o-que-jesus-faz

O QUE JESUS FAZ ATRAVÉS DE MIM


¨Vivei acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica¨.

Filipenses 1:27

Compreendemos irmãos, que se tivéssemos que oferecer uma resposta a esta indagação: O que Jesus faz através de mim? Teríamos com certeza, inúmeras afirmativas coerentes e acertadas, pois expressariam frutos de uma vivência pessoal e coletiva de cada um.

Fixaremos nossa meditação em dois aspectos que consideramos essenciais ao tema proposto, analisarmos o propósito de Jesus em mim e através de mim nesta terra.

Jesus continua a manifestação do seu reino nesta terra através de mim.

 

Depois de 400 anos que a humanidade vive o silêncio de Deus, João Batista aparece no deserto da Judéia dizendo: ‘’ Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo’’. Mateus 3:1-2

Jesus, na extensão de seus ensinos comunicou o evangelho do Reino.

Mateus 4:17 ‘’ Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. ’’

Lucas 9:2 ‘’ Igualmente os enviou para proclamar o Reino de Deus e curar os enfermos. ’’

Lucas 17:20-21 ‘’ Certa vez, interrogado pelos fariseus sobre quando se daria a vinda do Reino de Deus, Jesus explicou: Não vem o reino de Deus com visível aparência, Nem haverá anúncios; Ei-lo aqui! Ai: Lá está!! Pois o reino de Deus já está entre vós. ’’

O que é o reino de Deus?

Comentário do dicionário bíblico ‘’Wycliffe’’: O reino de Deus é o governo espiritual de Cristo dentro do coração dos salvos. O Reino de Cristo existe hoje no presente, onde os cristãos estão vivendo em sujeição a vontade de Deus, onde o Seu poder está produzindo vidas transformadas.

1 Coríntios 4:20 ‘’Porque o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder. ’’

O Reino de Deus é uma questão de conduta íntegra; o Reino não é visível, mas desenvolve-se espiritualmente.

Sobre esse último ponto, veremos então como continuamos a manifestar o Reino de Deus nesta Terra.

  1. Testemunhando o caráter de Cristo

O texto da carta de Paulo aos filipenses, lido no início da meditação, nos diz:

‘’ Vivei acima de tudo de modo digno do evangelho de Cristo…’’ Filipenses 1:27a

A palavra digna (aksios, no grego) sugere a figura de uma balança de dois pratos em que o fiel da balança determina a medida exata daquilo que está no prato. O crente precisa equilibrar sua vida cristã na terra com sua cidadania do Reino.

Viver de modo ‘’digno’’ significa viver de modo apropriado, nossa conduta nesta terra deve está alinhada à conduta de Cristo: Filipenses 2:5 ‘’ Tende em vós, os mesmos sentimentos que houve também em Cristo Jesus. ’’

Mesmo ainda neste mundo precisamos nos comportar de maneira digna de cidadãos do Reino. Filipenses 3:20 ‘’ Mas nós somos cidadãos dos céus esperamos ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo que virá de lá. ’’

Para viver de modo digno, escolhemos alguns aspectos que consideramos relevantes para refletirmos. O primeiro aspecto a ser destacado é:

       a. A Obediência: as palavras em hebraico e grego traduzido como ‘’obedecer’’ ou ‘’obediência’’ são ‘’Shama’’ e ‘’Akouo’’, que significam ‘’ouvir’’. Ouvir é agir. A atitude de ouvir está ligada a fé, ou uma resposta de fé. Em outras palavras ‘’ouvir’’ realmente a palavra de Deus é obedecê-la. Mateus 7:24 ‘’ O homem sábio é aquele que ouve estas minhas palavras e as prática. ‘’ Apocalipse 1:3 ‘’ bem-aventurado-aventurado…os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas. ’’

O ouvir verdadeiro é a obediência. O mais alto nível de obediência para o cristão é fazer a vontade de Deus de todo coração. Romanos 6:17 ‘’ Todavia, graças a Deus, porquanto, embora havendo sido escravos do pecado, obedecestes de coração à forma do ensino a que fostes submetidos. ’’

A perfeita obediência do Salvador deve ser nosso exemplo (nascido de mulher, nascido sob a lei, guardou a lei de forma perfeita, cumpriu a vontade de Deus em seu nascimento, em sua infância, em seu batismo, em sua tentação, na qual triunfou sobre Satanás em contraste com Adão que caiu, e por toda sua vida).

