CULTURA E COSTUMES ORIENTAIS II


CULTURA E COSTUMES ORIENTAIS II

VOCÊ SABIA…

Que o Rei de Basã, derrotado na guerra por Israel era um rei gigante?

Seu leito era de ferro para poder suportar seu enorme peso. Pelo tamanho de sua cama podemos deduzir de que tamanho era aquele ser monstruoso. Sua cama tinha aproximadamente 4,5 metros e meio de comprimento por 2 de largura. Dt. 3:1-7,11.

VOCÊ SABIA…

Que quando Moisés convocou o povo a ofertar para construção do Tabernáculo, as ofertas foram tantas que Moisés mandou que não trouxessem mais nada, pois o que tinha já era suficiente. Ex. 36:6,7.Quanta generosidade!

VOCÊ SABIA…

Que aos israelitas era terminantemente proibido comer gordura ou sangue. Lv. 3:17. No primeiro Concílio da Igreja Cristã foi ratificada a proibição de comer sangue da carne de animais sufocados para todos os cristãos. Portanto, meu nobre, esqueça os sarapatéis e os molhos pardos da vida. Atos 15:19-29

VOCÊ SABIA…

Que os levitas para ministrarem no Tabernáculo Sagrado tinham que ser tão limpos que todos os pêlos do corpo tinham que ser raspados com navalhas. Nm. 8:7. E eles começavam a servir no Tabernáculo com a idade de 25 anos e eram aposentados aos 50 anos.

VOCÊ SABIA…

Que a expressão “NÃO TEMAIS” aparece na Bíblia 366 vezes. Serve para todos os dias do ano e até sobra um para o ano Bissexto. Is. 43:1.

Deus sabendo de nossas inseguranças no decorrer da vida, afirma categoricamente: “NÃO TEMAIS, eis que estou contigo”.

VOCÊ SABIA…

Que na Antigüidade oriental para uma moça casar-se com um rei precisava passar por um preparo estético que sobre passa tudo o que é conhecido em nossos dias. Descobrimos evidências disto no livro de Ester. Para aquela moça casar-se com o Rei Assuero teve primeiro que se preparar durante um ano e seis meses era tratada com óleo de mirra e nos restantes seis meses era tratada com especiarias e com os perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres. Ester 2:12.

VOCÊ SABIA…

Que longe do que muitos pensam não foi Dalila que cortou os cabelos de Sansão. Dalila foi apenas articuladora da traição, quem cortou as 7 tranças de Sansão foi um filisteu enquanto ele dormia no colo de Dalila. Observe o texto: Jz 16:19. Sansão com os cabelos cortados, passou a ser subjugado por Dalila, e retirou-se dele a sua força.

Assim como Sansão tinha sete transas que sustentavam sua força, o crente também tem sete cousas que sustentam sua força. Vejamos:

1. Fé exclusiva na pessoa e na obra de Cristo.

2. Segurança na salvação.

3. Busca de santificação diária no Senhor.

4. Vida de oração constante a Deus.

5. Leitura diária da Bíblia Sagrada.

6. Assiduidade ao Templo de Deus.

7. Esperança da vida eterna.

VOCÊ SABIA…

Que José era um tipo de Cristo. Muito do que lhe aconteceu, foi semelhantemente a Cristo. Vejamos algumas semelhanças:

* Foi odiado por seus irmãos.

* Foi vendido por 20 moedas de prata.

* Na prisão ficou ao lado de dois malfeitores.

* Um foi condenado e outro salvo.

* Foi o filho amado do seu pai.

* Foi humilhado, mas depois foi ascendido a destra do Pai.

* Teve uma esposa gentílica (Jesus salvou sua noiva – Igreja gentílica)

* Aos 30 anos iniciou seu ministério.

* Saiu de junto de seu pai para salvar a muitos.

VOCÊ SABIA…

Que a Bíblia apresenta uma grande disputa comercial entre dois homens que tinham um ponto em comum: a ESPERTEZA?

· Labão, que nos 20 anos em que Jacó trabalhou com ele mudou seu salário por 10 vezes; foi o mesmo que quebrou o trato com Jacó, oferecendo em 1º lugar Lia, que era feia, em vez de Raquel que era bonita, como sua esposa; depois fez Jacó trabalhar mais 7 anos para ter Raquel como esposa a qual Jacó amava.

· Jacó propôs um acordo comercial com Labão que trabalharia de graça em sua fazenda e o único salário que queria era os rebanhos de cordeiros e cabras salpicadas, malhadas e negras existentes e as que haviam de nascer.

· Labão prontamente aceitou o trato; só que na calada da noite, sem Jacó perceber, ele separou para seus filhos, justamente as ovelhas e cabras malhadas, salpicadas e negras existentes.

· Jacó que por sua vez era muito esperto tomou varas verdes de álamo, de aveleira e de plântano, lhes removeu a casca, em riscas abertas, deixando aparecer a brancura das varas; colocou as varas multicores na frente do rebanho de cabras e ovelhas gordas e fortes que iam tomar água e aproveitavam para coabitarem. Quando os filhotes destas nasciam, o milagre acontecia, nasciam malhadas e salpicadas as quais Jacó separava para si.

· Jacó em pouco tempo ficou rico, os rebanhos de ovelhas e cabras salpicadas e malhadas se multiplicaram e o esperto Labão dessa vez encontrou um que era mais esperto que ele.

