A ÚLTIMA MENSAGEM DE DEUS AOS HOMENS


“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”  Apocalipse 14:6,7

 

O livro de Apocalipse (Revelação) foi escrito pelo apóstolo João, quando estava preso na Ilha de Patmos, em seus últimos dias de  vida. Estava ali por causa da pregação da Palavra de Deus, estava sofrendo grande perseguição naqueles dias.

É um livro profético e apocalíptico pois revela os últimos acontecimentos em que a terra passaria, antes da volta gloriosa de Jesus, não mais como Cordeiro destinado à morte, mas como Supremo juiz que vai julgar à humanidade e seus pecados.  ”É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.” 2 Tessalonicenses 1:6-10

É um livro de advertência às igrejas e aos cristãos de todo o mundo para que mude sua atitude, se converta de seus pecados, perseverem em meio às tribulações que a terra passará.

É um livro que descreve como será os métodos  de juízos que Deus derramará sobre a humanidade para que se arrependam de seus pecados e voltem para ele e serem salvos. (sete selos: capítulo 6 e 8,1-6; sete trombetas: 8,7-9,21 e 11,15-19; sete taças cheio da ira, capítulo 16) Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.” Apocalipse 16:9

      É um livro que sela o destino de Satanás e seus anjos e o triunfo final de Cristo. Satanás e seus anjos, e todos os que não se converteram a Cristo serão lançados no lago de fogo que é a segunda morte.”As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.” Apocalipse 20:9,10

      O livro de apocalipse é também um livro de esperança que descreve a conquista da perseverança daqueles que suplantaram obstáculos da tentação, das provações, das perseguições por causa do nome de Cristo e venceram!!! Venceram a carne, venceram o mal, venceram a Satanás e seus anjos (inferno), e agora experimentarão os céus e glória da presença de Deus por toda a eternidade, descansando de todas as lutas. “Então um dos anciãos me perguntou: “Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? ”
Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.
Apocalipse 7:13-17

         Mas é no capítulo 14 de apocalipse que João tem uma imagem impactante. Ele vê um anjo evangelista com a Bíblia na mão, pregando para todos os moradores da terra, de todas as tribos, línguas e nações, proclamando arrependimento e salvação a toda a humanidade. É a última chance, é a última pregação, é a última oportunidade dada aos homens. Depois desta revelação, seguiria o julgamento do trono branco.

É sobre o conteúdo desta mensagem pregada pelo anjo evangelista que quero trabalhar com vocês nessa pregação. Veremos a seguir:  “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”  Apocalipse 14:6,7

SEIS VIRTUDES QUE DEUS SE AGRADA NA VIDA DE UMA PESSOA

  1. TEMOR A DEUS.  “…Temei a Deus…” Ap 14:7ª
  • Na definição de temor no dicionário Aurélio, diz: Ato ou efeito de temer, medo, susto, sentimento de reverência ou respeito; pessoa ou coisa que causa medo.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” Mateus 10:28

  • No sentido mais amplo e bíblico, significa: temer a Deus é reverenciar a autoridade de Deus, obedecer os mandamentos e evitar toda sorte e forma do mal.
  • Temer a Deus: baseia-se no reconhecimento que Deus é santo, cuja natureza inerente o leva a condenar e castigar quem transgride suas justas leis, tanto no tempo como na eternidade. “Tu, sim, tu és terrível ; se te iras, quem pode subsistir a tua vista? Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo: tremeu a terra e se aquietou, ao levantar-se Deus para julgar, e salvar todos os humildes da terra.” Sl 76:7-9 
  • Temer ao Senhor é considerá-lo com santo temor e reverência; honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder (Fl 2:12). O salmista em sua reflexão a respeito do criador declara explicitamente: “Tema ao Senhor toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo.  Pois ele falou e tudo se fez ; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Sl 33:8,9 
  • Temer para melhor adorarmos a Deus. “ … Porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa; e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.” Sl 5:7
  • Temer conduz-nos à vida e nos afastar do mal.“O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará”. Pv. 19:23
  1. LOUVOR . “…e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo.” Ap 14:7b
  • Louvor: Elogiar, aplaudir, bendizer, aprovar, enaltecer, glorificar, exaltar.

         Louvar significa “admirar, falar bem, elogiar, engrandecer”. Diariamente, estamos louvando muitas coisas ao nosso redor. Quando louvamos a Deus, estamos admirando os atributos do Seu caráter: fidelidade, bondade, amor, longanimidade, retidão, justiça, misericórdia, etc. Usamos as expressões dos nossos anseios para fazer isto. Qualquer um pode fazer isto. A natureza, por exemplo, também pode louvar a Deus (Salmos 19:1). Louvor é algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa (Salmos 9:11;33:2;67:3;42:12).

