remanescente

OS REMANESCENTES DOS ÚLTIMOS DIAS


“O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas. Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte.”  Sofonias 3:13

Quando olhamos os livros da Bíblia em suas narrativas, sempre vemos a misericórdia de Deus estendida às nações, aos povos e às famílias nelas existentes. Não obstante os pecados dos homens, suas rebeliões, idolatrias e afronta à santidade e à autoridade de Deus, vemos a boa mão divina conservando um pequeno povo e os livrando do juízo da conseqüência do pecado.

São chamados remanescentes dos povos e das nações, os que ousam acreditar e serem fiéis a Deus mesmo ante uma multidão de contrários continuarem a se rebelar contra a Palavra do Deus Altíssimo.

O que significa a palavra remanescente? Que remanesce, que sobeja, que resta. Resto, sobra, sobejo, o que fica de um todo depois de retirada uma parte. Restante.

Podemos destacar vários remanescentes que o Amado Deus conservou em vida e livres de total destruição, a fim de mostrar que a sua misericórdia e seu amor nunca se apartaram dos homens:

Noé e família foram salvos do primeiro juízo que a terra passou. Abraão e sua família foram salvos da idolatria e do pecado, da morte e da condenação de Ur dos caldeus. Também o sobrinho de Abraão Ló e sua família foram livres do juízo que se abateu sobre as cidades de Sodoma e Gomorra.

Dos que saíram do Egito somente Josué e Calebe com suas famílias escaparam de morrer no deserto, foram livres por causa da obediência a Deus.

O profeta Elias se sentiu só e abandonado, pensando que todo o povo de Israel estava desviado dos caminhos de Deus em idolatria. Contudo, Deus o confortou dizendo-lhe que tinha observado em Israel sete mil que não tinham se dobrado a Baal, o deus que o rei Acabe adorava. “Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.  I Reis 19:14  “No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”. I Reis 19:18

No primeiro exílio, quando Israel foi levado para Assíria em 722 a.C. um pequeno grupo do povo foi livre da destruição e da escravidão de Senaqueribe. “Por ordem do rei, mensageiros percorreram Israel e Judá com cartas assinadas pelo rei e pelos seus oficiais, com a seguinte mensagem: “Israelitas, voltem para o Senhor, o Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para vocês que restaram e escaparam das mãos dos reis da Assíria.” II Cron 30:6

No segundo exílio, quando Judá  foi levado para Babilônia em 586 a. C. um outro pequeno grupo  foi livre de ser totalmente aniquilado por Nabucodonosor. “Onde quer que você viva, as cidades serão devastadas e os altares idólatras serão arrasados e devastados, seus ídolos serão esmigalhados e transformados em ruínas, seus altares de incenso serão derrubados e tudo o que vocês realizaram será apagado. Seu povo cairá morto no meio de vocês, e vocês saberão que eu sou o Senhor. ‘Mas pouparei alguns; alguns de vocês escaparão da espada quando forem espalhados entre as terras e nações. Ali, nas nações para onde vocês tiverem sido levados cativos, aqueles que escaparem se lembrarão de mim; lembrarão de como fui entristecido por seus corações adúlteros, que se desviaram de mim, e, por seus olhos, que cobiçaram os seus ídolos. Terão nojo de si mesmos por causa do mal que fizeram e por causa de todas as suas práticas repugnantes.” Ezequiel 6:6-9

Da Babilônia, depois de setenta anos de escravidão, uma pequena parte do  povo retorna a Israel para reedificar o templo e a cidade  de Jerusalém que estavam destruídos. “Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, apesar de que, ó Deus, tu nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente como este, como podemos voltar a quebrar os teus mandamentos e a realizar casamentos mistos com esses povos de práticas repugnantes? Como não ficarias irado conosco, não nos destruirias, e não nos deixarias sem remanescente ou sobrevivente algum? Ó Senhor, Deus de Israel, tu és justo! E até hoje nos deixaste sobreviver como um remanescente. Aqui estamos diante de ti com a nossa culpa, embora saibamos que por causa dela nenhum de nós pode permanecer na tua presença.” Esdras 9:13-15

Depois da invasão de Jerusalém pelo imperador romano Tito, no ano 70 d.C. Israel é disperso pelas nações. E no século 20 acontece à maior tragédia ao povo de Israel, quando Adolfo Hitler dizima mais de 6.000 milhões de judeus. Com esse acontecimento  judeus do mundo inteiro que viviam espalhados,  retornam à Jerusalém e fundam o Estado de Israel em 1948. Um remanescente retorna a sua terra depois da segunda guerra que assolou o mundo.

Há uma promessa de Deus, que um remanescente de Israel seria preservado para salvação nos últimos dias pela graça maravilhosa de Deus. “Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo. Pois o Senhor executará na terra a sua sentença, rápida e definitivamente. Como anteriormente disse Isaías: “Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra”. Romanos 9:27-29 “Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.” Romanos 11:5,6

 Eu quero está entre os remanescentes da minha geração!

