VALE A PENA CRER EM DEUS


VALE A PENA CRER EM DEUS

Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos. Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens. Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto. Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração brotam-lhes fantasias. Motejam e falam maliciosamente; da opressão falam com altivez. Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra. Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos… Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim; até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.” Salmo 73:1-10,16,17

São muitos os que andam decepcionados, mesmo afirmando crer em Deus. Têm sido fiéis na casa de Deus, ajudado a obra a crescer e a prosperar, tem devotado tempo na presença de Deus, mas quando abrem a visão para ver aqueles que não querem nada com Deus, se decepcionam mais e mais. Pois vêem incrédulos prosperando, enriquecendo, cheios de saúde, blasfemando contra Deus, amigos do mundo e parece que não conhecem adversidades, tudo lhes segue às mil maravilhas.

São muitas as inquirições que passam na mente de muitos dos que crêem em Deus ou que são fiéis a sua palavra. “ – Mas por que, meu Deus, que trabalho e luto bastante, e minha vida continuam a mesma? Por que prosperam os ímpios? Parece que não lhes acontece mal algum? Por que meu Deus, que esses ímpios me perseguem ridicularizando-me, zombando de minha fé e não lhes acontece nada? Por que para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio? Por que eles não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens? Por que minha vida financeira continua a mesma enquanto que a de muitos ímpios só prospera dia e noite?

O que fazer de minha fé? Vale a pena crer em Deus? Essa foi uma das perguntas do salmista em sua crise de fé para com Deus Altíssimo. Mas um dia ao entrar no templo, lhe foi revelado o fim dos ímpios.

O templo é lugar de revelação de fatos profundos, de sabedoria, de geração do temor de Deus; lugar de cura da alma e do corpo, lugar de salvação.

Vale apenas crer em Deus. Vale a pena depositar sua esperança Nele. Vale a pena perseverar em sua palavra. Vale à pena estar no templo do Senhor.

São três salmos (37,49,73) que descrevem a separação distinta entre o ímpio e justo. Seu caráter, sua vida, onde estão depositadas suas esperanças, seus destinos, e como ficará a posteridade daqueles que levam uma vida distanciada de Deus, na terra.

O CARÁTER DOS HOMENS MAUS

1. São perseguidores dos pobres, necessitados e dos que procuram andar com Deus. “Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho.” Salmo 37:14

2. Confiam nos seus bens e nas suas riquezas. “…dos que confiam nos seus bens e na sua muita riqueza se gloriam? Salmo 49: 6

3. Pensam que suas casas serão perpétuas na terra. “O seu pensamento íntimo é que as suas casas serão perpétuas e, as suas moradas, para todas as gerações; chegam a dar seu próprio nome às suas terras. Salmo 49:11

4. Arrogam-se como os bons e se louvam quando fazem o bem a si mesmos. “Ainda que durante a vida ele se tenha lisonjeado, e ainda que o louvem quando faz o bem a si mesmo…” Salmo 49:18

5. São despreocupados e sadios e nem são afligidos. Salmo 73:4,5

6. São soberbos e violentos. Salmo 73:6

7. São blasfemos e bajulados. “Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra. Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos. E diz: Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?” Salmo 73:9-11

8. São tranqüilos e aumentam suas riquezas. “Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranqüilos, aumentam suas riquezas.” Salmo 73:12

AS CONSEQUÊNCIAS DOS PECADOS DOS QUE NÃO CONFIAM NO SENHOR

O quadro descrito das conseqüências que advirão para aqueles que não buscam a Deus, não ligam para ele, ou que confiam nas riquezas do mundo e não nas do alto, são terríveis. Os textos dos referidos salmos e de muitos outros, são claros e contundentes: Eles perecerão, serão destruídos, aniquilados de terror. Não levarão nada consigo quando morrer. A sua descendência será exterminada. Salmo 37:38; 49:17; 73:18,19,27.

Para o salmista o destino do ímpio é de uma tristeza sem igual. “Não temas, quando alguém se enriquecer, quando avultar a glória de sua casa; pois, em morrendo, nada levará consigo, a sua glória não o acompanhará. Ainda que durante a vida ele se tenha lisonjeado, e ainda que o louvem quando faz o bem a si mesmo, irá ter com a geração de seus pais, os quais já não verão a luz. O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem.” Salmo 49:16-20

OITO PASSOS IMPORTANTES QUE TEMOS QUE DAR PARA OBTERMOS A VITÓRIA

São princípios que irá fazer bem no tempo certo. São atitudes que irão demonstrar quão firmes é nossa esperança e fé em Deus. São posturas daqueles que colocam a sua confiança naquele que tudo pode e que tudo fará, ao seu tempo.

1. Não se indignar ou se irar com os maus feitores. “Não indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.” Salmo 37:1; “…Não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.” Salmo 37:7,8

2. Confiar no Senhor e fazer o bem. “Confia no SENHOR e faze o bem…” Salmo 37:3

3. Habitar na terra. “Habita na terra…” Vs 3

4. Alimentar-se da verdade. “…Alimenta-te da verdade.” Vs 3

5. Agradar o Senhor fazendo a sua vontade. “Agrada-te do SENHOR…”, Vs 4

6. Entregar o seu caminho ao Senhor. “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele…” Vs 5

7. Descansar no Senhor. “Descansa no SENHOR…” Vs 7

8. Esperar no Senhor. “…Espera nele…”Vs 7

OITO DECLARAÇÕES DE FÉ DOS QUE CRÊEM EM DEUS

1. Eu estou sempre contigo em todo o tempo. “Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.” Salmo 73:23

2. O Senhor me guiará em seu conselho durante minha vida e me receberá na glória. “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.” Vs 24

3. Tu és o meu tudo no céu e na terra. “Quem mais teu eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.” Vs 25

4. Ainda que sofra tribulações e perseguições não desistirei de ti. “Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam…” Vs 26

5. Tu és a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. Salmo Vs 26

6. É bom estar junto a meu Deus. Vs 28

7. No Senhor ponho o meu refúgio. Vs 28

8. Proclamarei todos os teus feitos. Vs 28

OITO PÉROLAS PRECIOSAS PARA AQUELES QUE CRÊEM EM DEUS

  1. Satisfará o desejo do seu coração. “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” Salmo 37:4

  2. O Senhor sustentará o braço do justo em todo o tempo e não desamparará a sua descendência. Vs 16, 17 “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” Vs 25,26 Sua descendência será uma bênção. Vs. 27

  3. Não sofrerão vexame e nos dias da fome se fartarão. Salmo Vs.19

  4. O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz. “Se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão.” Vs 23,24

  5. O Senhor é fortaleza no dia da tribulação. “O Senhor ajuda, livra-o e salva no dia da batalha contra o mal.” Vs 39 40

  6. Herdará a terra e se deleitará de abundância de paz. “A herança do justo permanecerá para sempre.” Vs 11,18,29

  7. O Senhor não o condenará no dia do juízo. Vs 33

  8. O Senhor remirá a alma do poder da morte e o tomará para si. Salmo 49:15

Nosso olhar não deve ser mensurado pelas circunstâncias do ontem, ou do hoje, mas no porvir eterno de descanso, paz e abundância que o Senhor já preparou para todos os que crêem Nele. Vale a pena crer em Deus.

Pr Francisco Nascimento

Um comentário sobre “VALE A PENA CRER EM DEUS

Deixe um comentário

