O LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO


 “ E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Ap. 21: 22-27

Introdução

O Apocalipse é o último dos livros da Bíblia. Traz impressionantes e magníficas revelações de Deus sobre o fim da história humana e sobre o início do dia eterno, que é a eternidade com Deus nos céus.

Por várias vezes   já foi comentado que as revelações foram entregues ao apóstolo João, escolhido por Deus para receber as advertências dividas e transmiti-las aos demais servos de Cristo. Apokkalipsis é uma expressão grega que significa literalmente “tirar o manto”, “ descobrir”, trazer um mistério à luz da compreensão. Essas revelações foram dirigidas às sete igrejas da Ásia e a todas as demais igrejas cristãs de todas as épocas. Todas receberam cópias completas do livro com a recomendação de não apenas lerem, estudarem e praticarem, mas igualmente proclamarem a salvação e  o dia do Senhor a todo o mundo.

Quero meditar, dentre os versículos  que já mencionamos   na leitura feita,  o versículo 27 que diz “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. E mais especificamente sobre o Livro da Vida do Cordeiro.

 

I– O Livro da Vida do Cordeiro

1-  Nossa existência física – Quando nascemos neste mundo, é necessário que nossos pais façam o registro de nascimento em um dos cartórios legalizados, onde serão registradas  informações como o nome completo do nascido, o nome de seus pais, a data em que nasceu, o local do nascimento, as características de sua raça e   quem foi o declarante daquele nascimento. De posse desses dados é lavrado o documento que declara a nossa existência  e nos garante participação a todos os benefícios  e direitos  como cidadãos da nação.

2-   Nossa exitência espiritual – Contudo, nossa existência não é somente física é também uma existência espiritual. Essa existência espiritual, ao nascermos fisicamente,  está decaída em virtude da nossa descendência adâmica de pecado. Assim, mesmo tendo uma existência física plena, estamos mortos para Deus em nossa existência espiritual; estamos separados de Deus pela impiedade. È necessário então, que o homem natural ( aquele que não conhece a Deus, possa conhecê-lo para então,  ter um Novo Nascimento ( o nascimento espiritual) João 3:1-7 e é esse novo nascimento que tem seu registro no Livro da vida do Cordeiro, nos cartórios dos céus tendo como declarante o nosso Senhor e Salvador Jesus.

II- Jesus é nosso declarante.

João 11: 25-27 diz: Esclareceu-lhe Jesus : Eu sou a ressusrreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Tu crês nisso?

O novo nascimento significa que nascemos espiritualmente para Deus quando reconhecemos Jesus como salvador através da credibilidade em seu sacrifício vicário na cruz do Calvário. Arrependemo-nos  de nossos pecados, confessamos que só Jesus é Senhor de nossas vidas e começamos a servi-lo. Romanos 10: 9-10 “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” Eu preciso crer que Deus é Deus de vida ( contrário ao salário do pecado que é a  morte ).

III– O Livro da Vida do Cordeiro  é o lugar onde o próprio Deus registra nosso novo nascimento. O nascimento de todos aqueles que deciram por Cristo como único salvador. Temos nesse registro  um novo pai, uma nova data de nascimento, uma nova pátria e  um novo declarante, Jesus Cristo, Esse registro  garante herança em todas as bênçãos e promessas dos ceus e nos céus para cada um dos nascidos de novo. Essa nova condição espiritual deve ser motivo de alegria para nós. Lc 10: 18-20 “ Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”. Ele respondeu: Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus.”

IV – Temos um grande desafio como cristãos

Sabemos que quem não for achado escrito no Livro da Vida do Cordeiro,  não gozará da plenitude da vida eterna com Cristo. Apc. 20:13-15  “O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.”

No livro estão os  nomes de todos os que creram na pessoa e na obra de Cristo, e  portanto, foram salvos do juízo final pela graça de Deus Pai.

Mesmo após nossa adesão a Cristo e a sua causa devemos permanecer firmes e perseverantes até o fim para garatirmos que nossos nomes sejam encontrados no livro  na  ocasião de sua abertura por  Jesus. Nossa vitória na vida cristã, dia após dia é o grande desafio para estarmos no rol atual do livro da vida do Cordeiro.

