CONVERSÃO A DEUS


CONVERSÃO A DEUS

IMAGEM CONVERSÃO

“ Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição”.

Malaquias 4:5,6

O mundo em que vivemos não está muito diferente da época do profeta Malaquias que viveu a 500 a.C. Famílias desagregadas, destruídas, casais se separando ao menor sinal de incompatibilidade. Esse é o quadro de nossa sociedade.

Todos nós precisamos nos converter a Deus de algum ato ou pecado cometido contra Ele e ao próximo. Deus espera de nossa sinceridade em nos voltarmos a Ele,  afim de reconhecermos nossas fragilidades e fraquezas.

Definição de conversão

O termo “conversão” literalmente significa “virar-se para direção oposta”; abandonar o pecado e aproximar-se de Deus. (At 3:19). O termo é usado para exprimir tanto o período crítico em que o pecador volta aos caminhos da justiça como também para expressar o arrependimento de alguma transgressão por parte de quem já se encontra nos caminhos da justiça. (Mt 18.3; Lc 22.32; Tg 5.20).

Embora nitidamente ligada ao arrependimento  à conversão difere dele, uma vez que o arrependimento enfatiza o aspecto negativo do abandono ou saída do pecado, enquanto que a conversão enfatiza o aspecto positivo da volta para Cristo.

A conversão a Deus tem que ser completa, radical e total, como foi  a conversão do rei Josias.

2RS 23:25 –  E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.

O que a conversão pode trazer: (bênçãos, benefícios).

  • Salvação e perdão de pecados.

AT 3:19 –  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,

  • Paz e sossego para a alma.

IS 30:15 –  Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.

  • Renovação.

LM 5:21 – Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.

  • Cura física, emocional e espiritual.

MT 13:15 – Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

  • Mudanças de hábitos, de atitudes, de comportamentos, fortalecimento pessoal e coletivo.

LC 22:32 – Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.

  • Traz vida e afasta a morte.

EZ 33:11 – Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

A conversão não pode ser protelada, tem que ser imediata.

JR 35:15 – E vos tenho enviado todos os meus servos, os profetas, madrugando, e insistindo, e dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para servi-los; e assim ficareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; porém não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim.

A conversão está relacionada ao rompimento do pecado, com os ídolos e tudo que destrona Deus de sua vida.

EZ 14:6 – Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;

EZ 18:30 – Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.

Somos convertidos para o serviço de Deus.

1TS 1:9 – Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro…

Quando convertemos outros a Jesus ganharemos galardões.

TG 5:19 – Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,

TG 5:20 –  Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

Existem vários tipos de conversões:

  • Conversão de nações em pecado.

JR 18:8 –  Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.

  • De indivíduos, de pessoas.

JR 25:5 –  Quando diziam: Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho, e da maldade das suas ações, e habitai na terra que o SENHOR vos deu, e a vossos pais, para sempre.

  • De Pais aos filhos e de filhos aos Pais. Ml 4:6

Todos nós precisamos nos converter a Deus de algum ato ou pecado cometido contra Ele e ao próximo. Deus espera de nossa sinceridade em nos voltarmos a Ele,  afim de reconhecermos nossas fragilidades e fraquezas.

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

Um comentário sobre “CONVERSÃO A DEUS

  1. PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODOS QUE NELE CRER, NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA. Jo. 3;16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s