O VALOR DA COOPERAÇÃO


O VALOR DA COOPERAÇÃO

“Falou Josué aos Rubenitas, e aos Gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo: Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos concede descanso, e vos dá esta terra. Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes, e os ajudareis; até que o Senhor conceda descanso a vossos irmãos, como a vós outros, e eles também tomem posse da terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; então tornareis às terra da vossa herança e possuireis a que vos deu Moisés, servo do Senhor desta banda do Jordão, para o nascente do sol.” Josué 1:12-15

Toda conquista, todo trabalho, todo alvo a ser alcançado demanda um preço a ser pago, um esforço a ser despendido. Dependendo do tamanho da tarefa, pode haver um sobrecarga muito grande, quando poucas pessoas estão na frente trabalhando na concretização do projeto.

Por trás de uma grande obra, muitos são os que trabalham na execução e fazem para que chegue a bom termo, à consolidação.

Para construir uma grande obra da magnitude do reino de Deus, necessita-se da cooperação de todos, afim de que a obra saia a bom tempo e seja perfeita.

Nas muitas lutas que enfrentamos, precisamos uns dos outros para vencermos, a batalha pelo reino é vencida pela cooperação de todos.

A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇAO

Na conquista da terra de Canaã, Deus foi o supremo comandante que levou seu povo, Israel, à vitória. Moisés foi o que conduziu o povo do Egito até as portas de Jericó. Josué foi o líder que reuniu e convocou o povo para a conquista final, que era a tomada da cidade de Jericó e a entrada em Canaã, a famosa terra prometida.

Josué não trabalhou sozinho, recebeu a cooperação de todas as tribos de Israel. Ninguém podia ficar ocioso, enquanto a conquista se estabelecia.

Toda a batalha necessita de soldados valentes, dispostos e cheios de vigor, que estejam preparados para dar a sua própria vida se assim for preciso.

A ordem dada pelo grande general “Jeová Sabaoth” já havia sido decretada e ninguém poderia desobedecer, tinham que ir a batalha, a conquista.

Josué convocou as tribos dos Rubenitas, dos Gaditas e a meia tribo de Manassés para passarem a frente, estarem na liderança na conquista de Canaã; essas tribos já estavam de posses da terra aquém do Jordão, suas famílias, seus gados e suas posses já estavam estabelecidas e protegidas. Agora, fazia-se necessário ajudar os irmãos a conquistarem terras para si, atravessar o Jordão e ir à frente, liderar e conquistar o território através da batalha.

As três tribos obedeceram à convocação e firmaram aliança de cooperação. A vitória estava decretada. “Então responderam a Josué, dizendo: tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti: tão somente seja o Senhor teu Deus contigo, como foi a Moisés. Todo o homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhes ordenares será morto; tão somente sê forte e corajoso.” Josué 1:16-18

Cooperação mútua, unidade, amor fraterno são atitudes que prenunciam grandes vitórias espirituais e materiais.

Quando recebemos ajuda e cooperação de outros a vitória é rapidamente conquistada: “Melhor é serem dois do um , porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” Eclesiastes 4: 9-10

Josué foi um conquistador porque teve a ajuda de todas as tribos de Israel. Abraão, foi em socorro a Ló seu sobrinho e o livrou de seus inimigos que tentava derrotá-lo. Davi foi um conquistador, mas não sozinho, teve um exército de valentes que ajudaram a vencer fortes inimigos. O nosso amado Jesus, desfalecendo pelo peso da cruz, recebeu apoio de Simão Cirineu que o ajudou a carregá-la. Lucas 23:26 “Levai as cargas um dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:2

Quando trabalhamos juntos em favor de um bem comum, recebemos um justo beneficio nessa cooperação: a carga fica mais leve, a obra é acelerada, a honra é coletiva. Todos ficam satisfeitos, a unidade é exaltada. Quando tem muitas pessoas envolvidas em um trabalho, a obra fica mais leve e as conquistas são maiores. Sobra mais tempo para outros afazeres.

O apóstolo Paulo fala que a igreja é representada simbolicamente como um corpo de muitos membros, em que um depende do outro para execução da tarefa, e há multiplicidade de funções nesse corpo. E que não devemos desprezar aqueles membros que parecem ser menos significantes. “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo… Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários… Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” I Coríntios 12:12,22,27,28

COOPERANDO COM A OBRA DE DEUS NA TERRA

“ Porque de Deus somos cooperadores, lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” I Coríntios 3:9 “ E nós na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus.” II Coríntios 6:1

Deus nos convida a cooperarmos com Ele em sua missão remidora e restauradora para com a humanidade. O verbo grego aqui empregado, “Sunergo” significa “trabalhar com”, “auxiliar”. O apóstolo Paulo, nessa qualidade, era um cooperador especial, comissionado no ministério da reconciliação; e por causa disso possuía elevada autoridade como representante de Cristo nessa questão.

Tudo quanto, porventura, estivermos fazendo deve ser em cooperação com o poder divino. O Espírito Santo é o nosso amado cooperador e consolador. O resultado prático disso é que nenhum individuo pode jactar-se em si mesmo, pois, não lhe foi dada uma missão espiritual qualquer; Deus é origem e o alvo da mesma. Ele inspira em nós o bem e o efetua em nós, ele inspira os nossos esforços e nos confere êxito. A Ele seja toda a Glória, portanto.

O nome Josué significa “Aquele que salva” deriva do mesmo nome Jesus. Jesus é o supremo comandante, o conquistador, que tem no seu comando soldados valentes e fiéis que são convocados para cumprirem sua obra de conquista na terra. Homens e mulheres são ou deveriam ser cooperadores da obra de salvação, de redenção e restauração da humanidade.

Um convocado não pode ficar ocioso, esperando que outros paguem o preço do trabalho, tem que haver envolvimento, participação e cooperação.

Um convocado tem que está sempre pronto para cooperar com a obra de conquista de almas. “ Eis me aqui” Isaías 6:8 “Então responderam a Josué, dizendo: tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos…”Josué 1:16

Um convocado não pode desobedecer com vista de perigo de morte espiritual e a condenação execrável de uma vida sem fruto. “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta…” João 15:2

Qual tem sido a tua resposta a convocação para conquistar o mundo para Deus? Qual a tua participação no exército de Deus? Qual o tempo que tens dedicado para o Jeová sabaoth na obra remidora da humanidade?

Deus nos chama hoje, para o trabalho de cooperação no ministério da reconciliação das almas para Cristo. “ Porque de Deus somos cooperadores, lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” I Coríntios 3:9

Cooperemos, portanto, com animação, prontidão, obediência e amor na obra que o Senhor nos entregou nas mãos.

Pr Francisco Nascimento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s