ESTRUTURA DE UMA LIDERANÇA ALTAMENTE EFICAZ


 O SENHOR fará de ti a cabeça das nações e não a cauda. Se obedeceres aos mandamentos de Yahweh, o teu Deus, que neste dia te ordeno, para os guardar e cumprir. Sendo assim, estareis sempre por cima, nunca por baixo! Portanto, não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje te ordeno, a fim de seguires outros deuses e prestar-lhes culto.” Dt 28:13-14

 

Estamos falando nestes dias sobre uma liderança cristã altamente eficaz. Na primeira ministração que deu início aos trabalhos deste seminário, refletimos sobre a importância de se ter um coração sarado como alicerce desse modo de liderança eficaz.

Alicerce: Maciço de alvenaria sobre o qual se assenta a estrutura de uma construção, construído em cimento ou pedra; estrutura que sustenta uma construção: Aquilo que fundamenta e sustenta; base, apoio, sustentáculo.

Um alicerce mau trabalhado ou constituído de materiais corrompidos ou de péssima qualidade irá comprometer toda a obra de construção.

A construção de Cristo em nós começa de dentro pra fora. Sabemos como Ele se importa com o homem interior que, à ação do Espírito Santo, vai sendo transformado de glória em glória, de situação em situação vividas, lapidando e aperfeiçoando o projeto primeiro d’Ele em nós: chegarmos à estatura de Cristo. ( Efésios 4:13)

Uma liderança eficaz não pode ser apenas uma faceta do nosso ser, uma lasquinha do nosso eu, ou uma peça do grande quebra cabeça que nos compõe. Nosso Deus não busca parte de nós, pelo contrário Ele sempre demonstra interesse pelo homem global, pela inteireza do nosso ser, pois se não fosse assim a vida abundante prometida seria apenas uma utopia da parte do Altíssimo.

Nesta tarde, em especial, estamos reunidas aqui, mulheres que acumulam não apenas a liderança em suas igrejas, mas uma liderança em sua geração como filhas de Deus em suas famílias, na esfera profissional e social. Deus nos tem levantado como cabeça. Somos o maior contingente nas igrejas, no setor profissional e até muitas são cabeças em suas famílias. A ideia e o conceito de Deus para cada uma de nós é de nobreza, de excelência. Todo ministério e vida de Jesus é marcado por mulheres que decidiram escrever uma história com o Mestre. Assim temos observado o frutificar do ministério feminino dentro das igrejas e de como temos sido usadas por Deus. A liderança feminina é fato. Algumas vezes é desfocada pela falta de espera e submissão de nossa parte ao tempo de Deus. Aí observamos também mulheres que tentam impor sua liderança a todo custo. Quero dizer a vocês nesta tarde: Aquietai-vos e sabei que Ele é Deus. Honre-o e no momento certo Ele te exaltará à sua maneira soberana. O Senhor a constituiu por cabeça. Você crer? Então deixe o resto com Ele.

Quero basear a liderança eficaz com a casa de Mateus 7: 24-25: Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha”

I -Construção da Liderança altamente Eficaz

Para ser uma boa construção a casa precisará de:

  • Alicerce– na primeira ministração comentamos sobre esse alicerce. Coração limpo de detritos, ervas daninhas, insetos nocivos, relevo acidentado, lamaçal, arenosidade, frieza e fraqueza espiritual. Em outras palavras um coração livre para a ação do Espírito consolador, orientador e inspirador da parte de Deus.

Além do alicerce pronto, a construção da casa precisa das colunas de sustentação. Quero aqui eleger quatro colunas de sustentação:

1 – Fé – A Palavra diz que a fé é o firme fundamento. A vida cristã é sustentada pela fé, como certeza do que acreditamos, mesmo que ainda não visualizemos sinal algum do que almejamos; eu acredito que sou alvo do amor, das promessas, da herança, da presença e do cuidado de Deus. É só através da fé que posso agradar ao Senhor. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” Hebreus 11:6;

O dom da fé permite que possuamos o que está além das possibilidades humanas. O líder com o dom da fé, não é só visionário, mas é um instrumento de Deus para que obras poderosas sejam vista entre os homens. A fé deve ser sempre a busca do líder.

“Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”. Mateus 17:19-20

2 – Conhecimento crescente da Palavra – essa coluna de sustentação tem sido minada pelo inimigo em nossa vida. Temos abandonado a pratica da leitura e meditação da Palavra, o que traz como consequência líderes periféricos e sem profundidade bíblica. Mateus 22:29, nos adverte:  Respondeu-lhes Jesus: Errais, não sabendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.   Não há como desenvolver uma boa liderança se não houver envolvimento com a Palavra de Deus. A Bíblia é o manual para todos os crentes, todavia é fundamental para o líder que ele não se afaste desse alimento. Envolvido com a Palavra, o líder receberá orientações do Espírito para lidar com os desafios da liderança, receberá alimento para alimentar os liderados.  O líder que se envolve com a Palavra de Deus recebe do Senhor autoridade para ministra-la. Oséias 3:6ª nos diz que esse envolvimento deve ser constante: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor…”

3 – Obediência – o traço de caráter, talvez mais difícil de ser vivido pelo cristão, mesmo sendo a maior condicional para uma vida cristã abençoada…se obedeceres… A obediência confronta nosso ego, nossa soberba e auto suficiência, a van glória, o reinado próprio e nos faz caídos e diminuídos aos pés da vontade de Deus e de outros.

1 Samuel15:22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros”.

1 Pedro 1:14 “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.”

A obediência é algo que não pode ser negociada. Não podemos contar uma mentira pequena ou não avisar sobre um troco errado. Precisamos ser obedientes em todas as áreas de nossa vida, em todo tempo, sem questionar.

João 14:15 “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”.

4 – Perseverança ou Constância – a firmeza com que abraço os propósitos do Senhor para minha vida e para sua obra através de mim, demonstram a importância do compromisso que tenho para com Deus. Os propósitos de Deus não são estáticos, são cíclicos, ou seja, apresentam começo meu e fim e os resultados obtidos desse processo. Nós caminhamos em uma jornada de lutas difíceis. Também enfrentamos inimigos como Satanás, este mundo e nossas imperfeições. Perseverar não é simplesmente se conformar com uma situação, mas conseguir suportá-la e superá-la com esperança no melhor. É preciso perseverar para não deixar que a semente plantada por Deus morra ou que os sonhos gerados em seu coração sejam abortados. “porque  nos  temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; (Hebreus 3:14).

A fé é uma corrida e para persegui-la precisamos ter perseverança. E aqueles que não perseverarem não apenas um pouco, não até a metade, mas até o final da corrida, serão salvos. Os outros, aqueles que se desviarem, que não perseverarem, não estarão lá. É por isto que o autor de Hebreus nos encoraja: “Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Hebreus 10:35-36;

 As vigas da cobertura

As vigas da cobertura são as estruturas que sustentam o teto .

Apresento 5 vigas de cobertura:

  1. Oração e Jejum – Não se concebe um líder que não tenha vida de oração. A oração é a alavanca, ela é o canal de comunicação do crente com Deus. Logo, para o exercício da liderança eficaz, ter vida de oração é requisito fundamental para aquele que almeja uma caminhada vitoriosa. É através dela que o líder ouvirá a voz de Deus e também será respondido por Ele. Isso promoverá uma relação de intimidade com o Senhor e ele receberá de Suas mãos a autoridade necessária para o exercício da liderança, juntamente com a unção necessária para o ministério. Aliada à oração temos o jejum que serve para mortificar a carne em seus desejos a fim de que fiquemos fortalecidos no Senhor para embates mais fortes no reino espiritual.
  2. Unção – capacitação do Espírito para o realizar da obra com seus dons e talentos.
  3. Serviço – saber que a liderança tem sempre como alvo o outro. A principal característica de um cristão é ser servo. Está sempre à disposição para servir aos irmãos e à obra, colocando seus talentos, força e recursos para o bem comum.
  4. O congregar – está inserido em uma família de fé e participar dela com alegria. Está sempre nos cultos e atividades que essa família propõe, não como assistente, mas como participante efetivo.
  5. Intimidade com Deus – buscar sempre a Deus criando uma relação de amizade e dependência com Ele. Dedicando tempo de qualidade para quedar-se a seus pés e usufruir de um crescente conhecimento. O líder deve cultivar uma intimidade com Deus para que sua vida seja agraciada com a revelação da vontade d’Ele em todos os aspectos.

Resgatando o texto inicial: O Senhor nos constitui por cabeça. Literalmente, neste texto, significa que Israel alcançaria lugar de honra entre as nações. Transliterando para a Igreja, sabemos que ela( cada um de nós) é fiel despenseira do Senhor e governadora nesta terra dos princípios de Cristo, que devem mover as todas as ações dos homens.

Liderar é influenciar. Como estamos influenciando nos outros aspectos de nossos relacionamentos: familiar, profissional, de amizade. Queira ou não, deixaremos um legado de liderança nesta terra, intencional ou não.

Que possamos construir uma liderança eficaz, alicerçada em Jesus e bem firmada com as colunas de sustentação e vigas de cobertura que resultará em uma construção inabalável, crescendo e frutificando abundantemente.

 

                                                                                                                                                             Miss Helena Paladino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s