A PERFEITA VONTADE DE DEUS


 

“O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.” Hebreus 13:20-21

     Temos aprendido que para que possamos experimentar qual seja a ‘boa, agradável e perfeita vontade de Deus’ (Rm 12:1,2) nós temos que fazermos duas coisas importantes: 1. Não nos conformar com este século. (sistema maligno e pecaminoso que foi implantando). 2. Transformação de nossa mente. (Segundo os padrões e a ética divina, promovido pelo reino de Deus).

      Na oração do Pai nosso ensinada por Jesus aos seus discípulos  um dos trechos diz assim: “…Venha o teu reino faça-se a tua vontade. Assim na terra como nos céus.” Mt 6:10 Então aprendemos que a vontade de Deus deve ser obedecida para que haja harmonia ou equilíbrio entre a terra e os céus. Essa oração deveria fazer parte de nossas orações, de nossos pensamentos e ações diárias.

      Quando você olha ou estuda as Sagradas Escrituras, a vontade revelada de Deus está explícita, nos mostrando a conduta que devemos ter nas diversas ações e tomadas de decisões que temos que fazer. Agora quando olhamos o exercício de nossas ações e decisões tomadas diariamente, à luz da vontade de Deus, as duas posições muitas vezes colidem frontalmente. Esse confronto seria natural se fossem praticados por incrédulos, que nunca leram a Bíblia, mas não, muitas vezes são os cristãos que estão navegando contra a vontade de Deus para suas vidas.

       Eis então a razão de projetos inacabados, relacionamentos desfeitos, tristezas, vidas sem propósitos, amarguras, desilusões, morte de sonhos, tragédias. Quando não se obedece (ou quando não se procura conhecer) a vontade de Deus, muitas coisas desagradáveis colhemos em nossas vidas.

       Foi assim com Josué no caso dos Gibeonitas quando vieram pedir ajuda de Israel, afim de que não o destruíssem, na conquista de Jericó. O texto diz que eles não consultaram o Senhor, e fizeram alianças com seus inimigos. Josué 9:14 Essa aliança trouxe para Israel grandes transtornos e prejuízos.

        Sabemos que para que tenhamos bom sucesso em nossos empreendimentos, e paz em nossas vidas temos que caminhar segundo a vontade de Deus. Certo? Como então fazer a vontade de Deus principalmente naquelas decisões que não estão bem claras (particulares, pessoais) nas Escrituras?

       Como saber se estou fazendo a vontade de Deus? Ou melhor, como caminhar para o centro da vontade de Deus? Na balança da vontade de Deus e minhas vontades qual a que penderia para baixo? Culparemos Deus por muitas decisões erradas que tomamos?

        São essas e outras perguntas que tentaremos responder com essa meditação.

        Não quero entrar nas questões teológicas, que apresentam várias interpretações sobre a vontade de Deus: Vontade Diretiva, Vontade Permissiva, Vontade Universal, Vontade Específica, etc… Vamos nos ater sobre a vontade de Deus para minha vida e como devemos responder a essa vontade.

 O QUE É A VONTADE DE DEUS PARA MIM

      É tudo que ele exige segundo seu propósito eterno de amor, sabedoria, e de poder, providenciando o melhor para suas criaturas no tempo e na hora que ele quiser.

       Como rei, Ele sabe o que melhor para os seus súditos. “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”. Apocalipse 4:11

       Como Rei sábio, Ele sabe quando é e a que tempo, devemos receber e fazer o que ele manda. “Agora, Senhor, Deus de Israel, cumpre a outra promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai, quando disseste: ‘Você nunca deixará de ter, diante de mim, um descendente que se assente no trono de Israel, se tão somente os seus descendentes tiverem o cuidado de, em tudo, andarem segundo a minha vontade, como você tem feito”. 1 Reis 8:25

     Como soberano, ele ordena que cumpramos suas ordens completamente. Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade ­e seja íntegro”. Gênesis 17:1

        Como Pai de amor, ele providencia o melhor para seus filhos, e na medida de nossas necessidades. …e orou: Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade”.  1 Reis 8:23

COMO RECEBER E DESENVOLVER A VONTADE DE DEUS

     A minha vontade deve ser de acordo com a vontade de Deus. “Você e seus irmãos poderão fazer o que acharem melhor com o restante da prata e do ouro, de acordo com a vontade do seu Deus”. Esdras 7:18

     Devemos compreender qual a vontade de Deus para nossas vidas. “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” Efésios 5:17

       A vontade de Deus deve ser clamada por nós a cada dia. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.” Salmos 143:10  E se nossas orações forem de acordo com sua vontade receberemos o que pedimos. “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” 1 João 5:14

        A vontade de Deus deve ser obedecida. Bendigam o Senhor todos os seus exércitos, vocês, seus servos, que cumprem a sua vontade”. Salmos 103:21

    A vontade de Deus deve ser praticada com Alegria.Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração”. Salmos 40:8

    A vontade de Deus deve sair de nossas linguagens e partir para ações. “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. Mateus 7:21

       A vontade do Senhor deve sempre prevalecer. “Seja forte e lutemos com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que for de sua vontade”. 1 Crônicas 19:13

CURIOSIDADES  SOBRE A VONTADE DE DEUS

       Obedeça a Deus, faça sua vontade e se afaste de todo o pecado. “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual”. 1 Tessalonicenses 4:3 “Para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus”. 1 Pedro 4:2

      Somente quem cumpre a vontade de Deus, verdadeiramente pertence a Jesus. “Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Marcos 3:35