Como posso saber se faço parte dos remanescentes dos últimos dias? O que preciso fazer para pertencer a esse grupo seleto de salvos?

Observamos três ações no comportamento daqueles que Deus separa como remanescentes de um povo:

  1. Arrependimento de pecados e confissão de culpas. “Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, apesar de que, ó Deus, tu nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente como este, como podemos voltar a quebrar os teus mandamentos e a realizar casamentos mistos com esses povos de práticas repugnantes?” Esdras 9:13,14
  2. Permanece em obediência a Palavra. “O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.” Apocalipse 12:17
  3. Apresentam conduta cristã exemplar de santidade. “Contudo, haverá alguns sobreviventes; filhos e filhas que serão retirados dela. Eles virão a vocês, e, quando vocês virem à conduta e as ações deles, vocês se sentirão consolados com relação à desgraça que eu trouxe sobre Jerusalém. Vocês se sentirão consolados quando virem à conduta e as ações deles, pois saberão que não agi sem motivo em tudo quanto fiz ali, palavra do Soberano Senhor”. Ezequiel 14:22,23

Algumas igrejas cristãs julgam-se remanescentes do Senhor, nesses últimos dias, mas entendemos que os remanescentes de nossa geração não se reduzem a determinados grupos ou seguimentos religiosos, mas são aqueles que com seus corações sinceros, comprometidos com Deus, obedecem ao seu santo mandamento e se preservam dos males e pecados que assola no mundo.” Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

Deus não conhece placas denominacionais (embora elas sejam importantes para a formação da fé cristã), mas, procura corações sinceros, verdadeiros adoradores que o sirvam e o adorem em espírito e em verdade. “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4:23,24

RAABE A REMANESCENTE DE JERICÓ

         Raabe vivia em Jericó, cidade dos cananeus, trabalhava duro tingindo tecidos; sua casa em cima dos muros de Jericó, era um prostíbulo, vivia uma vida dissoluta, infeliz, cheia de culpa, menosprezada, rejeitada, abandonada pela comunidade, nunca se conformou com sua vida e comportamento. Ouvindo falar de Israel e seus feitos, de como Deus operava os milagres através daquela nação, recebe a visita de dois espiões de Israel. Sua casa era um lugar estratégico para a pesquisa da cidade. “Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: “Vão examinar a terra, especialmente Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite. Todavia o rei de Jericó foi avisado: “Alguns israelitas vieram aqui esta noite para espionar a terra”. Josué 2:1,2

        Os espiões declararam que a cidade ia ser invadida e destruída pelo exército de Israel. Raabe revela a sua fé e esperança no Deus de Israel, e pede que sua família fosse livre da destruição e da morte. Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte”.Josué 2:12,13

        Raabe é atendida em seu pedido desde que conservasse em segredo a missão dos espias. Foi orientada a colocar um sinal de sua aliança com o povo de Deus: uma corda de escarlate em sua janela para que quando o exército de Israel invadisse Jericó, a família dela fosse salva, o que de fato aconteceu. “As nossas vidas pelas de vocês!  os homens lhe garantiram. “Se você não contar o que estamos fazendo, nós a trataremos com bondade e fidelidade quando o Senhor nos der a terra”. Josué 2:14

“Os homens lhe disseram: “Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família.” Josué 2:17,18

        O sinal de livramento é o cordão vermelho que simboliza o sangue de Cristo que nos livra da morte e da condenação eterna. “Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I João 1:7; “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” João 3:16-18

      A salvação é estendida a toda a nossa família e posteridade na terra. “Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. Atos 16:31

      Somente Raabe foi salva da destruição que ocorreu em Jericó, porque ousou crer em Deus, teve esperança no Todo Poderoso, se arrependeu de seus pecados e buscou a salvação de sua família. e lhes disse: Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Josué 2:9-11

       Raabe se casou com Salmom e tiveram um filho chamado Boaz, que casou com Rute, nora de Noemi. Raabe se torna bisavó de Davi, e faz parte da genealogia de Jesus. Juntamente com Sara é tida como as duas únicas mulheres nominadas como heróis da fé no livro de Hebreus. “Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi.” Rute 4:21,22; “Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;” Mateus 1:5,6; “Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias. Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.” Hebreus 11:30,31

 

       Assim como Raabe foi salva, remanescente de sua geração, Deus te convida hoje a crer, e confiar no santo Nome de Jesus, arrepender-se de seus pecados e andar em santidade, servindo a Ele de todo o coração. Esperando sempre o dia em que Ele o chamará de bendito de Deus, remanescente dos últimos dias, pois perseveraste até o fim, sem jamais retroceder de sua fé e de seu amor para com Ele.

                                                                                                                                                               Pr Francisco Nascimento

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s