer de coração. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Romanos 10:9,10
  • Para ser salvo é necessário ouvir a pregação das boas novas e crer. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5:24

       “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12

  • Salvação é para toda a família, tanto temporal (tempo presente) como a posteridade (futuro). “…Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

Essa salvação prometida nesses versículos supracitados foi diretamente para o carcereiro e sua família. E ele se apropriou com fé, com a firmeza na promessa dado pelo profeta, não duvidou nem um momento, mesmo sabendo que essa promessa de Deus vinha da boca de um prisioneiro.

A salvação é tanto pessoal, como no caso o carcereiro, como também para toda a família. Mas para tanto, ele teve que levar sua família a receber a salvação. Levar os apóstolos para sua casa, naquela noite, foi uma excelente iniciativa, mostrou como esse homem liderava bem sua família.

O governador de sua família, tem que tomar a iniciativa de levar Cristo, e todos os seus valores ao seu lar, a sua família. Há uma urgência, não há porque perder tempo: Leve Jesus aos seus, eles também precisam de salvação.

Ilustração: do Homem que chegou em casa e disse que a partir daquele dia, todos iriam ser evangélicos. E perguntou se havia alguma dúvida.

O que Deus é capaz de fazer para salvar uma família? No caso citado, ele mudou o rumo de apóstolo Paulo que queria ir pregar em Bitínia, Mas Deus lhe deu uma visão de um macedônio  chamando: Passa a Macedônia e ajuda-nos.

Em Macedônia tinham vidas preciosas para serem salvas. Tinham famílias inteiras para serem salvas, a família do Carcereiro era uma delas. Muitas famílias foram salvas pela pregação do evangelho. A cidade de Filipos foi a que mais deu alegria ao apóstolo Paulo. Começou com a salvação de uma família estratégica, a família do carcereiro, logo outros também foram salvos.

Por 14 vezes Paulo em sua carta aos filipenses fala da alegria que essa igreja promovia em seu coração, por estarem firmes na fé e na perseverança nos caminhos de Cristo.

É interessante observar que quando Paulo escreve para essa igreja ele estava preso. Mas as cadeias não eram nada, não incomodavam sua alma, pois foi em cadeias que Paulo salvou uma família inteira, a família do carcereiro.

 

Você e sua família são muito valiosos para Deus, ele quer que sua família experimente a salvação que só Cristo pode dar. Então grite como o Carcereiro: Passa na minha macedônia, e ajuda-me!!!

Fale como Carcereiro: O que devo fazer para ser salvos? E Paulo dirá: crer no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família.

 

 

Pr Francisco Nascimento

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s