       Conhecendo a vontade de Deus entenderemos os ensinos profundos para nossas vidas. “Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo”. João 7:17

     Devemos ter convicções que nosso chamado é de acordo com a vontade de Deus. “Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes”, 1 Coríntios 1:1

        Devemos procurar ser cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus.  “Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.” Colossenses 1:9

      Devemos continuar firmes em toda a vontade de Deus. Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus. Colossenses 4:12;

     Devemos perseverar em fazer a sua vontade. “Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito à vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;”  Hebreus 10:36

     Não se preocupe a vontade de Deus se realizará em sua vida. “…pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Filipenses 2:13

     Preste sempre louvor a Deus por tudo. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1 Tessalonicenses 5:18

     Receberemos mais poder quando fazemos a Vontade de Deus.Jotão tornou-se cada vez mais poderoso, pois andava firmemente segundo a vontade do Senhor, o seu Deus”. 2 Crônicas 27:6

     Permaneceremos firmes até o fim se fizermos a vontade de Deus. “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. 1 João 2:17

 A VONTADE DE DEUS E O GETSEMÂNI

      Os sofrimentos que passamos debaixo da  vontade de Deus trás para nós benefícios imensuráveis no futuro. “É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal”. 1 Pedro 3:17 “Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem”. 1 Pedro 4:19

       Para usufruirmos muitas bênçãos muitas vezes temos que passar pelo Getsemâni como Jesus passou. E outros Sadraque, Mesaque, Abe-Nego, José, Jacó, Paulo, Pedro…

      Ouçamos o que o Pr David Wilkerson falou em uma de suas pregações intituladas: “ Abraçando a vontade de Deus”:

          “Você Simplesmente Não Pode Abraçar a Vontade de Deus Enquanto Não Morrer Para a Vontade Própria! Desde o princípio foi profetizado que Jesus viria a terra para um propósito eterno: o de realizar a vontade do Pai. “Então eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito) para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hebreus 10:7). Cristo disse a Seus discípulos: “Não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou” (João 5:30). “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (4:34). “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou” (6:38).

           Jamais houve um momento na vida de Jesus em que Ele não estivesse ciente de que Seu propósito na terra era o de cumprir a vontade do Pai. Isto também deveria ser verdade a nosso respeito – que a todo o momento do dia procuremos fazer a Sua vontade. O fato é que não mais pertencemos a nós mesmos; fomos comprados por preço. E como Jesus, fomos criados para cumprir a perfeita vontade do Pai!

           No entanto, não importa o quão espiritual você seja nem por quanto tempo tenha andado com Jesus – tempo virá em que você terá que decidir de uma vez por todas de quem é a vontade que irá prevalecer na sua vida: a sua – ou a do Pai. Jesus teve que enfrentar uma hora como essa. Ele sabia que tinha um chamado divino, eterno. Mas Ele também era humano – e foi grandemente testado!

       Quando àquela hora chegou para Cristo, Ele viu diante de Si o doloroso preço de abraçar a perfeita vontade do Pai. Significava entrar diretamente nos braços da morte – adentrar uma dor que era indescritível e desconhecida – e ele ficou “profundamente triste até a morte” (Mateus 26:38). “Estando em agonia… seu suor   se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra” (Lucas 22:44). A própria carne de Jesus começou a tremer!

        Amado, a sangrenta batalha de nosso Senhor no Getsêmani foi toda quanto a abraçar a vontade de Deus: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39). A vontade humana do próprio Jesus tinha que morrer. Ele teve uma luta de vida ou morte em relação a isso!

        No entanto, quando Ele se levantou desta batalha, Sua alma estava inundada de êxtase. Havia algo n’Ele de glória eterna – porque algo havia sido resolvido: Sua vontade própria jazia para sempre morta!

        Nosso Senhor foi para a cruz em completa alegria – porque Ele já estava morto. Tinha morrido para tudo que pertencia à Sua humanidade. E Ele podia dizer: “Pai, não vim aqui para ter uma vida fácil. Vim para entregar a Mim mesmo por Ti. Agora enfrento o preço – e o abraço!”

        Jesus aderiu à vontade do Pai com uma afeição que O levou para além de todos os sofrimentos que estavam à frente. Nenhum homem ou demônio poderia tocá-Lo. E então, com avidez já desfrutava antecipadamente da glória que seria a glória de Seu Pai!” David Wilkerson

     “Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor tenha feito da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão”. Isaías 53:10

     Na introdução desta mensagem falamos que nossa mente transformada nos faz experimentar qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

       Na oração do autor de Hebreus da leitura inicial, ele ora para que seus ouvintes sejam aperfeiçoados por Cristo para fazer a vontade de Deus. Hb 12:20-21 Aprendemos que a vontade de Deus deve sempre ser obedecida em nossas vidas, e que sempre devemos procurar compreender qual a vontade Dele, para que a sigamos, e assim tenhamos bom sucesso em nossa vida e Deus seja glorificado em nós.

        Aprendemos também que para fazermos a vontade de Deus em sua plenitude, muitas vezes temos que passar pelo Getsêmani, é nesse lugar que experimentaremos a morte de nosso eu e de nossa vontade, e Deus cumprirá em nós o seu plano eterno. A ele a Glória e o louvor para sempre.  Seja feita a sua vontade.

                                                                                     Pr Francisco Nascimento

2 comentários sobre “A PERFEITA VONTADE DE DEUS

  1. Essa pregação falou muito alto em meu coração, minha alma necessitava urgentemente dessa palavra. Louvo a Deus por sua vida Pr. Francisco Nascimento. Abraços fraternos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s