O DIA DO JUÍZO ESTÁ PRÓXIMO


O DIA DO JUÍZO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO

Sofonias 1: 2-12

“Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o SENHOR”.Vs 2

Por volta do ano 600 a.C. o povo de Israel, especificamente a nação de Judá estava completamente afastada de Deus, cometendo todo tipo de pecados. Não existia mais temor de Deus e nem respeito para com seus semelhantes.

Os príncipes (Governadores) estavam corrompidos; os Juizes, que deveriam fazer justiça, estavam cuidando de seus próprios interesses.  Os profetas e sacerdotes que deveriam cuidar das cousas de Deus, eram homens levianos, pecadores, que profanavam o santuário e violavam a lei de Deus.

Esta era a realidade da vida social e religiosa daquele povo, totalmente desviado dos caminhos do Senhor. Foi nesse tempo que Deus levanta o profeta Sofonias com uma palavra profética de juízo àquela nação: “ Consumirei os homens e os animais, as aves do céu, e os peixes do mar. Estenderei  minha mão contra Judá e contra os habitantes de Jerusalém. (Cap. 1:2-4)

Disse mais o Senhor Deus pela boca do profeta: “Está perto o grande dia do Senhor, está perto e muito se apressa. Atenção! O dia do Senhor é amargo e nele clama até o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação; dia de angústia, dia de alvoroço e desolação, dia de escuridade, dia de nuvens e densas trevas; trarei angústia sobre os homens e eles andarão como cegos porque pecaram contra o Senhor”.(Cap. 1: 14-18)

Talvez você pense: Deus foi muito duro com o povo de Israel; certamente, depois desta exortação, Israel se converteu de seus maus caminhos. Será que um Deus tão bondoso derramaria seus juízos e puniria um povo pecador?. Apesar dessa exortação ser bastante forte, o povo de Israel não se arrependeu de seus pecados.

Por volta do ano 582 a. C, incitado por Deus, o rei da Babilônia, Nabucodonosor invadiu Judá, matou milhares e levou os restantes cativos para Babilônia. Tudo porque não ouviram a palavra profética de Juízo, e não se arrependeram de seus pecados.

SETE COISAS QUE DEUS ABOMINA E UM DIA IRÁ DESTRUIR

1. OS RESTOS DE BAAL (O DEUS DOS FENÍCIOS).

“Estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém; exterminarei deste lugar os restos de Baal…” vs. 4a

–  São objetos de culto, imagens de escultura, materiais endeusados pelos homens. É o dinheiro, o poder, a fama. ( Cl 3:5 )

2. NOME DOS MINISTRANTES DOS ÍDOLOS E SEUS SACERDOTES. (LÍDERES E RELIGIOSOS)

“…Exterminarei …o nome dos ministrantes dos ídolos e seus sacerdotes.”vs.4b

–    São aqueles que alimentam o povo com  idolatrias.

–    São os religiosos que tem a capa de homens santos, mas que por dentro são servos de Satanás.

3.  OS ADORADORES DE ÍDOLOS.

“ Exterminarei…os que sobre os eirados adoram o exército do céu.” vs. 5a

–      São aqueles que adoram as imagens de escultura, de gesso, de pau, de pedra, feitas pela mão do homem. São aqueles que adoram o exército dos céus, os anjos, os espíritos guias, o sol, a lua, as estrelas (gostam de consultar a astrologia)

4.  OS ADORADORES DUALISTAS.

“ Exterminarei…os que adoram ao Senhor,  e juram por Ele e também por Milcom.” Vs 5b

– São os que adoram ao Senhor e juram por Milcom ( ídolo dos Amonitas)    São os que servem a Deus e ao dinheiro; Deus e a fama; Deus e o santo fulano de tal; acende uma vela pra Deus e outra ao diabo; querem agradar a Deus e os vícios da carne.

– Advertência de Deus: “… Ao Senhor teu Deus servirá e só a Ele prestarás culto”.Mt 4:10b

5.  OS DESVIADOS DE DEUS.

“Exterminarei… os que deixam de seguir ao Senhor…” vs. 6a

–   São aqueles que um dia provaram à beleza do reino de Deus, sentiram o prazer que é andar com Deus, aprenderam a decorar versículos bíblicos, mas se desviaram do Senhor seguindo a carne e os prazeres deste mundo. Serão exterminados.

6. OS INDIFERENTES (ATEUS; INCRÉDULOS). NÃO BUSCA A DEUS NEM PERGUTA POR ELE.

“Exterminarei… os que não o buscam e nem perguntam por ele.” .  vs 6b

–   São aqueles que quer existam Deus ou não, não faz diferença alguma, desde que não se intrometa em suas vidas. Seu Deus é ele mesmos.

7.  OS BEBERRÕES, QUE APOSTAM NA IMPUNIDADE DE DEUS.

“ … castigarei os homens que estão apegados a borra do vinho, e dizem no seu coração: o Senhor não faz o bem nem faz mal.” vs. 12

–   São os que vivem nas orgias, festas, prostituição, drogas, sexo; fazem de sua vida um só prazer carnal, e apostam que Deus não punirá, não fará bem nem mal. A Palavra de Deus é forte condenando tais ações. ( I Cor 6:9,10; Ap 21:8; Gl 5:21; ) Esses tais não herdarão o reino de Deus.

“ Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatra, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores, herdarão o reino de Deus.” I Cor 6:9,10

CONDIÇÕES PARA SER LIVRE DO JUÍZO DE DEUS

Examinando o seu estado espiritual. “Concentra-te e examina-te, ó nação, que não tens pudor, antes que saia o decreto, pois o dia se vai como a palha; antes que venha sobre ti o furor da ira do Senhor, sim, antes que venha sobre ti o dia da ira do Senhor.  Buscai o Senhor vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor.” Sofonias 2:1-3

– Reconhece teus pecados; vêde onde tens pecado contra Deus; arrepende-te; converte-te a Deus, hoje.   “Arrependei-vos e convertei-vos a Deus…” At 3:19

Buscai a justiça de Deus (Cristo). “ Aquele que não conheceu o pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Cor 5:21)

Deus advertiu ao povo de Israel através do profeta Sofonias. Que Ele iria julgá-lo se não se arrependesse de seus pecados.

Deus tem advertido os moradores desta terra que se não se arrependerem, derramará seu juízo.

Há um jeito de livrar-se do juízo de Deus sobre a face da terra: arrependendo-se e convertendo-se a Ele de todo coração. E ouvindo a sua palavra.

“ Oh,Terra, Terra, Terra! ouve a Palavra do Senhor!!!”

Jeremias 22:29

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s