Jesus, o Grande Sumo Sacerdote


JESUS, O GRANDE SUMO SACERDOTE

Imagem do sumo sacerdote

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.  Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.  Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:14-16

O livro de hebreus, a partir do capitulo 3, nos fala da supremacia, da superioridade de Cristo frente a Moisés e a lei. Desde os tempos de Moisés, ficou predito que  haveria um período, um tempo qualificado como ‘hoje’, em que Jesus falaria poderosamente com o seu povo, a respeito do retorno a sensatez, a contrição, ao arrependimento e a conversão a Deus e a sua Palavra. Seria um tempo de salvação e da graça de Deus oferecida aos homens. Essa graça estaria personificada na pessoa e na obra de Jesus, consumada na cruz do calvário. “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,” (Hebreus 3: 7,8,13,15).

Há uma advertência aos israelitas e a todos os que professam a fé em Jesus, para que não tenham o mesmo comportamento que tiveram os judeus que foram libertos do Egito: viram e testificaram as manifestações de Deus, mas que não perseveraram em obedecê-lo e cultivaram  um perverso coração de incredulidade Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;” (Hb 3:12), um espírito de desobediência voluntária “…E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes?” (Hb 3:18), e uma rebelião tamanha que provocaram a ira de Deus, como no caso de Coré, Datã e Abirão que se insurgiram contra Moisés e Arão. ( Número 16).

No capitulo 4, o crente é convocado a entrar no descanso de Deus, ou seja, entrar na sua presença, na sua glória, tal como entraram alguns dos Israelitas nas terras de Canaã, descansando de uma caminhada de 40 anos no deserto. “ Portanto resta um repouso para o povo de Deus.” ( Hb 4:9). “ Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.” ( Hebreus 4:11). “ Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” ( Hebreus 4:7).

JESUS, O GRANDE SUMO-SACERDOTE

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.” Hebreus 4:14

Temos uma propriedade santa e poderosa. Jesus é a herança dos que crêem. Ele não somente pertence a nós como Senhor, mas nós pertencemos a Ele como sua propriedade exclusiva, comprada pelo preço de sangue. Ele não apenas é um sacerdote, mas o grande Sumo sacerdote, vindo da parte de Deus para  trazer a salvação de nossas vidas e interceder diariamente por nós.

MINISTÉRIO DO SUMO SACERDOTE

A função do sacerdote era de interceder e oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados do povo. Sacrifícios da reconciliação, de paz e de purificação. Ou seja, era alguém que Deus separou (santificou) para apresentar através dos sacrifícios, os homens a Deus, para  purificação de seus pecados.

O sumo sacerdote era o único que podia entrar no lugar santíssimo (santo dos santos), com o sangue do cordeiro, uma vez no ano para a purificação do povo. Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão… nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.” Hebreus 9:22,25

Jesus, o grande Sumo Sacerdote “penetrou os céus” e está continuamente no lugar santíssimo, e vive a interceder pelos pecadores arrependidos ( I João 2: 1,2). Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25

Jesus não entrou no lugar santíssimo com sangue de cordeiros e bodes para purificar os pecados do povo, mas Ele entrou com o seu próprio sangue para purificar a todos que se achegam a Ele. Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. “(Hebreus 9: 11-15); Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” ( I João 1:7). Há uma convocação a conservarmos viva a nossa confissão a Cristo como Salvador. “ Conservarmos firmes a nossa confissão.”  Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” Hebreus 10:23

Jesus se assemelhou conosco nas tentações e sofrimentos. “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hebreus 4:15; com a  encarnação ele pôde experimentar a  humanidade em toda a sua completude.

Jesus conhece por experiência pessoal todos os nossos sofrimentos, lutas e fraquezas humanas, com isso ele é capaz de amar, perdoar, se compadecer de nós, se condoer dos ignorantes e dos que erram. Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens, é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos homens, para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados,  e é capaz de condoer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas.”( Hb 5:1,2).

RECONCILIAÇÃO COM  DEUS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça.”

Achegar-se é aproximar-se; tomar iniciativa própria; não esperando que a decisão venha de outro, mas que seja nossa. Não com receio de ser reprovado, ser repelido de sua presença, pois todos os que se aproxima com o coração sincero, são recebidos e perdoados por Ele.

Há um trono de graça e misericórdia esperando para aqueles que se volta para Deus, sentindo necessidade de ser perdoado, amado e começar um novo tempo de vida, andando na soberana vontade divina. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:16

São muitos os benefícios quando nos aproximamos de Deus: somos recebidos com misericórdia (compaixão), perdão, reconciliação e salvação; recebemos graça divina (favor divino) e socorro em ocasião oportuna. E passamos a nutrir um relacionamento de amor e intimidade com nosso Criador e amado de nossas almas.

Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais  os vossos corações. Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,” Hebreus 3:7,8

A boa noticia é: temos um grande sumo sacerdote que penetrou os céus. Temos alguém que conhece nossas fraquezas, limitações, lutas, sofrimentos e tentações, pois experimentou pessoalmente todas as fraquezas e sofrimentos humanos. Por isso, nós devemos procurar se aproximar cada vez mais de Deus, e a conservar sempre viva a fé, para no momento oportuno receber a graça, a misericórdia e o socorro para uma vida de vitória.

“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado {purificado: aspergido} de má consciência e lavado o corpo com água pura.  Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.”

Hebreus 10:19-23

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

2 comentários sobre “Jesus, o Grande Sumo Sacerdote

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s