Dentre as advertências que o livro de Apocalipse trouxe às sete igrejas da Ásia que são para nós também, trouxe uma ressalva em todas elas, um alerta máximo, até mesmo como  promessas: Em todas elas as promessas são destinadas aos que vencerem:

1- A Éfeso – Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus . Ap 2:7;

2 – A Esmirna – O vencedor de maneira alguma sofrerá a punição da segunda morte. Ap 2:11;

3 –  A Pérgamo – Ao vencedor proporcionarei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedra branca  e sobre esta pedra brancaestará grafado um novo nome, o qual ninguém conhece o qual , a não ser aquele que o recebe;  Ap 2:17

4 – A Tiatira – Ao vencedor aquele que permanecer nas minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações; Ap 2:26

5 – A Sardes – O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Ap 3: 5

6 – A Filadélfia – farei do vencedor uma coluna no templo do meu Deus…; Ap 3:12;

7 – A Laodicéia – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Ap 3: 21

      Em todas a o clamor: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

V- E como seremos  vencedores?

A vitória é nossa em Cristo. Ap 12:11 – “ Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”Eis  o que devemos observar para prevalecermos contra  satanás e sermos vitoriosos:

a)      Fiarmo-nos nos méritos da morte  e ressusrreição de Cristo;

b)      Ser ativo na Evangelização;

c)      Estar disposto a fazer qualquer sacrifício por Cristo e sua causa, até mesmo entregar a própria vida.

Somos filhos de Deus hoje ( Jo 1: 11-12), mas devemos observar o que diz   Apocalipse 21 : 6-7 “Disse-me ainda: Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.”

Como igreja estabelecida do Senhor, estejamos sempre alertados para essas advertências e nos empenhemos em trilhar essa caminhada até o Senhor de maneira perseverante sabendo que nossa posição hoje, não garante a vida eterna, mas que precisamos  chegar até o último dia de nossa vida  firmados nas verdades. E como não sabemos quando será esse dia, estejamos alerta, para o que o Espírito diz às igrejas.

                                                               Missionária Helena Paladino

5 comentários sobre “O LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO

  1. É para fazer o crente acordar, estamos destinados ao céu e isso depende apenas de nós, irmos ou sermos destruídos na segunda morte, o mais importante nesta vida é não perder a salvação, está em pé, cuide para que não cai, pois, não sabes quando chegará a sua ceifa.

    1. Amém! E tem lugar que ensina que Deus não nos mandaria para o inferno, por isso, não acreditam em inferno. Perguntei qual Bíblia eles usam pra acreditar assim?

  2. Gostaria de saber onde comprar o livro da vida do cordeiro
    Pois não encontro na minha cidade
    quem puder me ajudar eu agradeço
    amém

  3. O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) – BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) – Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)
    A Bibliogênese de Israel

    S I N O P S E

    Desde o inicio dos tempos proféticos, muito já se cogi-tou e muito já se escreveu à respeito da Escritura Sagrada; na tentativa de se alcançar os fundamentos da criação divina e das próprias Criaturas; porque é para essa finalidade maior que a mesma existe entre nós, como sendo a única e inesgotável fonte do verdadeiro conhecimento.

    Todavia, jamais houve consenso sobre o Legado Bíblico; porque o Espírito de Deus escondia a sua verdade entre os seus símbolos; e também porque os descendentes de Adão e Eva viviam cultuando a esperança pela volta de Cristo, pois não havia ninguém que soubesse fazer a vontade do Senhor na terra.

    Na verdade, esse Livro Sagrado permanecia selado e lacrado hermeticamente, impedindo que os olhos da carne pudessem vislumbrar o seu conteúdo objeto, ou a herança espiritual que o Criador de todas as cousas legou às nossas almas; porque todos dormiam o profundo sono da inconsciên-cia, e não havia quem pudesse tirar os seus selos.

    Por isso mesmo, até o dia 30.09.1985, havia tempo e modo para todo propósito debaixo do céu; até mesmo para que matássemos a esperança vã dos Homens e das Mulheres de boa fé, que esperavam pela volta de Jesus Cristo; porquan to naquele dia o Filho do amor se agiu, e desceu como Autor desse trabalho singular; porque Cristo já esperava por essa Providência Divina, a fim de consumarmos as profecias de conformidade com os Santos ensinamentos que os Leitores já passam a receber do próprio Rei de Israel.

    Espero que o mundo faça bom proveito da loucura divi-na, na certeza de que esta é mais poderosa do que a sabedoria humana.
    O Autor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s