QUE SE ABRAM OS NOSSOS OLHOS



É SÓ CLICAR EM CIMA

 

 

“Saindo eles de Jericó, uma grande multidão o acompanhava.  E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!  Mas a multidão os repreendia para que se calassem; eles, porém, gritavam cada vez mais: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!  Então, parando Jesus, chamou-os e perguntou: Que quereis que eu vos faça?  Responderam: Senhor, que se nos abram os olhos. Condoído, Jesus tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista e o foram seguindo.” Mateus 20:29-34

Quando criança, morei perto da casa de dois irmãos que eram cegos de nascença. Eram de idade avançadas. Já haviam constituído famílias. Tinham esposas, filhos. O interessante era que todos os familiares eram sustentados pelo fruto de suas esmolas. Moravam numa casa de madeira e estavam acostumados com aquele tipo de vida.

A cegueira os impediam de ver muitas coisas boas, contudo, não os impedia de desempenhar atividades comuns a qualquer um de nós, que temos visão perfeita: vestir-se, sair de casa, tomar um transporte para o trabalho, ir ao centro da cidade, etc. Eram tão acostumados com a vida que levavam, esmolando diariamente, que pareciam ter uma vida boa. Nunca enxergaram, talvez, por isso as coisas belas da vida não lhes fizessem diferença.

Seu Pedrinho era o mais conversador, sempre que puxávamos assunto, ele começava a falar sobre o tema abordado, mostrava interesse por notícias de meus familiares. Era uma figura cativante.  Mas tinha algo que me intrigava nele, e  eu cá com meus botões, pensava: “Como pode um homem não enxergar por toda a vida?” “Quantas coisas boas deixara de ver?” A minha impressão é que a cegueira não o deixava perturbado ou triste, ou pelos menos era o que  dava para concluir.

E eu pensava: “E se um dia vir a perder minha  visão, quantas coisas  belas vou ser impedido de ver?”  Não verei mais os pássaros saltitando de galho em galho, as crianças correndo, a beleza do sol  nascendo no horizonte, a lua cheia e as estrelas brilhando em todo céu.  Não verei o mar, os rios, as matas virgens, o sorriso de um filho,  seu crescimento e entrada na maturidade.

A visão é muito importante para o ser humano. Proporciona a contemplação  das mais ricas belezas da obra da criação, que Deus deixou para desfrutarmos.

Infelizmente, muitas pessoas estão enfermas de uma cegueira que os impede de ver a beleza da vida. Seus olhos estão obscurecidos, e são abertos em ver a maldade, as tragédias, as crises, e os aspectos  negativos das pessoas que o rodeiam. São incapazes de reconhecer o valor de uma idéia, ou as virtudes daqueles que caminham ao seu lado.

São cegos, porque não vêem as virtudes da esposa, do esposo, dos filhos, dos pais, da família. A sua visão está aberta somente para os defeitos e falhas, e estão prontos para criticar, punir ou maltratar aqueles a quem deveriam dar a maior honra e elogios, justamente os que pagam um preço por estar ao seu lado.

O cego depende dos outros para quase tudo e, muitas vezes, não reconhecem o valor de uma ajuda ou de um benefício prestado em seu favor.

“Senhor, que se nos abram os olhos.” Esse deve ser o nosso grito e nossa oração ao Senhor: “Ensina-me a ver, para não ser injusto, nem  mal agradecido por todos os benefícios que tenho recebido.” “Senhor, abra os meus olhos para observar a infinitude de bênçãos e agradecer-Te!  Ser gratos aos meus amados, meus familiares, meus irmãos, meus vizinhos, meu próximo.” “Tira-me essa cegueira egoística de sempre querer receber dos outros, sem nunca importar-me em retribuir.”

Há muitos tipos de cegueira: Cegueira do orgulho, do egocentrismo, da insensibilidade, ingratidão.

Mas o pior tipo de cegueira é a espiritual. É sobre esse tipo  que quero falar nessa mensagem.

A cegueira espiritual me impede de ver quem eu sou, qual o meu valor, o que Deus tem preparado para mim. Quando sou cego ao que Deus quer de mim,  não usufruo “do melhor dessa terra” que Deus quer e pode oferecer.

