pombinha

RESTAURADO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO


               pombinha

“No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, (mas) e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”  Gênesis 1:1,2

 

O livro de Isaías descreve muito bem o estado em que a terra ficou por causa do pecado: um caos. “Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.” Isaías 45:18

De fato o afastamento de Deus e de sua glória, traz um prejuízo avassalador, tanto na natureza como nos corações dos homens; “Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.” Eclesiastes 7:29; “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23

O pecado traz desordem, traz caos, traz doenças, traz rompimento de aliança com Deus autor e gerador de vida e paz. “ Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.” Isaías 57:21

No Salmos 38 Davi disseca com perfeição o estado de uma alma pecadora. O pecado cometido contra seu próximo e contra Deus, trouxe-lhe severas consequências deixando-o com sua alma perturbada, enferma, sem paz, sem a presença de Deus.

A –  Sensação de estar sendo punido por Deus. “Não me repreendas, Senhor, na tua ira, nem me castigues no teu furor, cravam-se em mim as tuas setas, e a tua mão recai sobre mim.” Vs 1-2.

 

B – Sentimento de culpa. “Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação, não há saúde nos ossos por causa do meu pecado. Pois se elevam acima de minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados excedem as minhas forças.” Vs 3-4.

 

        C – Ferida no corpo. “Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura… Ardem os lombos e não há parte sã na minha carne.” Vs 5,7.

 

        D – Ferida na Alma: Abatimento. “Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo.”. Vs 6

 

        E –  Aflição. “Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração.” Vs 8

 

        F – Ansiedade. “Na tua presença estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.” Vs 9

 

        G – Taquicardia (coração acelerado). “Bate-me excitado o coração, falta-me ás forças…” Vs 10

 

        H – Olhos sem brilho, sem esperança. “…e a luz dos meus olhos essa mesma já não está comigo”. Vs 10

 

        I –  Abandono de parentes e amigos. “Os meus amigos e companheiros afastam de minha praga; os meus parentes ficam longe.” Vs 11

 

      Davi ainda não tinha ascendido ao poder do governo de Israel, mas sobre ele já havia uma promessa feita pelo profeta Samuel de que ele seria o rei de Israel. Para isso, ele havia recebido a unção com óleo, e com ela, o poder do Espírito Santo, que o capacitaria como rei.

 

Foi nesse tempo de espera para assumir o reinado que Davi viu Saul, rei de Israel,  que um dia tinha sido ungido para ser o rei de Israel, e receber o Espírito de Deus, cometer um grave pecado. Foi por essa ação pecaminosa que Espírito de Deus saiu da  vida de Saul e  ele passou a ser afligido por um espírito maligno. “…o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava” (1 Samuel 16.14). É essa figura que aparece na mente de Davi quando ele peca contra Deus, e no salmo 51 ele verbaliza seu desespero: Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” Salmos 51:11

O ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA HUMANA

       A citação do nome e da pessoa do Espírito Santo aparece na Bíblia por 97 vezes; a palavra Espírito de Deus aparece 23 vezes, e Espírito de Cristo duas vezes, sempre descrevendo seu caráter, sua ação, seu poder, seja nos personagens bíblicos, nos reis, nos profetas, nos juízes, nos discípulos de Cristo, nos apóstolos, capacitando-os para a  obra da redenção do homem. Mas é em Jesus que sua ação é mais excelente, mais contundente, mais plena.

Nos dois primeiros versículos da Bíblia, em Gênesis, na figura metafórica de uma pomba que paira sobre as águas produzindo vida no cosmo, no universo, na terra, temos uma alusão ao Espírito Santo. Assim, também muito similar na narrativa quando Jesus ao ser batizado por João Batista, o Espírito Santo em forma corpórea paira sobre Ele gerando vida excelente, vida plena, vida verdadeira. É essa vida divina que seria levado por Jesus ao mundo que vivia no estado de morte (caos) por causa do pecado.” E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:16,17

      “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6; “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;(caos) eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10  “ Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” João 11: 25

       Jesus entrou na sinagoga e abriu a Palavra de Deus no Livro do profeta Isaías que havia profetizado 800 anos a. C. as palavras que ele começa a ler na presença de todos cujos olhares não se apartavam dele: E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” Lucas 4:16-21

A ação do Espírito Santo é muito forte na história da humanidade, fazendo com que o projeto da redenção do homem fosse concretizado, e a plena vontade de Deus fosse realizada.

