Vestes sacerdotais


VESTES SACERDOTAIS

Imagem sacerdotal

“Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento. Para os filhos de Arão farás túnicas, e cintos, e tiaras; fá-los-ás para glória e ornamento.” Êxodo 28:2,40

SIMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS

Cores: Branco: santidade. Ouro: Divindade.  Vermelho: sangue da expiação. Azul: o céu ou a espiritualidade. Dn 10:5;2:6,7

As vestes: como  cobertura, simbolizavam que a nudez espiritual do ser humano, é coberto pelas provisões especiais de Deus em Cristo.

As vestes sem costura falam de integridade moral e espiritual do ser humano, ou seja, a retidão que Deus confere.

O turbante, parecido na forma de cálice de uma flor, talvez simbolizasse a vida, o crescimento e o vigor. O sumo sacerdote não poderia tirar o turbante da cabeça; e o mesmo viesse a cair acidentalmente, isso era considerado simbolicamente negativo.

O cinto servia, no Oriente, para segurar no lugar as vestes soltas da antiguidade, a fim de que a pessoa pudesse movimentar-se sem empecilho. Desse modo, o cinto simboliza serviço. Cristo, o servo, Mc 10:45. O material do cinto do sumo sacerdote era da mesma cor e do mesmo estilo do véu do santuário, servindo de indicio que as vestes do sumo sacerdote mostravam ser ele o administrador do santuário, em suas diversas funções sacerdotais.

A parte superior da túnica era tecida em uma única peça de cor azul. E isso indica a espiritualidade em sua inteireza; a origem celestial do serviço prestado pelo sumo sacerdote e o caráter espiritual de seu ofício também eram destacados.

A estola com a peça dos ombros e com o peitoral, podia ter vários símbolos, como o trabalho que o sumo sacerdotes levava nos ombros. Ali havia a insígnia das doze tribos, que ficavam debaixo de sua responsabilidade.

No bolso formado pelo peitoral, estava o Urim e o Tumim, símbolos da função do sumo sacerdote como recebedor, e transmissor de oráculos, de orientação espiritual,  de sua ação como mediador entre Deus e os homens.

O turbante era emblema de sua autoridade e de suas responsabilidades governamentais. Ele Tinha uma coroa que era símbolo de sua autoridade  Ex 29: 6;30: 30:; Lv :8:8) Ele fora escolhido e coroado para ocupar-se de suas funções. Sobre o turbante havia uma placa de ouro com as palavras “Santo é o Senhor”, relembrando que seu trabalho está inteiramente consagrado  a Deus, no tocante aos pecados do povo, procurando guindá-los a um nível espiritual  mais elevado.

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

2 comentários sobre “Vestes sacerdotais

  1. Maravilhoso os conhecimentos sobre os símbolos da veste do Sacerdote. Ampliou muito o meu conhecimento. Parabéns . Deus abençoe!

  2. boa noite,
    gostei do ser artigo sobre a veste sacerdotal,
    fundamos o SOHMA Sociedade de Homens Adventistas,
    nosso versos de inspiração esta 1 pedro 2:9 sacerdócio real,
    estamos com nosso saite em construção a proposta é atender as necessidades dos homens,
    Apoiando na formação do seu sacerdócio do qual todos os homens foram chamados,
    Estamos organizando o primeiro retiro espiritual do ministério dos homens, com apoio do presidente de nosso campo, aqui todos estão amando e certo que é inspiração Divina,
    A idéia é fazer com que este ministério dos homens seja forte,
    acreditamos que este ministério precisa ser forte nestes últimos dias em que vivemos,
    temos um logotipo e camisa da cor azul da tonalidade do manto da veste sacerdotal, que simboliza fidelidade as tua tabuas da Lei de Deus,
    Que Deus continue te abençoando o seu sacerdócio,
    estamos a disposição,
    Shalom,
    Franco Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s