AS GRANDES PERGUNTAS DA BÍBLIA


AS GRANDES PERGUNTAS DA BÍBLIA

“E chamou o senhor Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás?”

Gênesis 3:9

As perguntas são feitas para esclarecer um fato, uma dúvida ou para testar o interlocutor. Através delas se chegam a muitos conhecimentos e esclarecimentos de muitas dúvidas que existem em nossas vidas.

Há perguntas constrangedoras: “O Sr. é corrupto?” de um repórter para um político eminente. “A senhora não acha que estás muito gorda?”

O filósofo Sócrates, século 5º a. C. muito inteligente, descobriu que o homem tem uma grande capacidade de conhecimento armazenada em sua mente e que através de perguntas e questionamentos  se chega a muitos esclarecimentos. Sua filosofia era conhecida como ‘Maêutica’ (Tirar de dentro ou que está escondido). Essa idéia veio através da observação do trabalho de sua mãe que era parteira.

A Bíblia é um livro de perguntas e de esclarecimentos, existem centenas de textos delas e das mais variadas possíveis.

Iremos refletir sobre algumas perguntas das mais importantes que já foram feitas na Bíblia, que fala muito de nossa postura espiritual hoje.

PERGUNTAS DE DEUS PARA O HOMEM

“ Onde estás? ” Gn 3:9 De Deus para Adão que se escondia atrás das folhas por causa do pecado.

Muitas são as pessoas que tem buscado refúgio e esconderijo nas folhas do pecado, prostituições, bebedeiras, orgias, drogas, violências. Muitos têm se escondido atrás da fama, do dinheiro ou do prazer. Outras se escondem atrás de pessoas famosas, de parentes e de líderes proeminentes, políticos e religiosos.

Muitas dessas pessoas de tanto pecar estão envergonhadas e vão se afundando mais e mais, talvez apostando que Deus não está vendo ou não irá punir os pecados cometidos. Ec 11:9ss

Na fuga do pecado a pior coisa que pode  acontecer é o não reconhecimento da culpabilidade e não pedir ajuda e perdão, ou usar de subterfúgios e colocar a culpa em outros: ‘ Foi a mulher que me deste, olha eu não queria, mas ela me forçou, sabe como é , entende?

Onde estás?” Deus é tão amoroso, que não obstante o estado e o lugar em que se encontra o homem, espera pacientemente a declaração de arrependimento do pecador.

“Onde está Abel, teu irmão?” De Deus para Caim depois de haver matado e escondeu seu irmão. Gn 4:9

Essa pergunta fala de nossa responsabilidade familiar, social, fraternal, filantrópica. Somos responsáveis pelos nossos irmãos. Qualquer pecado que cometemos traz conseqüências no próximo, em meu irmão, e por certo ofende a Deus que exercerá justiça dos atos malignos cometidos.

Vivemos numa sociedade individualista e egocêntrica e total ausência de responsabilidade, e quase que completamente fraguimentada de sentimentos coletivos. O espírito de Cainização é um espírito de prejudicar, ofender e matar o irmão, o próximo. I Jo 3:11,12

O espírito cristão é totalmente antagônico, contrário, é um espírito fraternal, de amor, perdão e solidariedade ao próximo.

“Onde está Abel, teu irmão?”

“Que é isso que tens na mão” De Deus para Moisés que estava com a vara na mão que transformou em serpente.

Essa pergunta fala do poder de Deus em operar maravilhas com os dons, talentos e ministérios a nós concedidos. Estes podem servir como instrumentos de salvação e libertação do povo de Deus.

Mordomia dos tesouros: Dinheiro; família (Mulher; Filhos; Parentes).

Que é isso que tens na mão ”

AS PERGUNTAS DE JESUS

“Quem me toucou nas vestes? ”Mc 5:30  De Jesus para a multidão que o apertava de todos os lados.

Muitos que seguem a Jesus não  estão tocando em Jesus com o toque de fé, para serem libertos de seus males. A mulher hemorrágica que sofria por doze anos ousou a crer na cura, o que de fato assim aconteceu.

“Mulher por choras? A quem procuras? ” Jo 20:15  De Jesus para Maria Madalena depois de ressuscitado.

