TOMADOS DE TODA PLENITUDE DE DEUS


TOMADOS DE TODA PLENITUDE DE DEUS

João Paulo e Marcel

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o , deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,  Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,  Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” Efésios 3:14-19

A carta aos efésios é uma das mais belas  já escritas aos cristãos, da qual se tem noticias.

Ela fala do poder de Deus e da magnitude do Todo-Poderoso; fala de nossa posição em Cristo Jesus; Ensina que Cristo é a cabeça da igreja e que a igreja é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas. Cap. 1

A carta também fala de como éramos outrora (passado), antes de conhecermos a Cristo, como somos agora e como seremos na glória. Cap. 2

A carta fala do mistério guardado no decorrer dos séculos que é a salvação dos gentios diante da negação dos judeus. Paulo ora para que os irmãos sejam tomados de toda a plenitude de Deus. Cap. 3

Somado a essa busca e associado aos ministérios na igreja atingiremos a maturidade da fé e a perfeita varonilidade a medida da  estatura da plenitude de Cristo.Cap. 4

Também no capitulo 4, vemos Paulo falar que em Cristo foi criado um novo homem segundo Deus contrastando o velho homem com vestes de pecados; somos chamados à santificação e ao crescimento da vida cristã e a não entristecermos o Santo Espírito no qual fomos separados para o dia da redenção.

No capítulo 5, Paulo ensina que para vencermos as trevas e a carnalidade precisamos está cheios do Espírito de Deus; mas também nesse mesmo capítulo fala de como devem ser nossas ralações familiares e sociais.

Finalizando no capítulo 6, o apóstolo fala que todas as coisas só podem ser realizadas pelo  poder de Deus e por sua força, visto o mundo espiritual do mal que luta contra  os servos de Deus, orando em todo tempo no espírito para que sejamos livres de tudo isso.

Quatro Coisas Essenciais Para A Vida Do Cristão

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,  Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,  Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior.” Efésios 3:14-16

Nesse trecho o apóstolo Paulo, faz uma oração para que sejamos tomados de toda a plenitude de Deus, buscando assim a essência do cristianismo, que é de sermos tomados de toda a presença daquele que nos amou desde o princípio.

1. ‘ Que sejais fortalecidos com poder pelo Espírito no homem interior.’

–    Fortalecidos com poder: ‘Dinamis’ O poder de Deus é que faz a diferença na vida dos cristãos. Sem o poder, somos nada, e quando fazemos as coisas de Deus sem o poder elas se tornam inexpressíveis, ocas e vazias. Sem o poder de Deus logo sucumbimos diante das oposições e das forças contrárias dos inimigos.

–          Foi o poder de Deus que fez a diferença na vida de Sansão, de Gideão, de Davi, de Elias, de Daniel, de Jesus, Pedro, de Paulo e tantos outros servos de Deus que marcaram a história da humanidade. 1Coríntios 2:4,5 ; 2 Coríntios 10:3-5

–   Só através do poder de Deus é que realizamos obras grandes e tremendas.

–   Quem é que dar esse poder? É o Espírito Santo no homem interior.

–   As transformações do novo homem criado segundo Deus em justiça, retidão procedentes da verdade. (Ef 4:23,24; Cl 3:2; II Cor 5:17; Rm 6:6; João 3:3 )

–    Há três tipos pessoas: O Homem natural.  O Homem espiritual. O crente carnal.’ I Cor 2:14-3:1

2. Habitação plena de Cristo pela Fé no coração (Vs. 17), estando arraigados e alicerçados em amor.

3. Compreensão plena das profundezas de Deus. Vs. 18

4. Conhecer (Experimentar) o amor de Cristo que excede Todo o entendimento. (Vs 19)

Vs. 19 “Contudo, o alvo definido para os cristãos, e a favor do que o apóstolo ora, é vir conhecer o amor de Cristo, conhecer como Ele amou e ama, e experimentar Seu amor em amá-lo e amar outros por amor a Ele. Mesmo aqui Paulo não pode escapar do paradoxo. No grego entre e verbo e seu objeto há este qualificativo que aparentemente contradiz o verbo – o amor que excede todo conhecimento (Fl 4:7) . o amor de Cristo é infinitamente maior do que o homem é capaz de compreender ou imaginar de modo cabal, e é também muito mais do que qualquer objeto de conhecimento; é superior ao conhecimento (I Cor 8:1), mesmo ao conhecimento espiritual (I Co13:2). Esse amor é expresso na experiência, em tristezas e alegrias, em sofrimentos e tribulações, em caminhos por demais profundos para a mente humana alcançar, ou para a linguagem humana exprimir.”

Alvo Que Todo O Cristão Precisa Alcançar

O clímax da oração do apóstolo por seus irmãos em Cristo é que eles possam ser “tomados de toda a plenitude de Deus”. Sua oração não é para que eles recebam alguns atributos de Deus, ou algum dom de sua parte, ou amor, ou conhecimento, ou poder, cada um de per si ou todos eles ao mesmo tempo, mas para que recebam o máximo pelo que se pode orar, a habitação plena de Deus.

Aqueles que falam da impossibilidade disto correm o perigo de perder o alvo. Não há dúvidas que o Deus eterno nunca poderá ser limitado à capacidade de qualquer uma ou de todas as suas criaturas pecaminosas. Mas o apóstolo ora com insistência, pedindo que o povo de Deus seja cheio até o máximo, do mesmo Deus, que é o que Ele procura trazer as essas vidas. Ef 1:23 Para  a sua própria vida, e para a daqueles a quem ministra, Paulo deseja nada menos que a habitação plena do Espírito  ( Ef 5:18 ). De Sua plenitude, e não apenas de uma parte de Sua natureza, todos podem receber (Jo 1:16), e o alvo para o individuo e para o corpo atingir não deve ser o menor do que  “medida da estatura da plenitude de Cristo” Efésios 4:13

Estar  cheio de Deus ´é algo grandioso; estar cheio da plenitude de Deus é algo ainda maior; Estar cheio de ‘toda’  a plenitude de Deus é algo que nos deixa atônitos os sentidos, confundindo-nos o entendimento”. (Adam Clark)”.

Somos chamados para crescermos em Glória e participarmos da própria natureza divina. II Pd 1:3-11 ( 8 )

Quando somos cheios da plenitude de Deus, podemos pedir o que quisermos e assim será.  “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” EF 3:20

Então, só nos resta desejar como Paulo desejou ser tomados de toda a plenitude de Deus e a plenitude será tal, que talvez exclamemos como ele exclamou um dia:

“Logo, já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim…” Gálatas 2:20

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

Um comentário sobre “TOMADOS DE TODA PLENITUDE DE DEUS

  1. muitas vezes queremos saber como Deus é. Como poderemos conhecer o Criador, se Ele não se apresentar de um modo visível? Jesus disse claramente que aqueles que o vêem, vêem a Deus porque Ele é Deus. Se você quer saber como Deus, eu não julgo, pastor Silva. João 12.46,47.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s