Imagem Conhecimento de Deus

CONHECIMENTO DA GLÓRIA DE DEUS


“Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.”  

2 Coríntios 4:6

     Conta-se que certo homem muito erudito, muito sábio, chegou para um catraieiro e disse: Oh, meu caro aborígene leve-me deste pólo para aquele hemisfério. O catraieiro disse: – Para o cemitério? O Erudito retrucou: -Por que estás a zombar da minha alta prosopopeia, dar-te-ei com a extremidade da minha bengala no alto de tua sinagoga e prostrar-te-ei nesse solo pátrio. O catraieiro coçando a cabeça, disse: – Mas sim, doutor, nós vai ou nós fica?
Na novela “ O bem Amado” o personagem Odorico Paraguaçu, era um político do interior que criou o seguinte jargão: “a ignorância é que astravanca o progresso”.

A importância do Conhecimento na vida secular

     Dos significados. “O que é o conhecimento? O conhecimento é um estado da mente em contraposição à ignorância. Conhecimento é ter ideias verdadeiras, tendo a certeza que elas são verdadeiras, o que não acontece com as opiniões, que podem ou não ser verdadeiras. Ora, o homem é um ser finito, uma ideia que se origina na mente do homem e encontra sua razão em experiências e sensações, nunca poderá fornecer a certeza de que é verdadeira.” A. D.

     “O que é então a verdade, para que o conhecimento possa ser assim considerado real? A verdade é a Palavra de Deus, somente a Palavra de Deus e o que se pode deduzir claramente dela pode fornecer ao homem o conhecimento verdadeiro. Veja no salmo abaixo, onde Davi coloca a necessidade anterior do conhecimento de Deus para a integridade do louvor e adoração.” Idem

“Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos”. Salmo 109,7

       O progresso de uma nação, de um país, acontece pela educação, pelo conhecimento que lhes são transmitidos. Como dizia Paulo Freire: “A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

       O conhecimento abre portas, facilita acesso, conduz ao caminho da prosperidade, faz crescer a sabedoria e a inteligência e produz a erudição no falar.
A ignorância produz escravidão de um povo e o leva a vários tipos de cativeiros: Ser dirigidos ou dominados por déspotas, ditadores, enganadores, corruptos, que com seus discursos eivados de sofismas, de engano, e manipulação da retórica inebria os incautos.

       Conta-se que certo político discursando em uma praça, proclamava várias frases de efeitos, e palavras difíceis de entender, deixando a multidão de ouvintes admirada, aplaudindo sem cessar as palavras discursadas. Assim que terminou seu discurso, um dos ouvintes o procurou e disse: “ Doutor, o senhor falou muito bem, não entendi nada, mas gostei.”

         Como afirmamos que o conhecimento secular produz em nós muitos benefícios, a falta dele produz amarras, escravidão, fazendo com que muitos sejam enganados e manipulados.

       Já o conhecimento de Deus nos leva a experimentar valores eternos, gerando em nós libertação, paz, alegria e salvação.

A importância do Conhecimento de Deus em nossas vidas

“ Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua vinda, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6:3

As vantagens de nos aplicarmos no conhecimento de Deus

         Antes de sabermos das vantagens do conhecimento de Deus temos que entender que esse conhecimento pode trazer grandes benefícios nessa vida e na eternidade.

         É o conhecimento de Deus que evitará trilharmos o caminho de morte, da destruição, das decisões erradas, dos caminhos espinhosos, dos projetos frustrados, dos relacionamentos não resolvidos, dos traumas não curados, das tentações e dos pecados.

         É vontade de Deus que o conhecimento seja mais desejado que as manifestações religiosas.Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” Oséias 6:6.
É Deus que dar o conhecimento que nos livrará dos males desta vida.
 “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos.” Provérbios 2:6-8. “Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.” Daniel 1:17

         O Conhecimento produz riquezas.“…e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis. Provérbios 24:4.
O conhecimento desenvolve um espírito excelente e muita credibilidade. “porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento e entendimento para interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação.” Daniel 5:12.

O desenvolvimento do Conhecimento

         Como obter o conhecimento de Deus? “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:2,3

  Buscando cada dia mais esse desenvolvimento no conhecimento.“…antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.”  2 Pedro 3:18.

         Não somente o conhecimento, mas o pleno conhecimento. “…até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” Efésios 4:13.
“Para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus – Cristo.”  Colossenses 2:2.

          Orando e intercedendo pelo crescimento no conhecimento de Deus. “Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Colossenses 1:9,10.

“E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento.” Filipenses 1:9        

As desvantagens da falta de Conhecimento de Deus

         Os que não têm o conhecimento de Deus são afligidos de diversas formas:

    Superficialidade no aprendizado.“Sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.” 2 Timóteo 3:7.
    São entregues a um sentimento depravado.“E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm.” Romanos 1:28
         Cegueira espiritual.“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perde que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”  2 Coríntios 4:3,4
        Decepção da parte de Deus.Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.” Oséias 4:1
        Destruição dos valores eternos.“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6.
         Morte espiritual e física.“ mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:17.

        O conhecimento de Deus também evitará sermos enlaçados no caminho mal, nas más decisões, nas armadilhas do inimigo, nas tentações, no pecado, e certamente, na morte eterna.

         O conhecimento de Deus é muito importante em nossa vida, pois é através dele que iremos desenvolver um relacionamento profundo de amor, fidelidade, comunhão e amizade com aquele que nos criou por sua soberana vontade.

         Deus deseja que cresçamos cada vez na estatura de homem perfeito, almejando a maturidade espiritual, física e emocional. Nutrindo relacionamento de amor com o próximo e promovendo ações de graças, para o engrandecimento de seu reino na terra.

                                                                       Pr Francisco Nascimento

Um comentário sobre “CONHECIMENTO DA GLÓRIA DE DEUS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s