A última vez que Maria Madalena viu Jesus,  este estava na cruz, completamente desfigurado; e agora ela o vira glorificado por isso não o reconheceu.

As muitas dores e sofrimentos, tribulações nos deixam obscurecidos, insensíveis, sem percebermos o glorioso, a esperança e a certeza da vitória. Jesus Cristo ressuscitou, esta é a nossa esperança, esta é nossa vitória. I Cor 15:17-20

“Mulher por choras? A quem procuras? ”

“ Crês tu no Filho do Homem? ”Jo 9:35-38 Pergunta dirigida a um cego em que Jesus o havia curado; no que o cego respondeu: “ Quem é o Senhor, para que eu nele creia?

Muitos têm recebido benefícios de Jesus, estão próximos Dele, mas  nunca tiveram um encontro pessoal com ele, nem tampouco o reconhece.

“Porventura quereis também vós outros retirar-vos? ” Jo 6:67 De Jesus para os doze discípulos quando muitos discípulos o abandonaram.

Muitos têm abandonado Jesus por várias razões: tribulações, pecado, mundo, prazeres. Jesus é o único que têm a vida eterna. “ A Quem iremos, Senhor, só tu tens a palavra da vida eterna?”

PERGUNTA DO CARCEREIRO DE FILIPOS

“ Senhores, que devo fazer para seja salvo?” At 16:30

O Carcereiro de Felipo só tinha uma oportunidade de salvação e esta no podia deixar passar.

Quantos não têm se preocupado com a salvação de sua alma, deixando a decisão sempre para mais tarde, ou para depois da morte.

“ Hoje é um dia sobremodo oportuno, hoje é dia de salvação” II Cor 6:2

“ Crer no Senhor Jesus, e serás salvo tu e tua casa” At 16:31 Foi a resposta de Jesus ao carcereiro e a todos que o querem como salvador de sua vida

PERGUNTA DE PILATOS

“Que farei, então, deste a que chamais o rei dos Judeus?” Mc 15:12

O que você tem feito de Jesus em sua vida? O que você tem feita para Jesus em vida? Onde está colocado Jesus em sua vida? Tem Jesus o verdadeiro significado merecido em seu coração?

Pr Francisco Nascimento

8 comentários sobre “AS GRANDES PERGUNTAS DA BÍBLIA

    1. Oi Elza,

      Minha irmã, desconheço esse texto citado, mesmo porque se ele existir na bíblia canônica, o que não creio, está em contradição a vários outros textos, que diz que quem crer, será salvo: João 3:16, João 5:24; I João 5:13; quem confessar a Jesus como Senhor, será salvo: Rm 10:9-13.

      Um abraço, espero que tenha servido para esclarecer.

      Pr Francisco Nascimento

  1. Queridos pastores , li uma vez na biblia assim. Quem tem dinheiro e nao ajuda seu irmao está pecando. em que livro está, nao consigo encontrar. grata Sueli

  2. 1ª JOAO 3;17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?

  3. Queridos Pastores gostaria que me tirassem uma dúvida, a igreja de Cristo passará pela grande tribulação? Deus vos abençoe!

  4. Não. pois o arrebatamento da igreja de Cristo será antes da grande tribulação.Os escolhidos serão levado para o céu, depois disto virá o caos onde vai reinar o anticristo por 7 anos. até a vinda do Filho do Homem; Jesus Cristo. Ele dará fim ao reinado do anticristo e aprisionará ele e santanás por 1000 anos. depois de desses 1000 anos santanás será solto e virá conquistar exércitos e juntos vai querer apoderar-se da cidade Santa; Israel. Antes disso Deus enviará fogo ao redor dos muros de Jerusalém e queimará todos os seus inimigos. Nisto, santanas será lançado ao lago de fogo com seus demonios e ficará preso para sempre. Acontecerá entao o grande jugamento.
    Todos os povos e nações serão julgados segundo suas obras, os que tem o nome no livro da vida passará a viver no Paraíso; cidade de ouro e na glória eterrna. os não tiverem o nome no livro da vida será lançado no lago de fogo juntamente com santanás e sua legião.
    E acontecerá a paz tão sonhada todos viverão da glória de Deus e não terá mais lágrimas, sofrimento,inveja,ira,fome,doença ou coisa alguma que lembre pecado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s