  1. ADORAÇÃO “…E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Ap 14 7b
  • Adoração: render culto, reverenciar (se curvar), amar extremosamente, predileção, apreciar.
              Adorar a Deus é reconhecer e confessar a sua glória, o seu poder, a sua majestade, a sua magnificência, não importando o que Ele faça ou deixe de fazer.

Na adoração nada se pede, nada se reivindica, nada se agradece. Apenas se exalta, se glorifica ao Senhor nosso, apenas se adora, e se alegra pela “simples” presença de Deus.

  1. PERSEVERANÇA. “…Aqui está a Perseverança (paciência) dos santos.” Ap 14:12ª

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis desmaiando em vossa alma”, Hebreus 12:1-3

“ Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” Hebreus 10:36-39

  1. GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS (OBEDIÊNCIA). “…aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus” Apocalipse 14:12b

A guarda (obediência) aos mandamentos está relacionado ao amor que dedicamos a Deus…  Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.” João 14:23,24

  1. FÉ EM DEUS ( CONFIANÇA). “…e a fé em Jesus.” Ap 14:12b

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos….Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:1,6

MARCA DE  DEUS OU A MARCA DA BESTA, O QUE VOCÊ PREFERE?

E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão…” Ap 14:9

Quem crer em Cristo Jesus como seu Salvador recebe uma marca, que é a selo do Espírito Santo. O selo perene de Deus em nossos corações, como propriedade do Todo Poderoso. “…em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Efésios 1:13,14: II Coríntios 1:21,22)

No dia da grande tribulação sobre a face da terra, os remidos receberão uma marca de livramento na fronte, para não serem condenados com o mundo. “ …dizendo: não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus”, (Apocalipse 7:3; 9:4) .

        O diabo, adversário de Deus e de sua obra, agindo como imitador, marcará com um sinal todos os que o servem e obedecem. É o sinal da besta  666 (Apocalipse 13:16-18).

Mas felizes são os que carregam em seus corações a marca de propriedade de Deus. Contra isso ninguém pode, e nada absolutamente nada, pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Salvador (Romanos 8:37-39).            

        Você foi marcado com o selo da promessa!!! “Nunca mais haverá qualquer maldade. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e nas suas frontes está o nome dele”, (Apocalipse 22:3,4).

HÁ RECOMPENSA AOS QUE AGRADAM A DEUS

  1. LIVRAMENTO DO ESPÍRITO DO ENGANO QUE VIRÁ SOBRE A TERRA “A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.” 2 Tessalonicenses 2:7-12
  2. LIVRAMENTO DA MARCA DA BESTA. .”.. E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão.” Ap 14:9ª
  3. LIVRAMENTO DO JUÍZO DE DEUS E DA MORTE “…Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” Ap 14:10
  4. SERÃO CHAMADOS BEM AVENTURADOS POR DEUS. Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor.” Ap 14: 13a
  5. DESCANSARÃO DE SUAS FADIGAS. “…Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” Ap 14: 13b
  6. OBRAS QUE AGRADAM A DEUS O SEGUIRÃO NA ETERNIDADE.. “…e as suas obras os seguem.”Ap 14:13b
  • Somos chamados a produzirmos frutos para Deus: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10 “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”  2 Timóteo 3:17   “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;”  Colossenses 1:10
  • As boas obras ( ou más) nos seguirão pós morte: “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” Apocalipse 14:13

       “Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.” 1 Timóteo 5:24,25

 

O anjo do Senhor pregará a última mensagem de Deus para a humanidade antes da volta gloriosa do Filho de Deus, que virá julgar a terra e todos os seus pecados.

Será uma mensagem forte e contundente, não haverá segunda oportunidade. Ou acontece humilhação diante de Deus e o reconhecimento de que Ele é  Salvador ou o teremos como  juíz implacável que lançará no lago de fogo todos os pecadores da terra, junto com Satanás e seus demônios.

A decisão deve ser tomada hoje. Hoje é um dia sobremodo oportuno, hoje é dia de salvação.  “Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação;eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.” II Coríntios 6:2

Reconheça que você precisa receber a marca de Cristo e não a marca da besta. A marca da besta leva para o juízo, a marca de Cristo lhe leva para a glória eterna, para a presença gloriosa de Deus Todo Poderoso.  Onde não haverá lágrimas nem sofrimento algum por toda a eternidade.

 “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”  Ap 21:4

 

                                             Pr Francisco Nascimento

Anúncios

Um comentário sobre “A ÚLTIMA MENSAGEM DE DEUS AOS HOMENS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s