A CURA DE UM LEPROSO


A CURA DE UM LEPROSO

IMAGEM CURA LEPROSO

“Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: se quiseres, podes purificar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou e disse-lhe: quero, fica limpo! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo”. Marcos 1:40-42

A lepra até os dias de hoje, é considerada uma doença terrível.  Ela é uma doença infecciosa produzida por um bacilo específico, chamado bacilo de Hansem.

A hanseníase (lepra), como nós a conhecemos atualmente, não é a mesma lepra descrita na Bíblia. A hanseníase é uma doença contagiosa, causada por micróbios chamados bacilos, o Mycrobacterium leprae. A lepra da Bíblia era uma coisa muito diferente.

É uma infecção que começa com a descoloração da pele, falta de sensibilidade nas partes afetadas, às vezes atingindo mãos e pés inteiros; Perda de sobrancelhas; Inchações nodulares especialmente na face e nas orelhas; Desabamento do nariz; Cegueira; Incapacidade de fechar as pálpebras (lagoftalmo); Nervos inchados e doloridos; Deformidade incapacitante nas mãos e nos pés; Úlceras profundas nos pés.

Ás glândulas sudoríparas (que emitem ou produzem o suor) é destruído na área afetada, o que impede a transpiração na região atingida. Essa área atingida pela infecção fica insensível ao tato e ao calor.

Há dois tipos de lepras: A lepramatose e a tuberculóide:

No tipo da lepramatose a mancha pode espalhar-se rapidamente em todas as direções. Resultando disso inchaço; e aparecimento de tumores esponjosos. Essa enfermidade também afeta os órgãos internos. Começam a aparecer deformidades nas mãos e nos pés quando os ossos se deterioram e começam a desaparecer. As extremidades dos nervos sensórios não mais respondem ao calor ou aos ferimentos (tornam-se insensíveis).

No tipo tuberculóide é menos severa essa doença. As manchas tendem por serem limitadas, e mesmo nos casos de tratamento a enfermidade pode ficar inteiramente sanada após um a três anos. Esse tipo de lepra pode tornar-se crônico, embora seja menos debilitante.

Em 1873 um norueguês de nome G. Armauer Hansen, descobriu o bacilo, que causa essa enfermidade; aí se deu o começo da cura dessa doença terrível. É por esse motivo que os leprosos são chamados Hansenianos.

O PECADO É SEMELHANTE À LEPRA

Propaga-se rapidamente.   É contagioso.   É crônico.  Mutila o doente gradativamente.  Corrompe completamente. Jer 17:9

Três áreas são rapidamente afetadas:

  • Mente. I Co 2:14  Consciência. I Tim 4:1,2  Vontade. Ef 2:2,3

Não tem fronteira cultural, racial. Rm 3:23; 10-12 Marginaliza o doente (É separado dos bons) Nm 12:14,15

–   O pecado separa o Homem de Deus. Is 59:1,2

Embora possa possuir dons e talentos pessoais, é rejeitado por todos, e se sente impotente diante do mal. Leva a morte terrível:

  • Morte espiritual. Ef 2:1; I Tm 5:6
  • Morte física. Hb 9:27
  • Morte eterna. Ap 21:8

JESUS O SALVADOR DO LEPROSO (PECADOR)

Atitude do leproso (pecador) quando ouviu falar sobre Jesus. vs 40

  • Aproximou-se de Jesus. (Demonstrou fé específica)
  • Humilhou-se perante Ele. (Reconheceu sua dependência nele)
  • Clamou por Ele. (Reconheceu que Jesus era a única salvação para libertá-lo daquele estado físico e espiritual)

A Atitude de Jesus para com os que o buscam com sinceridade. vs. 41

  • Ficou profundamente compadecido.
  • Estendeu a mão.
  • Tocou-lhe   (fazia muito tempo que não lhe tocavam).
  • E disse-lhe: “ Quero, fica limpo”.
  • Na mesma hora em que Jesus tocou-lhe, ele ficou curado do seu mal.

A alegria daqueles que são tocados por Jesus. vs. 45 (curados, libertos)

  • Passam a ser testemunhas vivas do poder de Jesus.
  • Passam a propagar as maravilhas do Senhor.
  • Passam a glorificar a Deus aonde chegam.
  • Muitos são salvos e libertos pelo testemunho de uma vida transformada.

A lepra é uma doença terrível. O pecado é semelhante à lepra. Assim como a lepra precisa de uma cura rápida e completa, o pecado também precisa. Como o leproso se aproximou de Jesus, assim também o pecador precisa reconhecer o seu pecado e buscar a cura e a libertação.

Pr Francisco Nascimento

About these ads

11 comentários sobre “A CURA DE UM LEPROSO

  1. Gostaria de parabeniza-lo e agradecer por essa palavra tão maravilhosa e que tão sabiamente o Pr. esplanou,
    que o Espirito Santo de Deus seja sempre com você!

    A paz do Senhor!

  2. Sinceramente…. nunca tinha analisado desta maneira … essa passagem da bíblia… abriu os meus olhos… Que Deus abençoe sempre a todos que pregam / anunciam a palavra do nosso Senhor.

  3. Olá eu congrego na IEQ de Paraguaçu MG, Precisava de uma idéia a respeito dessa passagem bíblica pra eu fazer uma pregação numa casa de uma pessoa não evangélica. Trata-se de um trabalho de evangelisação da nossa igreja, e essa menssagem me abriu os olhos pra uma reflexão que eu nunca havia tido. Gostaria de parabeniza-lo por esse teu trabalho maravilhoso. Que Deus continue te abençoando poderosamente. Que a Paz do Senhor esteje e permanessa contigo.

    Abraços
    Anderson Fagundes

  4. Pr Nascimento, que Deus lhe abençõe por essa mensagem. Acrescente-lhe ainda mais sabedoria para muitas outras revelações que vão avivar, inspirar e libertar vidas.

  5. entendi de forma mais esclarecida a mensagem que estava pesquisando, sobre a cura da alma, e digo que podemos não só receber a cura da nossa matéria, mas a cura da alma que ninguém vê a lepra escondida nela, Deus cura o ferido de alma também, Deus vos abençoe grandemente, um forte abraço.

  6. parabéns meu pastor, por essa linda mensagem, com certeza irei passar adiante, pois tenho um ponto de pregação na rua do sol, onde pregamos o evangelho toda quinta feira a partir das 19;00 horas, e com isso mostraremos ao mundo inteiro que DEUS ainda tem os seus pra falar ao seu povo. Assim como tem lhe usado que DEUS lhe abençoe muito os meus também, pastor. fique na paz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s