VIDA DEVOCIONAL


vidadevocional

“Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. Amém!”

( 2Pedro 3:18)

A palavra “devoção” significa fervor com que se praticam certos exercícios religiosos, provocado pela esperança. Dedicação fervorosa e intensa, grande amor. Consagração.

A  autodisciplina é o alicerce fundamental  para o estabelecimento do sucesso em todas as áreas de nossa vida.. Disciplina é prática, submissão e observação a certos preceitos que regulam e orientam o viver cotidiano do individuo. . É esforço individual. Como crentes, não podemos desconhecer a responsabilidade da autodisciplina em nossa vida.

Talvez já tenhamos nos perguntado por que alguns crentes parecem viver de vitória em vitória enquanto outros lutam frequentemente em seu relacionamento com Deus. A resposta a essa pergunta baseia-se no que esses  crentes fazem para fortalecer a sua vida espiritual. Mais do que qualquer outra coisa que façamos de maneira habitual, os “momentos devocionais individuais” nos mantem persuadidos de que nosso Deus é verdadeiro e eficaz.

Marcos 6: 45-46:Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar”

Lucas 5:15-16: “Porém o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava, e grandes multidões afluíam para ouvirem e serem curados de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.”

Lucas 6:12-13: “ Naqueles dias,retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite toda orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os discípulos e escolheu doze  dentre eles, aos quais também deu o nome de apóstolos.”

A oração não era apenas um costume para Jesus, mas, sim, um meio de comunhão com o Pai.

Mesmo quando queremos ter um momento diário com Deus, logo as atividades, nos impedem de fazer isso. Assim como Jesus, às vezes devemos  nos afastar da multidão e passar um tempo  a sós com Deus.

A autodisciplina começa com uma decisão. Quando você decidir que o seu tempo com o Senhor é a parte mais importante do dia, começará a por em ordem suas prioridades a fim de certificar-se de que mantém comunhão com Deus.

Jesus nos deu exemplo  quando se comunicava com o Pai. Ele sabia o segredo da vitória: Momentos a sós com Deus. Mateus 6:6 “ Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará”

Jesus não permitiu que as ocupações da vida,  interrompessem seu tempo a sós com Deus. E tampouco nós podemos permitir. Devemos tomar a decisão de mantermos os momentos devocionais diários como prioridade em nossa vida. Talvez  teremos de abandonar a multidão, desligar a televisão ou o computador (internet)ou, ainda, levantar mais cedo para passar tempo na comunhão com Deus. Lembre-se de que estamos numa verdadeira carreira cuja meta é a vida eterna. Não podemos permitir que nada nos impeça de alcançar essa meta. 1 Coríntios 9:25-27Todo aquele que luta em tudo se domina. Eles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Portanto corro, não como indeciso:, combato, não batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”

As disciplinas da vida cristã são os exercícios espirituais que proporcionam ao crente uma intimidade com Deus. São elas: Adoração, leitura da Bíblia, oração, entre outras.

O que fazer durante os momentos devocionais?

1– Ler e meditar a  Palavra de Deus ( Bíblia) – A Palavra de Deus é parte importante dos momentos devocionais diários. É mediante o ouvir a Palavra e a nossa fé em Cristo que alcançamos a vida eterna. Quando ouvimos a Palavra através do nosso estudo diário, conhecemos melhor a Jesus Cristo (Jo 5:24). É a Palavra de Deus que testemunha de Jesus Cristo (Jo 5:39), Salmo 1.

A obediência a Cristo inclui perseverança em sua Palavra (Jo 8:31-32). A Palavra de Deus apresenta a verdade de Jesus Cristo que conduz à liberdade da escravidão do pecado e ao ministério de serviço a Deus

2 – Oração –Encontrar a força da oração, nos momentos devocionais, é algo que só podemos aprender por experiência própria. Quanto mais oramos, tanto mais aprendemos o valor e o poder da oração que estão a nossa disposição. Tem  ocorrido muitos milagres porque os crentes oram.  Em Efésios 6, Paulo ordenou aos crentes eu se vestissem da armadura de Deus. Mas, a fim de tornar a armadura eficaz, Paulo disse que se deve usar a armadura com a oração ( v.18). Ele incentivou os crentes a que exercesse esse dom espiritual com toda perseverança e súplica por todos os santos. Isso significa mais do que orar por nós mesmos. É suplicando a Deus em  favor dos irmãos em Cristo que alcançamos poder espiritual ( intercessão).

Não obstante a oração ser como uma conversa com um amigo, devemos nos dirigir a Deus com louvor e ações de graça ( Fp 4:6). Outros textos : Cl 4:2, 1Jo 5:14-15. A oração deve ser tão natural na vida como comer e respirar.

3-Adoração – estágio profundo de reconhecimento  dos  atributo   inerentes somente a Deus.  Comunhão intensa  com Ele : Dt 6:5-7.

Um dos propósitos dos momentos devocionais é buscar o amadurecimento espiritual. Devemos nos esforçar para fortalecer o nosso caráter cristão (2Pedro 1:5-11) Se não dedicarmos tempo, a cada dia, à oração e à leitura da Palavra, ficaremos espiritualmente anêmicos. Os momentos mais prazerosos na vida cristã, são os que passamos a sós com Deus, nos revelamos a Ele e Ele a nós.

Miss.  Helena Paladino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s