O segundo aspecto destacado para continuarmos o testemunho do caráter de cristo é:

      b. A Santidade: por ocasião de sua oração sacerdotal, Jesus Cristo visualiza um povo que por sua intercessão, responderia a seus anseios. João 17:17 ‘’ Santifica-os pela Tua verdade, a Tua Palavra é a verdade. ’’

Essa santificação a que Cristo se referia, não se apresenta no âmbito da perfeição, pois Ele mais do que qualquer outro, conhecia a estrutura humana, viveu seus conflitos e tinha ciência de que o homem é pó, mas a santificação visualizada era no âmbito da separação. Em seu resgate, o Senhor nos separa e nos capacita para vivermos para Ele. Esse é o propósito para expiação. Tito 2:14 ‘’ Ele, que se entregou a si mesmo por nós para nos remir de toda maldade e purificar para si, um povo todo seu, consagrado as boas obras. ’’

Todo cristão tem a responsabilidade de expressar essa separação usando para tal todos os instrumentos espirituais que nos são disponíveis como a consagração, a purificação interior e principalmente o conhecimento da Palavra, ou seja, a verdade. A Palavra exercerá o efeito santificador sobre nós.

Esse termo santidade, no hebraico, também significa ‘’brilho, luz’’, expressando uma transformação interior ética e moral. 1 Pedro 2:11-12 ‘’ amados, exorto-vos como a peregrinos e estrangeiros a vos absterdes das paixões da carne, que batalham contra a alma. Seja exemplar o vosso comportamento entre os gentios, para que naquilo que falam mal de vós, como se fôsseis pessoas que vivem praticando o que é mal, ao observarem as vossas boas obras, glorifiquem a Deus, no dia em que receberem a sua revelação. ’’

O terceiro aspecto que queremos meditar, diz respeito a:

     c. Firmeza do cristão: Não há como manifestar o Reino de Deus se vivemos um cristianismo inconstante, dúbio e medroso. Precisamos nos levantar em prol da verdade sem medo dos adversários.

Filipenses 1:28 ‘’ não tenha medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. ’’

Sabemos que as circunstâncias adversas e o sofrimento são motivos, por nós imaginados para que desistamos do evangelho, e assim, deixemos de fazer aquilo que sabemos que é o correto. A verdadeira vida cristã é constituída de fé, alegrias e sofrimentos, experiências oferecidas pelo Senhor a seus filhos como bênçãos, jamais como maldição ou castigos, pois fomos chamados não apenas para crer, mas para sermos coparticipantes dos sofrimentos que o próprio Cristo enfrentou e venceu.

Tiago 1:2 ‘’ meus amados irmãos, considerai motivo de júbilo o fato de passardes por diversas provações. Porquanto sabeis que a prova da vossa fé produz ainda mais perseverança. E a perseverança deve ter plena ação, a fim de que sejais aperfeiçoados e completos, sem que vos falte virtude alguma. ’’

Não existe no evangelho uma blindagem que nos exime de adversidades. Devemos resistir aos pensamentos de fracassos e sermos fortalecidos no Espírito Santo para chegarmos ao nosso destino: os céus.

1 Coríntios 15:58a ‘’ portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. ’’  Cada cristão em todas as épocas é exortado a permanecer firmes como bons soldados dispostos a lutar a melhor batalha de todas: a causa de Jesus Cristo e sua Igreja.

2-Jesus continua sua obra na Terra, através de mim.

João 17:18 ‘’ Da mesma maneira que me enviaste ao mundo, Eu os enviei ao mundo. ’’

A comissão divina é estendida a seus discípulos. Somos anunciadores do evangelho de Cristo. A obra da salvação está em nossas mãos. (Mc 16:15-18; Mt 28:18-20).

O pastor, missionário e escritor Floyd MacClung afirmou o seguinte sobre a letargia da igreja atual em anunciar o evangelho: ‘’ Se você vive sem a visão da glória de Deus a encher a terra, você corre o perigo de servir apenas a sonhos próprios de grandeza, esperando apenas a próxima grande obra que Deus lhe der para fazer. ’’

Existem autores que afirmam que o IDE de Jesus, que é chamado de ‘’ A grande Comissão’’ tornou-se a ‘’grande omissão’’.

O Bispo Roberto Amaral, indaga aos irmãos em um de seus sermões: ’ Amado irmão e irmã, qual foi a última vez que você evangelizou uma pessoa? Se a membresia da sua igreja manifestar o mesmo interesse que o seu pela evangelização dos perdidos, qual seria o crescimento de sua igreja? ’’

Com muita propriedade John Wesley definiu que nossa única incumbência na terra é gerar almas.

