MÃOS DE JESUS



MÃOS DE JESUS

Êxodo 4:2-7

“Disse ainda o Senhor: torna a meter a mão no peito, ele a meteu no peito, novamente; e, quando a tirou, eis que se havia tornado como o restante da sua carne”. Vs.7

Há aproximadamente 1478 menções na Bíblia sobre a palavra “mão”. A mão é um dos órgãos mais importante do corpo humano, e serve para segurar, tatear e para fazer todo tido de trabalho.

A mão é o órgão terminal do braço de vários animais, répteis e anfíbios. Na maioria dos animais, a mão é usada na locomoção, embora, em português, a chamamos de pata, mas na espécie humana, a mão é usada para toda obra do homem. De fato, a mão é o órgão mais usado de todo corpo humano.

A mão compõe-se do pulso, da palma, de quatro dedos terminais e do polegar, potencialmente posicionado no lado oposto, mediante um ágil movimento, possibilitando o ato de segurar, com isso destaca-se de todos os animais.

O pulso é formado por oito ossos, arranjados em duas fileiras de quatro ossos cada. Esses ossos, que formam o carpo, têm formatos de cubos grosseiros e com seus tendões de conexões, é capaz de conferir grande agilidade a mão. A Palma é formada por cincos ossos fina, ligada às falanges, ou os ossos dos dedos. Temos quatorzes falanges em cada mão, a saber: três em cada dedo terminal e duas no polegar. As juntas entre os ossos do metacarpo e as falanges chamam-se nós dos dedos. A grande gama de movimentos possíveis à mão é controlada por músculos que se originam no ombro, no braço e no antebraço, ligados à mão por meio de tendões.

A mão é um instrumento de tal agilidade e graça que se encontra entre as mais maravilhosas criações de Deus.

A mão em sentido metafórico ou em linguagem figurada na bíblia

Mãos puras indicam que uma pessoa faz cousas retas, ao passo que mãos impuras indicam que o indivíduo faz cousas erradas. Mãos sangrentas pertencem àqueles que praticam atos de crueldades e mortes. Isaías 1:15 A lavagem das mãos é sinal de inocência, de não querer se envolver em algo considerado indigno. Deuteronômio 21:6,7

A mão representa poder e autoridade, o que explica as expressões Bíblicas como a mão direita (ou destra) e, poder da mão. Isaías 10:13. Segurar a mão representa dar apoio. Salmo 73:23 Postar-se a mão direita significa dar proteção, ou receber honra e poder da parte da pessoa ao lado. Salmo 16:8 Apoiar-se à mão de outrem é sinal de familiaridade ou de superioridade. II Reis 5:18

A mão aberta simboliza generosidade ou liberalidade. Deuteronômio 15:8. Levantar as mãos é sinal de oração intercessória ou outorga de bênção. I Timóteo 2:8 Pôr a mão sob a coxa era um ato que simbolizava a confirmação de um juramento. Gênesis 24:2 Pôr a mão no arado significa iniciar uma tarefa ou missão. Lucas 9:62 Bater palmas é sinal de alegria, triunfo ou aprovação. II Reis 11:12 Imposição de mãos era um meio de conferir alguma bênção, cura ou algum tipo de poder, inclusive espiritual. Atos 8:7

Entregar o espírito às mãos de Deus é morrer na boa esperança da bênção e da vida eterna com Deus. Lucas 23:46

MÃOS, UMA DÁDIVA DE DEUS

Que maravilhoso é sabermos que temos as mãos que nos ajudam em tantas cousas que fazemos diariamente.

Oração: Obrigado Senhor por essas mãos que me deste, tão maravilhosas, com elas posso te bendizer, te adorar, reconhecer as tuas maravilhas, com elas posso abraçar meus irmãos e abençoá-los.

Deus falou a Moisés: Mete a tua mão no peito”.Êxodo 4:6

– O peito representa o que somos; a mão o que fazemos. O que somos é o que finalmente fazemos.

– As mãos apenas obedecem aos impulsos de nossa mente. Se a nossa mente é obediente a Deus, certamente a mão obedecerá, e não fará cousas erradas.

– Infelizmente muitas vezes nossas mãos poderiam estar sendo usadas para a honra e glorificar a Deus, mas, ou estão paradas, sem atividades, ou estão sendo usadas para outras coisas que não bendizem a Deus.

O QUE É ISSO QUE TENS NA MÃO?

Moisés tinha um cajado, uma vara que usava para os trabalhos do dia a dia. Deus transformou aquela vara em uma serpente, manifestando com isso o seu poder, e através daquele pequeno instrumento começou a realizar a libertação do povo de Israel escravizado no Egito.

O que é isso que tens na mão? Foi à pergunta de Deus a Moisés.

A pergunta de Deus a você é o que é isso que tens na mão?

§ Dons, talentos, bens materiais, inteligência, cultura. O que você tem na mão?

§ Deus pode transformar tudo que tens afim de que sirva de honra e glória ao Seu Nome.

O QUE FIZERAM AS MÃOS DE JESUS?

Soergueram os fracos; curaram os doentes; sustentaram os caídos; libertaram oprimidos; consolaram aflitos; ressuscitaram mortos; foram traspassadas pelos pregos na cruz. (pelos nossos pecados) Salmo 22:16 Ressuscitaram gloriosamente e foram tocadas pelo discípulo incrédulo.

“Então disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, vê as minhas Mãos. Chega a tua mão, e põe-na no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”.João 20:27

As mãos que nos libertaram do pecado e do mal são as mesmas que estão gloriosamente nos céus intercedendo por nós e nos sustentando na vida cristã. Hebreus 7:25

As mãos de Jesus foram cravadas na cruz por amor a você, para pagar os teus pecados. As mãos de Jesus têm até hoje te amparado, te sustentado e te protegido dos males e ataques do inimigo.

O que suas mãos tem feito para agradecer o grande amor de Deus por você?

Jesus estende Sua mão hoje, para ti, e te convida a segui-lo, a andar em seus caminhos e fazer a Sua vontade.

Pr Francisco Nascimento

2 comentários sobre “MÃOS DE JESUS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s