O CAVADOR DE POÇOS


É SÓ CLICAR EM CIMA


“Dali subiu para Berseba. Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.  Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água. Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome  daquela cidade até ao dia de hoje” Gênesis 26:17 a 25,32 e 33

Cavar poços na antiguidade significava a busca de um bem muito precioso, muito mais valioso que o ouro e também provia a própria sustentabilidade e sobrevivência da vida pessoal e familiar.

Devido à predominância da vida rural nos desertos do oriente, a criação de animais, ovelhas, gados, fazia da água forte fonte de provisão que trazia   riquezas a quem  a  encontrasse.

Isaque era um homem obstinado, um exímio cavador de poços. Aprendeu com seu pai Abraão, ser um homem de caráter, trabalhador e cumpridor de seus deveres, tanto nas relações familiares como sociais.

A prosperidade obtida passava pelo exemplo de fé que viu e ouviu, de modo tão exemplar em seu pai.

A prática de cavar poços e motivar aos servos a trabalharem na busca das águas profundas, fazia de Isaque um homem riquíssimo, tudo em que tocava prosperava. Deus estava com ele.

Por inveja, seus inimigos o perseguiram e  o expulsaram de suas terras, mas quanto mais eles procuravam fazer-lhe mal, lançando-o fora, mais ele prosperava.

A terra onde Isaque morava passava por uma grande fome e ele teve que ir para um lugar distante, a terra dos Filisteus. Deus o proibiu de ir para o Egito e foi em Gerar que ele fez morada.

Em Gerar, com trabalho, esforço e com as mãos abençoadas,  Isaque logo se destacou como um dos homens bem sucedidos daquele país, e por esta causa o expulsaram como já havia ocorrido outras vezes. E assim, ele foi morar no ‘vale’ de Gerar. “Então Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.” Gênesis 26:17

Muitas vezes, quando sofremos   perseguições, somos lançados no vale, na planície; o lugar onde os inimigos procuram nos humilhar e nos fazer sofrer. Existe vários vales pelos quais passamos em nossa humilhação:  vale da vergonha, do desemprego, das dívidas, das tensões familiares, da discórdia com o esposo, com a esposa, no relacionamento difícil com os filhos, traições, invejas, amarguras, tristezas, da enfermidade, do abandono. É um verdadeiro martírio, um vale é um lugar de prova e de sofrimento.

Como ser abençoado no vale? Como conseguir ver a mão de Deus em um tempo de sofrimento e perseguição de nossos inimigos? Como prosperar no vale? A resposta é:  Cavando poços.

Isaque continuou cavando poços no vale. Ele não parou, lamentando-se,  maldizendo-se, e  não deu importância à ridicularização  que seus inimigos empreendiam contra ele.

Cavar poços dá trabalho. Ir à busca das águas profundas dá trabalho. A água é um bem que provê sustentabilidade, provisão e vida. Têm muitos que estão morrendo porque pararam de cavar poços, pararam de trabalhar e de acreditar que a bênção viria.

Continue cavando, não pare!!!

Tenha uma convicção em sua alma: você encontrará água com seu esforço, com seu trabalho, com ajuda de outros. Não será nada fácil, mas ela brotará, fluindo com força e constantemente.

Isaque, no vale em Gerar, cavou os mesmos poços que seu pai havia cavado e que os filisteus mais tarde os tinham entulhado. Havia se passado quase cem anos, desde que seu pai tinha passado por ali. Mas as marcas  da obediência, e do trabalho que fizera, continuavam ali, como memorial.

O respeito, amor e admiração que Isaque nutria por seu pai,  o  impulsionaram  a honrá-lo, pois  o testemunho que ele deixará foram paradigmas que  o ajudaram  no tempo de crise, pelo qual  passava.

Um  principio espiritual para sua vida: nunca se esqueça de honrar as pessoas que você ama, mesmo de um passado distante, pois, o reconhecimento é uma dádiva dos sábios.

Cavando poços no vale, Isaque achou água, mas os inimigos disseram “esta água é nossa!”. Houve contenda entre os servos de Isaque e os servos de Abimeleque, o rei daquela cidade. Pelo que o poço passou a ser chamado de  ‘Eseque”, que significa: “contenda’“Cavaram os servos de Isaque no vale, e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou o poço de Ezeque, porque contenderam com ele.” Gênesis 26:20.

No vale, pessoas irão dizer quando obtiveres alguma bênção: “ Isso é meu, a mim pertence”. O que fazer quando a contenda chegar? Brigar, bater, esmurrar, xingar, processar, matar? Não! O tempo e o desgaste produzidos nas contendas irá fazer falta na hora de escavar novos poços.