A missão de Jesus era a salvação do mundo. Ele a realizou com perfeição e selou espiritualmente nas regiões celestiais, agora nós somos o braço ativo, prático, dessa missão na terra.

Para que a obra seja continuada através de nós, destacamos ainda dois aspectos, dentre muitos que consideramos primordiais.

  1. A Unidade

Filipenses 1:27b ‘’…que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica. ’’

Lutando juntos. Paulo vê a igreja como uma equipe. Em Jo 17:21-22, Jesus orou pela unidade dos discípulos.

Aos Coríntios, Paulo disse: ‘’ suplico-vos, queridos irmãos, pelo nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que concordeis uns com os outros no que falam, a fim de que não haja entre vós divisões, antes sejam totalmente unidos, sob uma mesma disposição mental e no mesmo parecer. ’’ 1 Co 1:10

A unidade do povo de Deus é geradora de bênção. Sl 133:1-3 ‘’ oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos…ali ordena o Senhor sua bênção e a vida para sempre. ’’

A palavra Unidade tem origem no termo latino ‘’unitas’’ e designa a qualidade do que é único ou indivisível, união de componentes.

Quando os cristãos estão unidos e firmes, eles são mais fortes espiritualmente. Eles podem combater os inimigos da fé com mais eficácia, ajudar um ao outro a confiar na Palavra sem temor. Quem fica sozinho no combate, cai no risco de ceder as intimidações dos adversários da sã doutrina.

    2. O Amor: João 17:26 ‘’ eu lhes dei a conhecer o teu nome ainda continuarei a revelá-lo, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. ’’

A base de toda expressão prática do cristianismo é o amor. Nada é aceito por Deus se a motivação, que propulsiona, não for o amor. 1 Co 13 ¨Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine¨. O amor foi a alavanca da igreja primitiva e fez com que ganhassem a simpatia do povo.

Precisamos amar. Romanos 5:5b ‘’…porque Deus derramou o seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo, que Ele mesmo nos outorgou. ’’ 

João 13:35 ¨Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros¨.

Quando olhamos o verso 26 de João 17, observamos que esse amor é resultado de uma comunhão íntima profunda do Pai, o Filho e o Espírito que deve fazer parte agora do viver do cristão agora com o aditivo da participação de cada um de nós. Que o fruto desse relacionamento irradie para nossas ações e contagiem o mundo.

Colossenses 3:14 ‘’ Acima de tudo, no entanto, revesti-vos do AMOR que é o elo da perfeição. ’’

Compreendemos então que Cristo manifesta o seu Reino através de cada um de nós, sendo soberano governador da nossa mente e do nosso coração fazendo com que a luz que brilhe continuamente e possa refletir seu caráter, sendo continuadores aprovados de sua obra em unidade e amor, alicerçando nossa vida no conhecimento de Deus e no relacionamento íntimo com Ele, onde a capacitação do Espírito Santo possa nos amadurecer ao ponto de vivermos de modo real as considerações de FILIPENSES 2:15 ‘’ Para que vos torneis puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis, vivendo em um mundo corrompido e perverso, no qual resplandeceis como grandes astros no universo.’’

Vivamos o Reino, resplandeçamos JESUS neste mundo!

 

                                                   Miss Helena Paladino do Nascimento

 

 

 

Um comentário sobre “O QUE JESUS FAZ ATRAVÉS DE MIM

  1. prezado Pr. e MD. DIretor deste Site abencoador na minha vida como um simples estudante da palavra de Deus, afirmo Pr. que estou apsoentado e peco que me eprdoe em lhe ocuapr nesssa mensagem, a finalidade desetta e para lhe pedir que me ajdue a montar essa pequena bilioteca na minha fresidencia, peco que me consiga uma Biblia dessa de Esgtudos, mesmo USADA ficarei agradecido e tambem literaturas, usadas para que eu possa levar meus visinhos a lerem coisas boas de Deus para suas vbidas,amem, tambem ewsou lhe pedindo que ore epor minha saude s/esse problema na minha cuLUNA, PRECIOSO MUITO DESSE MILAGRE MEU AMADO pR. NA MINHA VIDA, favor enviar esse presente de Natal p/Rua.Baia de Madureira, 16. Nova Parnamirim, Cidade de Parnamirim/RN.CEP. 59153-010, ficarei feliz, abracos e que Deus lhe abencoe meu amado Pr.amem.JONAN

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s