O SERVO EGÍPCIO RESTAURADO


O SERVO EGÍPCIO RESTAURADO

I Samuel 30:7-20

“Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água”. Vs.11

Há centenas de anos, o exército Romano se destacou por grandes conquistas. Venceu os adversários, ultrapassou muralhas e massacrou seus opositores. Apesar da superioridade desse exército e sua obsessão por vitórias, alguns dos seus soldados eram atingidos pelos adversários. Então surgia a pergunta: “O que fazer com esses homens mutilados?” Como a sede de conquista era insaciável, não havia tempo para cuidar dos imprestáveis feridos. Tornava-se necessário sacrificá-los. Tinham que avançar destemidamente rumo ao alvo principal, nada poderia impedir. O importante para eles não era o valor individual de seus homens, mas a glória da realização.

A história que acabamos de ler na Bíblia é semelhante a do relato do exército Romano. Em I Sm 30:1-20 conta que certa ocasião, Davi saiu com seu exército deixando suas mulheres e filhos num determinado lugar; aproveitando a sua ausência os Amalequitas invadiram seu acampamento e levaram suas mulheres e filhos cativos. Ao retornarem verificaram a grande perda que haviam sofrido, e choraram amargamente. Davi, porém, se reanimou no Senhor seu Deus e orou perguntando-lhe: “ Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei”? Respondeu o Senhor: “Persegue-o porquê de fato o alcançarás”.

Seguiu ele com 600 homens para libertar os seus que estavam cativos. Que busca ingrata! Aparentemente não possuíam pistas; estavam cansados e desanimados; para piorar 200 deles desistiram e resolveram voltar. Quando tudo parecia perdido, encontrou no caminho um homem ferido, com fome e com sede todo machucado, à beira da estrada. Era um egípcio (justamente um inimigo). Levaram-no a Davi, que perguntou: “Quem és tu e de onde vens? Ele, sem demora, respondeu: Sou servo dum Amalequitas, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias”. vs 13

UM SERVO FERIDO (DOENTE)

Pensamento: Aquele servo havia servido ao exército Amalequita; era um bravo lutador, cheio de vigor, empreendido grandes vitórias, mas no ardor da luta fora ferido. Vs. 14. Para o seu dono (Amalequita), um servo ferido não servia para nada a não ser esperar a morte. Para quê carregar um ferido, que só atrapalhava?

As lutas do cristão são tríplices: O mundo, a carne e o diabo. Nessa luta muitas feridas advirão; algumas superficiais, outras mortais. Nunca se deve desprezar um ferido, pois ele poderá se restabelecer, e levar teu pecado de omissão até Deus.

São muitas as feridas que ficam nos múltiplos relacionamentos que temos:

Relacionamento familiar. Esposo e esposa/ pais e filhos/ irmãos; namoro/noivados/amizade (traição); líderes, pastores, presbíteros, diáconos, professores, etc.

Feridos dentro e fora da igreja quando precisam de tratamento de amor, compaixão e perdão; recebem desprezo e indiferença.

São vários os acusadores que apontam o dedo quando estamos feridos:

Os discípulos da eutanásia: Se ele está assim, é porque procurou; Não vou jogar pérolas aos porcos; Não vou pregar para quem já ouviu; Saiu porque não era dos nossos; Perdemos um, mas ganhamos dez”;

Os discípulos de Caim: “Onde está Abel, teu irmão?” “Não sei; acaso sou eu tutor de meu irmão”.

QUE SE PASSA NO CORAÇÃO DE UM FERIDO?

– Abandono; desprezo: “Meu Senhor me deixou aqui doente, porque adoeci há três dias”. Ingratidão; tristeza; angústia; ressentimento; amargura.

A POSTURA DE DAVI FRENTE AO SERVO FERIDO

Davi o viu caído. Vs. 11

Muitos não vêem os caídos, ou fingem que não vêem, e os desprezam.

Tiago 4:17 “… Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando”.

Quantos caídos, não estão sendo vistos pelos “sãos”.

Davi o alimentou e curou de suas feridas.

– Deu-lhe/ deu-lhe/ deu-lhe: (Pão e ele comeu, água e ele bebeu; pedaços de pastas de figos e dois cachos de passas, e comeu )

Deu-lhe: Atenção; dignidade; perdão; cuidaram de suas feridas; restauração; auto-estima; amor; perdão.

Davi viu ali não um escravo, mas um homem que precisava ser cuidado, certamente, depois de curado, seria uma bênção.

COLHENDO OS FRUTOS DO AMOR FRATERNAL

O servo foi restaurado. “E ele então recobrou o alento”.Vs. 12

O que pode fazer uma pessoa restaurada; curada; perdoada; reconciliada com Deus e consigo mesma? Certamente grandes coisas.

Servo se tornou um mensageiro das boas novas. (O servo levou Davi e os seus soldados até onde estavam os que o haviam abandonado. E Davi investiu contra eles trazendo-lhes grandes derrotas; recuperando o que havia perdido). Vs 16-20

“… Pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo, as desprezadas aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de ninguém se vanglorie na presença de Deus”. I Cor 1: 27-29

Existem muitas pessoas caídas no caminho da vida: feridas; abandonadas; renegadas; mal amadas; sofreram ingratidão; estão morrendo.

O exemplo de Davi nos faz lembrar do amor de Deus por nós, que vendo-nos feridos, nos dá alimentos, afeto, amor; trata nossas feridas; para que recuperados, possamos empreender grandes vitórias nos arraiais do inimigo.

Não importa qual seja a tua ferida, Deus quer te curar, libertar.

Deus tem olhado para ti e te quer ver trabalhando para o seu reino e sendo uma bênção.

“Se meu pai e minha mãe me abandonar, o Senhor me susterá”. Sl 27:10

Pr Francisco Nascimento


3 comentários sobre “O SERVO EGÍPCIO RESTAURADO

  1. obrigado pela mensagem que Deus esteja sempre ti revelando mensagens como essa pois hoje em dia onde nos mais temos visto pessoas acusadas e apontadas pelos seus erros é principalmente nas igrejas pois os fieis se acham no direito de julgar, sendo que o próprio Jesus Cristo disse que ele não veio para julgar o mundo e sim salvar pois já tem que julga pois é a palavra de Deus mais as pessoas estão se tornando cada vez mais como os fariseus se acham melhores do que os outros.

  2. Obrigado por permitir que Deus escreva através de suas mãos. A oração é que o amado irmão continue sendo benção nas mãos do Senhor. Grande abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s