Isaque, na contenda, mostrou que tinha o coração sarado e  confiava que seu Deus, que nunca falha, daria outro lugar em que fosse abençoado. Ele saiu dali e foi cavar poços em outro lugar.

Deixa-me  dizer-te uma coisa: aonde você for à bênção te seguirá!

Tornaram a cavar poços em outro lugar, e logo acharam águas, mas os inimigos tornaram a dizer: “Essa água é nossa!”; por isso aquele poço foi chamado de Sitna, que significa: ódio, mesma raiz hebraica de Satanás. . “Então cavaram outro poço, e também por causa deste contenderam, recebeu o nome de Sitna.” Gênesis 26:21

No vale, a raiz de Satanás, geradora de  ódio e amargura irão querer tomar conta de tua alma; são verdadeiros inimigos que irão querer tirar a tua bênção. O que fazer nesse tempo? Matar, amaldiçoar, maldizer o dia que nascestes? Não!!! Saia do conflito, saia do meio das pessoas contenciosas e malignas, saia do meio dessa raiz maligna de Satanás. Vá cavar poços em outro lugar. A Bíblia diz: caminhe a segunda milha; bateram e tua face oferece outra. Mateus 5:39,41 Deus está contigo, a bênção te seguirá.

Isaque saiu e foi cavar poços em outro lugar. Não é o lugar que é abençoado,  é você que leva a bênção e o Deus da bênção em tua vida.

Isaque achou água, e os inimigos não o perseguiram mais, por isso ele passa a chamar aquele lugar de Reobote, ‘amplidão’, ‘Alargamento’. Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.” Gênesis 26:22

Isaque achou que por não haver mais conflitos com os inimigos, aquele era o lugar definitivo da bênção de Deus para sua vida. Ele estava enganado.

Devemos aprender um principio importante: nem sempre as ausências de conflitos significam que Deus está nos abençoando e que ali é o melhor lugar para nós. É verdade, há um alívio, um alargamento, uma amplitude; temos folga, mas Deus tem mais, tem coisas melhores para nós, tem promessas poderosas.

Isaque estava satisfeito no vale em Gerar, mas Deus tinha Berseba para ele, o lugar da bênção. Nunca o vale será bom o suficiente para nós, temos que subir a Berseba, lugar de promessas e de alianças.

Depois do vale, das lutas e provações, vem a segurança de que nosso amado Deus não nos abandonou.

Isaque subiu, para Berseba, e ali se acampou, invocou a Deus,  e Deus se revelou para ele.

Berseba significa: O poço do juramento e das alianças, das promessas.

Foi em Berseba, cem anos antes, que Isaque viu Deus  revelar – se a seu pai, Abraão, como EL Olam, o Deus eterno, o Deus das profundezas, que se esconde e que se revela aos seus servos e amigos. Naquele mesmo lugar, ele ouviu as mesmas palavras que o fizeram ter a certeza de que  as promessas divinas  são cumpridas.

Deus disse a Isaque: “Não temas, porque eu sou contigo, abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abrão, meu servo.” Deus fez uma promessa que abençoaria sua vida e sua posteridade para sempre. Assim como fez com Abraão, chamando-o de amigo. Deus cumpre as suas promessas.

Deus, o El Olam, tem promessas para  os que caminham na fé de Abraão e de Isaque. Ele tem o melhor dessa terra para nós.

Isaque fez quatro coisas importantes em Berseba, que todos devemos fazer:  1. Levantou um altar. 2. Invocou o nome do SENHOR. 3. Armou a sua tenda. 4. Deixou os seus servos  abrisse ali um poço.

O altar é lugar da presença de Deus, e onde fazemos sacrifícios. O invocar a Deus  é nossa devoção diária a El Olam. Armar a tenda significa que a minha casa deve está próxima à presença de Deus. Significa também estabilidade no propósito com Deus. Cavar poços em Berseba significa que preciso continuar acreditando que meu Deus abençoará as obras de minhas mãos, e eu irei encontrar as águas profundas. “Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado lhe disseram: Achamos água. Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome  daquela cidade até ao dia de hoje” Gênesis 26: 33

Aquele que procura cavar seus poços em busca das águas profundas do Espírito Santo, em terra de promessa, além de encontrar água, será reconhecido pelos inimigos como “O abençoado do Senhor.” Gênesis 26:29

Pr Francisco Nascimento

About these ads

51 comentários sobre “O CAVADOR DE POÇOS

    • muito linda essa palavra, Deus havia me revelado esta palavra e eu fui por curiosidade pesquisar sobre poço, e encontrei esse estudo que muito abriu meu entendimento. Deus vai falar vou Deixar ele me usar, a ele seja toda honrra e toda a glóriaaaaaaaaaaaaaa, quanto mais os inimigos te perseguirem, quanto mais provar virem, mais aguasssss irão encontrar mais vitorias alcançara.