· Jacó evidentemente foi ajudado pelo Deus Altíssimo, parabéns a Jacó.

VOCÊ SABIA…

Que o último desejo de Raquel antes de morrer, não foi atendido?

· Raquel morreu de parto, o último pedido geralmente é atendido à qualquer moribundo.

· Jacó, porém não atendeu seu pedido, pois referia-se ao nome do seu filho, e nomes sempre foram para todos os orientais, algo de capital importância.

· Na hora em que estava morrendo, Raquel deu ao seu filho o nome de BENONI, que significa: Filho da minha amargura.

· O pai deve ter pensado que aquele nome seria uma má influência para seu filho durante toda a sua existência e ordenou que ele se chamasse: BENJAMIM, que tem o significado mil vezes melhor: Filho da mão direita. Gn. 35:16-18.

VOCÊ SABIA…

Que o serviço militar, no tempo de Davi, não era o que se pode chamar de serviço duro?

· A escala de prontidão, de serviço, era a mais folgada de que se tem notícia até hoje.

· Cada soldado do rei dava serviço durante um mês e, em seguida, descansava durante onze meses!

· Acredite se quiser. Confira em I Cr. 27:1-15.

VOCÊ SABIA…

Que em todas as ocasiões que a nuvem que dirigia o povo de Israel no deserto, se erguia, Moisés fazia uma oração especial e sempre repetindo as mesmas palavras?

· Quando a nuvem parava, ele fazia outra oração, com palavras diferentes, porém, sempre repetidas.

· Eis as orações, quando a nuvem se erguia: “Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que ti odeiam:” Volta, ó Senhor, para milhares e milhares de Israel.”

· É por isso que Israel sempre saía vitoriosa nas batalhas. Nm. 10:35,36.

VOCÊ SABIA…

Que Moisés descendo o monte, onde estivera 40 dias e 40 noites na presença do Senhor encontrou o povo dançando ao redor de um bezerro de ouro que Arão fizera?

· Este bezerro era a figura do deus Ápis do Egito. Como dar para perceber o GARANTIDO E O CAPRICHOSO não é patrimônio deste século.

· Quando Moisés viu aquela apostasia, foi terrível, queimou o bezerro no fogo, transformou-o em pó e misturado em água, obrigou os idólatras a beberem o bezerro. Ex. 32:19,20.

· Suco de bezerro de ouro para os idólatras. Tremendo, você não acha?

VOCÊ SABIA…

Que depois de apenas um dia de pregação na Cidade de Nínive, realizada pelo Profeta Jonas, cidade que para percorrê-la toda se fazia em três dias, o povo creu em Deus e se arrependeu de seus pecados?

· O Arrependimento foi tão intenso que o rei de Nínive proclamou um jejum absoluto:

· Ninguém podia comer ou beber qualquer cousa.

· E o mais extraordinário, porém, na proclamação que fez, é que até os animais tiveram que ficar de jejum, sem comida e sem bebida; e pasmem:

Até os animais tiveram que vestir pano de saco em sinal de arrependimento. Jonas 3:5ss

5 comentários sobre “CULTURA E COSTUMES ORIENTAIS II

  1. Com relação a passagem Biblica abaixo, seria correto então pensar que Jacó utilizou-se de uma ( SIMPATIA ), para que as ovelhas nascessem malhadas ???

    **********************************************

    Labão prontamente aceitou o trato; só que na calada da noite, sem Jacó perceber, ele separou para seus filhos, justamente as ovelhas e cabras malhadas, salpicadas e negras existentes.

    Jacó que por sua vez era muito esperto tomou varas verdes de álamo, de aveleira e de plântano, lhes removeu a casca, em riscas abertas, deixando aparecer a brancura das varas; colocou as varas multicores na frente do rebanho de cabras e ovelhas gordas e fortes que iam tomar água e aproveitavam para coabitarem. Quando os filhotes destas nasciam, o milagre acontecia, nasciam malhadas e salpicadas as quais Jacó separava para si.

    **********************************************

    Agradeço a resposta

  2. gostei muito, peço que me mande todos os costumes do N.T. e A.T. para mim pois procuro a muito tempo e acho que o encontrei, obrigado.

  3. amei seus ensinamento, gostaria de saber se há condições do Srº me mandar pelo email todos os costumes do novo e antigo testamento, pois estou até disposto a pagar por este favor; Entre em contato comigo pelo tel. 027-3245-2576 ou 92647786, me responda por favor, que Deus vos abençoe.

  4. você sabia que jonas ao fugir de diante de Deus.
    a própria natureza cobrou de jonas como que o
    sol desse um cascudo em jonas
    obs:jn 4;8 E aconteceu que,aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso,oriental,e o sol feriu a cabeça de Jonas

  5. você sabia que jô nasceu entre 29,30 de fevereiro
    jô 3;1,2,3,4,5 Depois disto,abriu Jô a boca e amaldiçoou i seu dia.
    2=E Jô,falando,disse:
    3=Pereça o dia em que nasci,e a noite em que se disse: foi concebido um homem!
    4 =converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima,não tenha cuidado dele,nem resplandeça sobre ele a luz!
    5=contaminem-no as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; negros vapores do dia o espantem!
    obs:fevereiro só tem 28 dias e de quatro em quatro anos 29 então jô nasceu entre 29,30 de fevereiro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s