MAU COSTUME DE ALGUNS


O MAU COSTUME DE ALGUNS

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25

Igreja, Lugar Da Habitação De Deus

Lugar de Amor; conforto; paz; perdão; unidade; exortação; edificação; ministração da Palavra. Lugar de disciplina e correção. Lugar de desenvolvimento da maturidade cristã.

Lugar de refúgio onde o aflito e deprimido encontra a cura de seus males. Lugar aglutinador (convergente) de diferentes pessoas de níveis sociais, raciais, intelectuais e ideológicos.  Lugar de partilha material e comunhão espiritual.

Se a igreja é tudo isso porque muitos a abandonam? Vamos entender melhor quando estudamos sobre o significado das simbologias da igreja.

Quatro Tipos De Corações E Suas Reações Quando A Palavra É Semeada.  Mt 13: 3-9, 18-23

1. Beira do caminho. (Superficial) Ouve e não compreende. O maligno arrebata o que foi semeado no coração.

2. Solo rochoso. ( Fé; Igreja )  Ouve e recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo. Têm pouca duração. Não suporta a angústia e perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

3. Entre os espinhos. (mundo/ vaidades) Estes ouvem a Palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

4. Terra boa. (Bom ouvinte ouve e pratica) Ouve e a compreende, guarda a Palavra dentro do coração e passa a dar frutos na medida de sua capacidade.

Quatro Tipos De Atitudes Que Afasta O Crente Da Congregação

1. Falta de perseverança. (Tenacidade)

“ E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que persevera até o fim, este será salvo.” Mt 24:10-12

“ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do senhor, sabendo que, no Senhor o vosso trabalho não é vão.” I Cor 15:58

“ Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortaleci-vos.” I Cor 16:13

Existem alguns atributos que fazem parte daqueles que vence na vida: Fé. Força. Perseverança. Tenacidade. Obstinação. Poder. ( Pv 24:10 )

Como bom soldado de Cristo precisamos suportar lutas, privações, pressões, adversidades e ficar firmes. II Tm 2:3-7

2. O Pecado. Hb 10:26

Muitos deixam a congregação porque estão em pecado, e essa atitude  traz anemia, fraqueza e pouca ou quase nenhuma vontade de ir ao templo. O pecado paralisa, traz sentimento de culpa, fuga, abismo e morte.

Os pecadores não permanecerão na congregação dos justos. Sl 1:5

O orgulho é um sentimento perverso que ocorre quando se está em pecado: Não se humilhar; não reconhecer seus erros; não pedir perdão; culpar os outros pelas suas próprias fraquezas e derrotas.

A não ida ao templo quando se têm condições já é um pecado; trocar  a adoração a Deus por outras cousas  é um indicativo de idolatria.  “ Eu amo senhor, a habitação da tua casa, e o lugar aonde tua glória assiste.” Sl 26:8 “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro está à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”Sl 84:10

3. Falta de temor a Deus.

A nossa salvação deve ser desenvolvida com temor e tremor. Fil 2:12 O temor do Senhor é o principio da sabedoria. Pv 1:7; 9:10 O temor do Senhor conduz a vida. Pv 19:23

No Temor do Senhor tem o homem forte amparo, e isso é refugio para os seus filhos. Pv 14:26 O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte. Pv 14:27

Não devemos temer os homens, mas a Deus que pode lançar a alma no inferno.  Mt 10:28

4. Falta de vigilância.

Mc 13:33-37;Lc 21:34-37;Mt 24:36-51; Rm 13:11-14; Ef 5:13,14; I Ts 5:6;

“ Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois há de sobrevir a todo ps os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder, e está de pé na presença do Filho do homem.” Lc 21:34-36

“ E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no principio cremos. Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obra das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em  contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante ás suas concupiscências.” Rm 13:11-14

Quatro Tipos De Atitudes Que A Igreja Deve Ter Para Com  Irmãos Faltosos

1. Não julgá-los. Mt 7:1,2  2.Manifestar amor. ( Perdoando )  3. Suportá-los.   “ Suportai-vos uns aos outros…” Cl 3:13  4.Carregai as cargas uns dos outros. Gl 6:1-3

A firmeza e a perseverança em continuar sempre nos, devem ser atributos daqueles que sobretudo vivem pela fé, não obstantes, as vissitudes e os ventos contrários da vida. Pois a fé e a esperança, lhes dar garantias que Deus está sobre o controle de tudo e nos dará a vitória.

“Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.” Salmo 26:8

Pr Francisco Nascimento

4 comentários sobre “MAU COSTUME DE ALGUNS

  1. Deus não habita em templos feitos por mãos de homens ( Atos 7:48 – Atos 17:24 – Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1ª Coríntios 3:16), por isso igreja somos nós e não um edifício de parede. Jesus vem buscar sua noiva “igreja” e não vai levar nenhum prédio com Ele 1ª Tessal. 4. 16 e 17). Quando Hebreus fala de deixar a congregação, fala sobre abandonar a fé e não a “igreja”, é só ver o final do texto pra entender o que está escrito no contexto. Vers. 38 e 39 – A paz de Cristo.

  2. Pr. Francisco Nascimento, fico feliz de ler seu texto e concordo plenamente, pois com essas convicções de que o templo somos nós, e somos mesmo. Há tantos desigrejados hoje vivendo um evangelho a sua maneira, mas não há um lugar de maior comunhão com os irmãos que também nos leva a uma comunhão com Deus do que quando estamos reunidos com outros irmaos.
    Deus te abençoe querido.
    Abraços Marleide

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s