OS CAMINHOS DA VIDA


OS CAMINHOS DA VIDA  

“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria; na tua destra, delícias perpetuamente.” Salmos 16:11

 

    Não é de hoje que tenho me perguntado, fazendo uma análise do comportamento de muitos homens e mulheres, do porquê de tanta insatisfação, inquietude, tanta inconstância, dubiedade, tanta superficialidade nas relações interpessoais. Relacionamentos rompidos com muita facilidade frente aos conflitos que vão surgindo. Maridos, esposas, pais e filhos, amigos. Famílias frágeis, superficiais, sem raízes, sem respeito, sem amor. “ O amor jamais acaba”.

       Essas insatisfações se revelam nas coisas materiais que temos, poucos são os que se contentam com o que tem, sempre estão queremos mais. Não que seja mal em si, mas quando tiram a nossa paz, tornam-se desejos desenfreados. De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeito. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.”1 Timóteo 6:6-10

        Se isso não bastasse na vida de incrédulos, temos também visto acontecer no meio dos que professam crer em Jesus. Um espírito de insatisfação tem permeado muitos corações daqueles que estão dentro das igrejas, há uma inquietude, uma superficialidade nas relações, uma quebra de aliança com facilidade.

      E quando falamos de alianças não estamos nos referidos a maridos e mulher somente, mas falamos da quebra de compromisso de amizade, de irmandade. Por muito pouco se rompe com irmãos, muda-se de igrejas, muda-se de pastor. Deixando para traz uma incógnita: “ o que aconteceu com esse irmão, com essa irmã? O que fizemos para que se afastasse de nós?” Feridas são feitas e  não são tratadas. Muitos desses irmãos preferem buscar paliativos na busca de resolver suas insatisfações da alma.

          A minha pergunta é: Qual ou quais as causas de tanta insatisfação, tanta inconstância, tanta superficialidade, tanta dubiedade, tanta quebra de alianças.

          A resposta a essas perguntas está no Salmo que acabamos de ler: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria; na tua destra, delícias perpetuamente.” Salmos 16:11

OS DESEJOS DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS

1.   Ver os caminhos da vida.

Temos que conhecer e seguir o grande pastor Jesus.

Somente o Senhor nos fará ver os verdadeiros caminhos da vida que fará bem a nossas almas.

      “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.“  João 14:6

      “ O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham     plenamente.” João 10:10

       “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” 1 João 5:11-13

2.   Na Sua Presença há plenitude de alegria.

   É na presença de Deus que encontraremos a plenitude de alegria que satisfaz nossos desejos mais profundos, a essência que preenche o vazio de nossa alma.

“O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”. Salmo 16:8-11

3.   Na sua destra delícias perpetuamente.

No Senhor nossa alma se deleita, se satisfaz, se completa, não em um prazer transitório, efêmero, mas permanente e eterno.

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.”  Salmos 37:4

“Terá ele prazer no Todo-poderoso? Chamará a Deus a cada instante?”  Jó 27:10

“Se lhe obedecerem e o servirem, serão prósperos até o fim dos seus dias e terão contentamento nos anos que lhes restam. “ Jó 36:11

      Somente na presença de Deus é que nossa alma encontra descanso, satisfação e respostas as nossas indagações e os questionamentos que muitas vezes não conseguimos entender.

       Tu me farás ver os caminhos da vida na tua presença há plenitude de alegria, delícias perpetuamente. Sem Deus não somos nada, não temos nada.

 

                            Pr Francisco Nascimento

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s