CANSADOS, MAS AINDA PERSEGUINDO


CANSADOS, MAS AINDA PERSEGUINDO

“Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, cansados, mas ainda perseguindo Juízes 8:4

Gideão surgiu em cena em um período crucial da história de Israel. Os medianitas e amalequitas, além de outras tribos nômades, tinham invadido e saqueado Israel.

Israel ainda não havia centralizado o governo. As tribos eram desunidas e desorganizadas. Cada indivíduo fazia aquilo que melhor lhe agradasse (Juízes 21:25).

A idolatria era comum – as plantações dos israelitas eram regularmente saqueadas e destruídas, causando miséria e fome. Em meio a toda essa tribulação, os israelitas clamaram ao Senhor.

Gideão foi à resposta dada por Deus ao clamor de seu povo. Ele era o homem da hora e do momento. Cada um de nós tem alguma missão significativa a cumprir, alguma singularidade que pode ser útil para o propósito divino.

Gideão significa: Lenhador, batedor, guerreiro, pertencia há clã de Abiezer, da tribo de Manassés. Foi o Sexto Juiz de Israel, e um dos mais destacáveis, pois o relato de sua vida alcança três capítulos, um pouco maior que a de Sansão.

Seu chamado tinha uma característica especial: Foi chamado para libertar o povo dos Medianitas, Amalequitas e outros povos inimigos. (árabes) Assemelha-se ao ministério de Jesus como libertador (Is 9:2); mas também tem muita semelhança com o ministério pastoral que é de libertar o povo de Deus de seus inimigos. (Satanás e demônios)

O CHAMADO DE DEUS A GIDEÃO

Deus envia um profeta ao povo. Juizes 6:8 Envia um mensageiro ( anjo ) a Gideão. Vs 11 Este lhe dá uma palavra de fortalecimento: “O Senhor seja contigo homem valente” vs. 12 “Vai nessa tua força, livra a Israel da mão dos medianitas, porventura não te enviei eu? Vs 15,16

“ O diálogo de Gideão com o anjo do Senhor não deixa de apresentar seus tons humorísticos, visto que Gideão, descrito como homem valente, Vs 12 , e como candidato a libertador do seu povo, apresenta em contraste, sua total inadequação e fraqueza. Entretanto, é exatamente quando o homem se torna cônscio de sua própria fraqueza e das dificuldades da situação que o Senhor o toma e o usa. O homem que confia em sua força inata provavelmente não pedirá a graça de Deus, nem lhe dará, GLÓRIA por qualquer cousa que o atinja. É verdade, também, que o Senhor não viu apenas o homem como era – fraco e medroso – mas, o mesmo homem como poderia ser – forte, resoluto e corajoso.” Autor desconhecido

Diga o fraco: Eu sou forte. Quando sou fraco aí que sou forte. Com Deus faremos proezas.

Gideão pede sinais de Deus de comprovação do chamado, e o Senhor lhe responde com três, a fim de que crescesse, a sua fé:

Sinal da oferta recebida. Cap 6: 17-23 (Efa: de 14 à 18 quilos) Sinal da lã enxuta e molhada de brisa. 6:36-40 Sinal do sonho profetizado pelo inimigo. 7:9-15

OS VÁRIOS TESTES DE DEUS A GIDEÃO QUE COMPROVARAM SEU CHAMADO

Teste da santificação familiar. Juízes 6:25-32 (Rompendo os laços da idolatria) Teste da coragem. Cap. 7:2-3 ( vencendo o maior inimigo: o medo ) Teste da vigilância. Cap. 7:4-7 Teste da fé. Cap. 7:8 e Hb 11:32

AS ESTRATÉGIAS DE VITÓRIA DADAS POR DEUS A GIDEÃO

A vitória não vem da força do braço do homem, mas de Deus. 300 com Deus são mais fortes que 135.000. O Espírito Santo é quem capacita para a batalha e para a vitória, sem o Espírito Santo, somos nada. Cap. 6:34.

