O MAU COSTUME DE ALGUNS


malcostume

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:25

A igreja é lugar da habitação de Deus. Lugar de Amor; conforto; paz; perdão; unidade; exortação; edificação; ministração da Palavra. Lugar de disciplina e correção. Lugar de desenvolvimento da maturidade cristã.

Lugar de refúgio onde o aflito e deprimido encontra a cura de seus males. Lugar aglutinador (convergente) de diferentes pessoas de níveis sociais, raciais, intelectuais e ideológicos. Lugar de partilha material e comunhão espiritual.

Se a igreja é tudo isso porque muitos a abandonam? Por que muitos não  dão satisfação  e deixam de ir aos cultos e as atividades da igreja?

Vamos entender o que a Bíblia fala a respeito desses irmãos e como deve ser a atitude daqueles que continuam firmes no templo.

QUATRO TIPOS DE CORAÇÕES E SUAS REAÇÕES QUANDO A PALAVRA É SEMEADA (Mateus 13: 3-9, 18-23)

1. Beira do caminho. (Superficial) Ouve a palavra e não compreende. O maligno arrebata o que foi semeado no coração.

2. Solo rochoso. ( Fé; Igreja )  Ouve e recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo. Têm pouca duração. Não suporta a angústia e perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

3. Entre os espinhos. (mundo/ vaidades) Estes ouvem a Palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

4. Terra boa. (Bom ouvinte ouve e pratica) Ouve e a compreende, guarda a Palavra dentro do coração e passa a dar frutos na medida de sua capacidade.

QUATRO TIPOS DE ATITUDES QUE AFASTA O CRENTE DA CONGREGAÇÃO

1. Falta de perseverança. (Tenacidade) e obstinação. “ E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que persevera até o fim, este será salvo.” Mateus 24:10-12

“ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do senhor, sabendo que, no Senhor o vosso trabalho não é vão.” I Coríntios 15:58  “ Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” I Coríntios 16:13

Existem alguns atributos que fazem parte daqueles que vence na vida: Fé. Força. Perseverança. Tenacidade. Obstinação. Poder. (Provérbios 24:10 )

Como bom soldado de Cristo, precisamos suportar lutas, privações, pressões, adversidades e ficarmos firmes. II Timóteo 2:3-7

2. O Pecado. Hebreus 10:26

Muitos deixam a congregação porque estão em pecado, e essa atitude  traz anemia, fraqueza e pouca ou quase nenhuma vontade de ir ao templo. O pecado paralisa, traz sentimento de culpa, fuga, abismo e morte.

Os pecadores não permanecerão na congregação dos justos. Salmo 1:5

O orgulho é um sentimento perverso que ocorre quando se está em pecado: Não se humilhar; não reconhecer seus erros; não pedir perdão; culpar os outros pelas suas próprias fraquezas e derrotas.

A não ida ao templo quando se têm condições já é um pecado; trocar  a adoração a Deus por outras cousas  é um indicativo de idolatria.  “ Eu amo senhor, a habitação da tua casa, e o lugar aonde tua glória assiste.” Salmo 26:8 “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro está à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”Salmo 84:10

3. Falta de temor a Deus.

A nossa salvação deve ser desenvolvida com temor e tremor. Filipenses 2:12 O temor do Senhor é o principio da sabedoria. Provérbios 1:7; 9:10 O temor do Senhor conduz a vida. Provérbios 19:23

No Temor do Senhor tem o homem forte amparo, e isso é refugio para os seus filhos. Provérbios 14:26 O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte. Provérbios 14:27

Não devemos temer os homens, mas a Deus que pode lançar a alma no inferno.  Mateus 10:28

4. Falta de vigilância.

“ Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois há de sobrevir a todo ps os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder, e está de pé na presença do Filho do homem.” Lucas 21:34-36

“ E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no principio cremos. Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obra das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em  contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante ás suas concupiscências.” Romanos 13:11-14

QUATRO TIPOS DE ATITUDES QUE A IGREJA DEVE TER PARA COM  IRMÃOS FALTOSOS

  1. Não julgá-los. (Mateus 7:1,2)
  2. Manifestar amor. (Perdoando)
  3. Suportá-los.“ Suportai-vos uns aos outros…” (Colossenses 3:13
  4. Carregar as cargas uns dos outros. Gálatas 6:1-3

A permanência no templo é a sobrevivência espiritual do crente, que o manterá com a chama acesa do Espírito Santo, afim de  que na Volta do Senhor Jesus,  não seja encontrado com àqueles que não se prepararam devidamente para esse bendito Dia. Mateus 25:1-10

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

Um comentário sobre “O MAU COSTUME DE ALGUNS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s