O Espírito Santo é gerador de vida plena.  “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.” Jó 33:4

       O Espírito Santo é fonte de sabedoria, de inteligência e graça na vida de José:  E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?” Genesis 41:38  de Moisés: Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.” Números 11:17

O Espírito Santo gera força vencedora na vida de Sansão: “Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.” Juízes 14:6;  Na vida de Gideão: “Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele. Juízes 6:34. Na vida de Jefté:” Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom. Juízes 11:29

Era o próprio Espírito de Deus que entregava as profecias aos profetas para ministrar o povo de Deus, através de Davi: O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” Marcos 12:36; de Miquéias: Mas eu estou cheio do poder do Espírito do Senhor, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.” Miquéias 3:8; de todos os profetas: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:20,21

Havia uma promessa de um derramar do Espírito de Deus sobre toda a terra profetizada por Joel: E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” Joel 2:28,29

Jesus o maior de todos os profetas, foi ungido pelo Espírito Santo: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” Atos 10:38

       Jesus foi levado para o deserto pelo Espírito Santo; Lucas 4:1. Ele expulsa demônios pelo poder do E. S.; Mateus 12:28; Ele compartilha de seu Espírito com seus discípulos. João 20;22 e batiza com E.S.; Mateus 3:11; Atos 2;1-4; Jesus ressuscita pelo poder do Espírito:” E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11

ESPÍRITO SANTO RESTAURADOR DA ALMA HUMANA

No livro do profeta Ezequiel há uma promessa de que Deus tiraria do homem o coração de pedra e colocaria um coração de carne, um coração onde habitaria o Espírito de Deus, fazendo coisas novas na vida do homem: Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.” Ezequiel 36:25-28

Essa restauração de um novo homem acontece primeiramente com o convencimento do Espírito Santo do caos interior em que se encontra àquele que está longe de Deus por causa do seu pecado.” Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:7-11; Ef 4:23,24

É o Espírito Santo que regenera (mudança) a vida daquele que se arrepende de seus pecados. João 3:3-8; “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;” Tito 3:5,6

O Espírito Santo faz na vida do crente templo de Deus e o sela para vida eterna, como propriedade exclusiva de Deus. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13,14; “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” 1 Coríntios 3:16,17; “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:19,20

Quando cremos em Jesus como salvador recebemos a unção do Espírito Santo e é ele que nos dar o conhecimento verdadeiro de Deus e o entendimento de sua Palavra para nos livrar dos falsos ensinos e falsos profetas.” E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas… E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” 1 João 2:20,27; Oséias 4:6

       É o Espírito Santo que nos santifica nos preparando para o encontro com o nosso noivo Jesus em sua volta gloriosa.  E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” I Cor 6:11; Efésios 5:24-27

        Essa restauração gradativa e contínua no homem interior, segundo a soberana vontade de Deus é feita pelo Espírito Santo dentro de nós. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” II Coríntios 3:18

É o Espírito Santo que distribui os dons espirituais para o serviço nos capacitando para a boa obra de Deus nesta terra. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil…  Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:4-7,11

        É o Espírito Santo que transforma nosso coração a fim de que produzamos frutos espirituais no caráter, nos atos e nas obras que Deus se agrada.  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22

        É o Espírito Santo que nos enche de poder, força e autoridade para cumprir os propósitos divinos que nos foram confiados. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:31; Atos 7:51,55; Efésíos 3:16

O Espírito Santo é o nosso consolador (parácletos: está ao lado para amparar) nos momentos difíceis de tribulações, lutas e privações. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:16-18;  “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.”  João 15:26

O Espírito Santo intercede por nós em nossas fraquezas humanas (pecados e limitações).  “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26

       É o Espírito Santo que testifica ao nosso coração que somos filhos de Deus por adoção, e que um dia seremos glorificados juntamente com Cristo. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:14-17

O amado Espírito Santo continua trabalhando em nossos corações tirando o coração de pedra endurecido pelo pecado, e nos enchendo da presença de Deus para fazermos sua vontade.

O Espírito Santo quer curar nossas feridas, curar as marcas que ficaram de um passado de pecado, de rebelião, de afastamento de Deus e de sua glória.

O Espírito Santo que nos tirar do caos em que se encontra nossos corações,  e restaurar a harmonia, paz e alegria de sua presença, a fim de que nossa alma possa experimentar o melhor de Deus para nossas vidas.  “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”Romanos 14:17

       Portanto, nos deixemos levar pelo vento do Espírito Santo, não resistamos a sua ação e nem o entristeçamos com atitudes que não fazem parte de sua vontade para nossas vidas.  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4;30; Atos 7:51

       Sejamos inundados pelo amor de Deu derramado em nossos corações pelo Espírito Santo e andemos em certeza de vitória, alegria e intimidade.   “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:5

 

                                                                                              Pr Francisco Nascimento

 

Deixe uma resposta