A batalha seria travada na madrugada. É nas madrugadas que as batalhas são vencidas. Cap. 6:27,38; 7: 9,19. “Os que de madrugada me buscam encontram.” Pv 8:17 Josué 3:5; 6:12,15;

Pequenos grupos dão mais consistência ao exército (Igreja) e dão a tônica da vitória. Grupo de cem.

Os instrumentos utilizados por Gideão trazem grandes vitórias:

Trombetas: Tradução da palavra Hebraica Shophar, em I Cron 15:28; II Cron 15:14

As Trombetas anunciam (figuradamente) os atos e decretos de Deus. Trombeta fala de convocação. Servia para convocar o povo à Assembléia. Ex 20:18; Sl 81: Nos acampamentos militares o som da trombeta chamava os soldados a forma. Jz 3:27; 6:34 e dava o sinal para o combate. Jó 39:2 Tocava para fazer cessar o avanço II Sm 2:28 e para ordenar a retirada II Sm 20:1,22

A trombeta, em caso de perigo, dava sinal de alarme. Jr. 6:1: Am 3 Somente os sacerdotes podiam tocar a trombeta e anunciar festas, convocar assembléia e dar o sinal de combate. Nm 10:1-10; 31:6 Quando se fez a dedicação do templo, soaram cento e vinte trombetas. II Cron 5:12

No novo testamento a trombeta é usada na guerra I Cor 14:8 e anunciar a segunda vinda de Cristo. Mt 24:31 e a ressurreição dos mortos. I Cor 15:52; Ap 11:15.

Cântaros e Fogo. Cântaro é vaso de barro (somos nós). O fogo dentro do cântaro simboliza o Espírito Santo dentro de nós agindo com poder e glória. Cântaro quebrado faz resplandecer o fogo de glória no meio da madrugada, significa vida quebrantada diante do Senhor a fim de que Deus confunda os ardis dos inimigos e os derrotem completamente.

DETERMINAÇÃO E PERSEVERANÇA PARA VENCER AS BATALHAS

Sete cousas que deixam um servo de Deus cansado:

1. Acúmulo de trabalho. 2. Ingratidão. 3. Traição. 4. Falta de cooperação.

5. Falta de unidade (dissensão/discórdias) 6. Falta de reconhecimento/agradecimento. 7. Críticas e observações negativas.

Sete cousas que o servo de Deus precisa entender para vencer as batalhas diárias:

1. A batalha ainda não terminou não se pode descansar e nem abaixar as armas, os inimigos não foram completamente desbaratados.

2. A batalha continua meu irmão, descanso só no cemitério.

3. Nossa luta não é contra homens, mas é espiritual. Ef 6:10-18

4. Como líderes temos que manter a cabeça erguida, ser flexivo sem ser conivente (a reclamação dos Efraimitas) e endurecer quando necessário ( Sucote e Penuel ).

5. Sempre vão aparecer pessoas do nosso meio que irão dizer:

“ Mas ele ainda não acabou:, não vai dar certo, os inimigos vão ganhar, ainda faltam 20.000.” Você não pode deixar se abater. Nunca esqueça: A vitória vem de Deus, forte não é você, mas Deus em você.

6. Você vai precisar de companheiros para lhe ajudar nessa batalha, e Deus sempre mandará homens e mulheres para lhe ajudar.

7. Nunca espere que a maioria lute contra os inimigos no inicio, sempre serão poucos que estarão ao teu lado, talvez no final quando a batalha já estiver quase ganha eles sairão do lugar de onde estão e lutem para também levar a glória. Davi e Golias; Gideão e outras tribos são exemplos disso que falamos.

Lute, persiga o inimigo, não desista, não pare; a guerra não terminou, ainda tem Zeba e Zalmuna os reis dos inimigos.

O reino de Deus é dos que perseveram: ao vencedor dar-lhe-ei a coroa; combati o bom combate…

“CANSADOS, MAS AINDA PERSEGUINDO”

Pr Francisco Nascimento

2 comentários sobre “CANSADOS, MAS AINDA PERSEGUINDO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s