AS PREOCUPAÇÕES DE UM PASTOR


AS PREOCUPAÇÕES DE UM PASTOR

“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam corrompidas as vossas mentes, e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” II Coríntios 11:2,3

A cidade de Corinto era uma metrópole comercial da Grécia, uma das maiores, mais ricas e mais importantes cidades do Império Romano, com uma população de mais 700.000 habitantes, só ultrapassadas por Roma, Alexandria e Antioquia.

Situada a uns 80 Km de Atenas, na principal rota comercial do império, pelos seus ancoradouros passava o comércio do mundo.

Foi neste lugar que o apóstolo Paulo ficou um ano e meio (At 18) e fundou uma das maiores igrejas, bem a sombra da filosofia de Atenas.

Uns três anos depois que o apóstolo Paulo sair de Corinto, estando em Éfeso, cerca de 320 Km a leste, do outro lado do Mar Egeu, recebeu uma delegação de lideres da cidade de Corinto que buscava orientação de alguns problemas em estava passando.

Foi daí que escreveu estas cartas a fim de exortar os irmãos nos diversos problemas enfrentados.

A primeira Epístola aos Coríntios revela os problemas, pressões e lutas de uma igreja que se iniciou numa sociedade pagã.

Paulo se referiu a uma variedade de problemas no estilo de vida da igreja de Corinto: facções, divisão, ações judiciais, imoralidade, alimentos oferecidos aos ídolos, introdução de falsos apóstolos, que dizia ter mais autoridade que o apóstolo Paulo, que foi o fundador desta igreja. Outros problemas: dúvidas nas questões dos relacionamentos conjugais, abuso da Ceia do Senhor e dons espirituais, participação da mulher no culto e heresias acerca da ressurreição.

A segunda carta aos Corinto um ano depois da primeira (57 d.C), nasce em virtude de como foi a reação dos irmãos de Corinto na primeira carta.

Paulo nessa epístola faz uma veemente defesa do seu apostolado, haja vista que os falsos apóstolos vindo da Judéia, tentavam-o desqualificar seu ministério, chamando-o de inconstante, orgulhoso, de aparência e locução inexpressivas, desonesto e sem qualificação como apóstolo de Jesus Cristo.

As duas cartas à igreja carismática de Corinto é uma coletânea de doutrinas cristãs fortes e fundamentais que servem como base de como deve se esmerar uma igreja madura, sólida que quer agradar a Cristo.

Também nos leva a refletir nossa postura como cristão no mundo contemporâneo, a fim de alicerçarmos nos verdadeiros fundamentos da fé cristã.

Paulo é a figura de um pastor preocupado com os desvios de conduta da igreja que ele fundou com lutas, perseguições, orações, e lágrimas, afim de vê-la como noiva de Cristo pura e sem mácula preparada para o encontro com seu noivo (Cristo).

IGREJA A NOIVA DE CRISTO

“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.”

Uma verdade a ser meditada a cada dia.

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tende da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois glorificai a Deus no vosso corpo.” I Cor 6:19,20

Muitos por não reconhecerem o valor que têm logo se prostituem substituindo Jesus por outro de menor importância.

O veneno da serpente tem se alastrado pelo mundo a fora, e muitos têm sido infectados. (Concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida) I João 2:15-17

Uma verdade a ser vivida a cada dia.

“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, postai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor.” I Cor 16:13,14

Uma verdade a ser proclamada a cada dia. I Cor 9: 16

“ Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho”

ATITUDES E COMPORTAMENTOS QUE SE REQUER DA NOIVA DE CRISTO

Simplicidade (Atos externos).

“Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso celebremos a festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malicia; e, sim, com os asmos da sinceridade e da verdade.” I Cor 5: 7-8

No grego: singeleza, sinceridade, retidão, generosidade, estando em vista uma sincera devoção a Cristo. Os crentes de Corinto perdiam por prestar lealdade a outro, desviando-se assim, de sua ‘singeleza de propósitos’. E por se mostrarem divididos em sua devoção, estavam prestes a cometer a fornicação espiritual.

A prática da simplicidade é um antídoto que combate o veneno da serpente que traz contenda, inveja, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho, tumultos. II Cor 12:20

Pureza. (Santidade: interior)

“ Ou sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores, herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.” I Cor 6:9-11

Corrupção moral é ponto frisado pelo apóstolo, o que transformaria a virgem pura em uma fornicária. Neste caso, naturalmente, não estão em foco pecados sexuais reais, e sim a deslealdade espiritual, a corrupção das idéias cristãs, em que a sua fé seria distorcida, assumindo formas impuras, inaceitáveis para Cristo.

A prática da pureza é um antídoto que combate o veneno da serpente que tinha contaminado os irmãos de Corinto com o pecado da impureza, prostituição e lascívia. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemos-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” II Cor 7:1

A respeito da ceia do Senhor em I Cor 11:23 ss O apóstolo Paulo fala da importância que foi a crucificação de Cristo, o que ela representa para nós os cristãos; e de como devemos olhar para as promessas que nos aguardam se perseveramos até o fim.

Não só veremos o Senhor da Glória, como participaremos da grande ceia ministrada por Jesus Cristo nosso Salvador.

Pr Francisco Nascimento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s