IMPERATIVO DA EVANGELIZAÇÃO


IMPERATIVO DA EVANGELIZAÇÃO

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

Mt 28:18-20

Existe uma diferença entre EVANGELIZAÇÃO e TESTEMUNHAR. Nem sempre quem evangeliza está testemunhando. Evangelizar significa anunciar as boas novas de João 3:16. Testemunhar significa narrar algo que se presenciou ou algo que aconteceu conosco. Percebemos então que qualquer um pode pregar o Evangelho ( Fl 1:15), mas só pode testemunhar aquele que foi alcançado por este Evangelho. Mesmo aqueles que pregam sem obedecer, estão evangelizando. Só quem obedece pode testemunhar.

Observamos também que alguns evangelizam em testemunho. A evangelização completa o testemunho, levando a pessoa a experimentar a ação de Cristo em sua própria vida.

O QUE É EVANGELIZAÇÃO?

Evangelização é toda ação que fazemos para que o homem conheça a boa nova que é JESUS CRISTO.

Precisamos evangelizar, somos chamados a evangelizar, é um dos imperativos de Jesus, portanto, é uma ordem e não um pedido. Observamos esta verdade já em Mt 28:18-20   pelos verbos. IDE E FAZEI. Outros: João 15:16; At 4:17-20; I Jo 1:1-4; Mt 7:21. Essa tarefa deve, portanto ser cumprida por nós, e apresenta uma dimensão em três aspectos:

1. Proclamar: Obra da divulgação ( II Tm 4:1-2) Lc 9:60-62.

Essa obra não está restrita a programas especiais, mas deve ser feita em todo tempo, aproveitando oportunidades e criando-as também.

2.  Difundir : A obra da extensão.

Jesus afirmou que só voltaria quando o evangelho do reino fosse pregado a todas as gentes (Mt 24:13-14). Jesus ordenou que deveríamos ir a todas as nações (At 1:8). Cada um de nós é chamado a ser um evangelista e o Espírito Santo nos dirá, onde, quando, e como, evangelizar.

3.  Estabelecer: A obra da consolidação.

Jesus, completa sua determinação com o mandato de que os apóstolos ensinassem aos novos discípulos a “guardar todas estas coisas.” Muitas vezes evangelizamos, mas não se consolida a obra iniciada, pela falta de obediência da igreja à última parte do imperativo de Cristo. Os novos crentes não alcançam estabilidade suficiente e acabam sendo atraídos pelo mundo novamente. Importa consolidar a obra pela nutrição dos novos crentes pelo apoio fraternal, pelo estudo da palavra e pelo amor que lhe dê a igreja. Por isso os velhos crentes têm a responsabilidade com seu crescimento espiritual.

Dobrar o número de membros através da educação cristã é o caminho certo. Evangelizar envolve preparar o discípulo para exercer este discipulado no mundo mais tarde. Quem não evangeliza é desobediente.

IMPEDIMENTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO

  1. A negligência: muitos pensam que aceitando Jesus Cristo, e  estando salvos já cumpriram sua tarefa. Engano, Deus nos chamou para darmos frutos e esses frutos é outro cristão.
  2. A oração: muitos crentes pensam que podem evangelizar através da oração dando ordens a Deus que vá visitar e converter as pessoas e trazê-las para a igreja. Essa missão é sua e não de Deus, você deve orar e ir onde as pessoas estão.
  3. O púlpito: outras convidam as pessoas para ir a igreja e ficam orando para que o pregador evangelize o visitante. A igreja e o pastor são para edificação, ensino, adoração e comunhão. A evangelização deve ser feita onde estivermos.
  4. Falta de preparo bíblico: queremos evangelizar sem conhecer o mínimo da palavra de Deus, não conhecemos os textos de doutrina base. ( II Tm 2:15)

A convocação já foi feita por Jesus, a nós discípulos dele, só nos resta obedecermos e pregarmos a Palavra a um mundo cada dia mais sedentos de vida eterna.

Pr Francisco Nascimento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s