A VISÃO ESPIRITUAL ME FAZ VER A VITÓRIA DE DEUS SOBRE MINHA VIDA

Geazi era discípulo do grande profeta Eliseu. Não obstante, ser religioso, e andar com um homem de Deus, Geazi sofria do mal de cegueira espiritual.  Quando viu a multidão de soldados inimigos cercando a cidade para matá-los, desesperou-se, e gritou para o profeta, “Ai meu senhor! que faremos?” Eliseu um homem de visão espiritual, disse: “Não temas, porque mais são os que estão conosco dos que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”  2 Reis 6:16,17

A VISÃO ESPIRITUAL ME FAZ SUPLANTAR LUTAS, TRIBULAÇÕES E TENTAÇÕES

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:1-2

O QUE ACONTECE QUANDO MEUS OLHOS ESTÃO POSTOS EM DEUS?

Minha visão espiritual é aberta e terei o verdadeiro entendimento. “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” Jó 42:5  “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.” João 14:19

Terei esperança e minha fé é renovada. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.  Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.” Salmo 122:1-3

Serei iluminado e jamais sofrerei vexame. “Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.” Salmo 34:5 “Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.” Hebreus 11:27

Eu me satisfarei com a semelhança do Altíssimo. “Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança. Salmo 17:15 “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” I João 3:2

Serei salvo por Deus. “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” Isaías 45:22  “Meus olhos viram a tua salvação e agora posso morrer em paz”. Lucas 2:30.

Verei a glória de Deus e meu Jesus à destra de Deus. “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,” Atos 7:55 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.” João 17:24

Contemplarei sua face gloriosa. “Contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.” Apocalipse 22:4 “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mateus 5:8

Os dois cegos gritaram para Jesus: “Senhor, que se nos abram os olhos.” Jesus vendo a necessidade e o clamor dos dois, pára e condoído por aquele apelo dramático, coloca as mãos sobre os olhos enfermos e libera a cura.

A Bíblia diz que eles foram curados instantaneamente de sua cegueira e passaram a seguir Jesus.

Só os que são verdadeiramente curados em sua visão espiritual, é que sabem o valor de seguir a Cristo e tê-lo como Salvador e Senhor da sua vida.

“Senhor, que se nos abram os olhos.”

“Desvenda os meus olhos, para que contemple as maravilhas da tua lei.” Salmo  119:18

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

6 comentários sobre “QUE SE ABRAM OS NOSSOS OLHOS

  1. Parabenizo toda Equipe do Pr Francisco Nascimento, em particular a Pessoa do Pr que de forma clara e atraente transmite com sinceridade e dedicação devotada a palavra daquele que veio ao mundo para Salvar a humanidade, salvar aqueles que o aceitam como seu único Salvador que deu a sua vida por aqueles que nada mereciam, senão pagar por seus próprios pecados, mas Ele não, antecipou aos corações dos que o aceitam como Pai Supremo, a oportunidade do perdão dos seus pecados e da sua Salvação e recondução ao Altíssimo patamar da Morada de Deus Pai todo poderoso, onde lá irão perpetuar-se sob a Bênçao e a Luz do nosso Deus Pai.

  2. Infelizmente muitos querem continuar com os olhos fechados, porque olhos abertos trazem responsabilidades, como Adão e Eva, conhecendo o bem e o mal (certo e errado) significa que temos que fazer a escolha de mudar. eles viram que o conhecimento do bem e do mal traz responsabilidades.
    eles viram que a beleza (para nós) do pecado é feia para Deus. Eles viram que o pecado produz uma nudez que não podemos cobri-la de forma adequada. Por isso é mais conveniente permanecer com os olhos fechados.
    O Pregador

  3. Hoje essa palavra me fez recordar promessas esquecidas, sonhos enterrados, e abriu meus olhos e fez-me recordar do grande chamado de Deus em minha vida. Deus o abençoe Pastor, continue sendo um canal de benção de Cristo Jesus, sobre essa terra.

  4. pastor o meu sonho é também pregar.ministra a palavra de DEUS .as sua msgs acendeu em mim ainda mas esta chama.que DEUS te abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s