PERVERSO CORAÇÃO DE INCREDULIDADE


PERVERSO CORAÇÃO DE INCREDULIDADE

PERVERSOCORACAO

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Hebreus 3:12,13

Um dos grandes perigos que a igreja contemporânea vive é ser infectada por uma tentação que cercou muitos cristãos no ínicio da igreja primitiva e um grande número caiu enlaçados por ela. É algo sutil, que vai invadindo os corações, e sem se aperceberem, não obstante,  manterem a forma religiosa, as expressões e os aspectos  externos de crença, o coração vai se afastando de Deus e de sua soberana vontade.

Essa era a preocupação do autor de Hebreu ao advertir aos que haviam professado a fé em Cristo como Salvador de suas vidas: o de tomar cuidado para que a tentação do perverso coração de incredulidade, não os afastasse do Deus vivo.

Parece paradoxal uma advertência como essa ser dada justamente a crentes, cristãos professos, mas só tem sentido quando entendemos a profundeza dessa exortação e a amplitude com que é repetida no livro de Hebreus.

De fato, o conteúdo do livro de Hebreus é uma afirmação dogmática das verdades cardeais das doutrinas cristãs, fundamentalmente em relação à lei e à graça; Antigo e Novo Testamento; tipos e símbolos; profecias do Antigo Testamento relacionadas a Cristo, e a primazia de Cristo para com todos: Cristo é melhor do que os anjos, do que Moisés, do que Josué, do que Arão; e a Nova Aliança (Hb 8:7-13) é melhor e maior  que a aliança Mosaica. (Hb 1:4; 6:9;7:7;8:6;9:23;10:34;11:16,35,40;12:24)

A  carta aos Hebreus é muito mais do que isso. É uma defesa da fé genuína e uma exortação à preservação das práticas e atitudes  morais e doutrinárias que se deve ter em relação a Deus e sua Palavra. O efeito da Palavra de Deus é radical em desvendar as profundezas do ser  humano, e atingi-lo na alma, no coração e no espírito. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12

Alma (coração) é a sede dos sentimentos, da vontade, dos desejos mais profundos do homem, assim, deixar-se invadir pelo espírito de incredulidade e fechar-se a voz e aos comandos de Deus para nossa vida; isso se chama apostasia (desvio da fé genuína), inaceitável, portanto, para Deus.

O perverso coração de incredulidade retratado no livro de Hebreus, era expresso  em vários comportamentos que alguns cristãos estavam cometendo: Negligência em relação à verdade relevada. (Hebreus 2:1-3) Endurecer o coração pelo engano do pecado. (Hebreus 3:13) Desobediência. (Hebreus 4:6) (Hebreus 4:14) Desviar-se, cair e voltar atrás. (Hebreus 6:4-6;10:26) Deixar-se de congregar-se (Hebreus 10:25) Abandonar a confiança,  retroceder na fé (Hebreus 10:35-39) Deixar a raiz da amargura entrar no coração ( Hebreus 12:15-17) Não honrar o casamento. (Hebreus 13:4) Envolver-se nas doutrinas várias e estranhas (Hebreus 13:9)

O espírito da incredulidade é um mal terrível que produz conseqüências que impedem muitas coisas boas acontecerem, muitas bênçãos serem concretizadas em nós e por nós. Vejamos alguns desses danos:

A incredulidade endurece nossos corações para que a obra de Deus não se realize em nossas vidas. “Vós fizestes pior do que vossos pais; pois eis que cada um de vós anda segundo a dureza do seu coração maligno, para não me dar ouvidos a mim.” Jeremias 16:12 “Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno. “ Jeremias 18:12

Quando há incredulidade, os milagres não acontecem: E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” Mateus 13:58 “Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar.” Marcos 6:5,6

A incredulidade produz perplexidade e repreensão da parte de Cristo: “Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino.” Mateus 17:17; Lucas 9:41

A incredulidade traz separação da presença de Deus: “Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.” Romanos 11:20

Os incrédulos sofrerão o juízo da separação eterna de Deus: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” Apocalipse 21:8

O QUE FAZER PARA COMBATER O ESPÍRITO DE INCREDULIDADE?

  • Confissão da esperança. “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” Hebreus 10:23
  • Não deixar de congregar. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:25
  • Fé, nas palavras de  promessas declaradas em nosso favor. “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Hebreus 10:37-39; 11:6
  • Perseverança, quando os ventos são contrários, ou quando a tempestade do deserto assaltar tua alma querendo que desistas. “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:1-2

  • Fidelidade, ao  Deus que nunca te traiu e nunca te abandonou. “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” Hebreus 13:5,6
  • Amar o próximo e a fazer o bem. “Seja constante o amor fraternal. Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados.” (Hebreus 13:1,2,3,16)
  • Obedecer aos líderes e pastores, os que guiam. Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” (Hebreus 13:7,17)
  • Oração e intercessão são o combustível que nos aproxima de Deus e aquece nossos corações, enchendo-nos de esperança. Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente.” (Hebreus 13:18,19)

Há uma promessa de bênção sobre tua vida. “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” Ezequiel 36:26,27

Que o pecado da incredulidade, não nos atinja de nenhuma maneira e que a igreja, que somos eu e você possa andar altaneira, em fé, confiança e força no Espírito Santo, que vivendo em nós, nos transforma de glória em glória, até a manifestação gloriosa de nosso Rei e Senhor, Jesus Cristo.

Pr Francisco Nascimento

5 comentários sobre “PERVERSO CORAÇÃO DE INCREDULIDADE

  1. Realmente esses são tempos onde temos que crer cada vez mais na nossa fé… o evangelho é simples e eficaz! Cremos nas promessas de Deus para nossa vida se o amarmos!!
    Muito boa essa palavra..

    Que Deus possa lhe iluminar cada vez mais!!!

  2. Olá, a paz do Senhor, a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Tremenda essa palavra, vou utilizar uma parte na EBD de amanha. Ok? =]

    Deus te abençoe !

    Flavio

  3. As decepções constantes que temos, nos fazem endurecer um pouquinho por vez, tornando o nosso coração incrédulo sem percebermos. Vamos criando uma casca tão dura que nos afasta de Deus. Não quero isso para a minha vida! Quero permanecer, continuar a carreira, uma vida bem pertinho do amado da minha alma! Obrigada pela palavra tão direta ao meu coração. Que Deus o abençoe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s