  1. Olá queridos bom dia!
    Estava procurando uma palavra que falasse de poços quando de repente me deparei com essa maravilhosa mensagem do Pr Francisco, achei lindíssima uma benção! E uma das coisas que podemos adicionar aqui é o fato de que além de Isaque cavar poços novos ele não deixou para traz os poços antigos cavados por seu pai, os filisteus queriam apagar a memória da família de Isaque entulhando os poços de abraão seu pai, mas Isaque não permitiu e desentulhou os poços antigos cavados por seu pai. Eu quero declarar e profetizar que ninguém vai apagar a história de sua família. Graça e paz que o Senhor continue vos abençoando muito.
    Nele que tem sempre uma promessa para aqueles que não desistem,
    Sérgio Souza.

  2. irmão obrigado pela palavra ,aproveitei e acrecentei na minha pregação sobre obediência , Deus continue de usando com poder e autoridade

  3. Essa palavra é um aprendizado para qualquer um que esteja com o coração sensível ao espirito santo. Aprendi bastante e que Deus possa continuar abençoando a todos.
    Fiquem com Deus… JOABE DE LIMA

    • sinceramente uma bênção de Deus sua mensagem foi profunda!! tremendo!! que o senhor continue te usando…abre bem a tua boca..por que Deus quer sempre te encher dessa graça!!eu estou cavando..e creio que vou achar o poço de águas nascentes!! paz!!

  4. Que palavra maravilhosa! Toda honra seja dada ao nosso Deus, que é a própria sabedoria, que te revelou essa mensagem, que por sinal é muito profunda e está muito presente nos nossos dias.

    Deus falou muito comigo através dessa palavra.

    Que Deus continue te abençoando Pastor. És um vaso escolhido por Deus dentre muitos. Ele te chamou pra abençoar!

    A paz seja com todos nós! Amém!

  5. ESTA MENSAGEM É PROFUNDA ,TEMOS QUE CAVAR OS POÇOS DE NOSSA VIDA , POR QUE TEM MOMENTOS QUE PARECE QUE A AGUA NUNCA VAI CHEGAR,MAIS SE NÓS ENSISTIR-MOS EM BUSCA DA AGUA VIVA ALCANSAREMOS NOSSA VITÓRIA,QUE DEUS POSSA ESTAR AJUDANDO A TODOS NESSA CAMINHADA.

    RODRIGO LUÍS

  6. MEU QUERIDO PR, Q O ETERNO DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO. EXTRAIR MUITAS COISAS BOAS NESTA MINISTRAÇÃO Q ME AJUDARÁ MUITO NA MINISTRAÇÃO.

  7. Imagino qto foi difícil para Isaque convencer os seus homens a continuar cavando poços.
    Não é esta a dificuldade dos pastores nos dias de hoje?
    Conscientizar as igrejas que as dificuldades existem, existiram e vão sempre existir?
    Que elas são necessárias para unir o povo e promover a
    edificação?
    Hoje não se quer contribuir com esforço nenhum a procura de agua.
    Queremos sim, gratuitamente, sem derramamento de uma gota sequer de suor. E preferencialmente geladinha.
    Os pastores …”que ganham pra isso”… q cavem os poços!!!

    Querido irmão Francisco, Deus te abençõe

  8. Olá amados…
    essa realmente é uma mensagm poderosa vinda da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo…
    queridos tbm sou ministro do evangelho…
    caso queiram me convidar para seus respectivos eventos como: congressos, campanhas, etc…
    estamos divulgando nosso ministerio da Palavra…
    ” O Senhor é o Meu Pastor e nada me Faltará…”
    envie um e-mail para:cirolopes10@hotmail.com
    a paz do senhor…

  9. Essa mensagem é tão profunda,que eu fiz 2 dela sobre isaque…
    1 aprendendo a cavar poços.
    2. 4 coisas que temos que fazer em berseba.

  10. eu gostei muito desta mensagem,e vou preperar ela para pregar na minha igreja. Isto é verdade quem nao luta e desistem nos primeiros obstaculos nao é capaz de assumir as bençaos de DEUS, ou seja, nao esta pronto para tomar posses de coisas grandes que DEUS tem para todos nos..que DEUS continur te abençoando e te usando.

  11. a paz gostei muito desta pregaçao qer DEUS continui ti usando poderosamente como esta pregaçao fui alimentada espiritualmente apaz fica com DEUS

  12. Olá Pr. Francisco! Graça e paz!

    Gostei muito da mensagem e a usarei com a sua permissão em minha igreja.

    Deus o abençoe ricamente!

    Pr. Ivo Araujo

  13. A paz k o senhor vós abençoe estou disfrutado deste site é uma bençao sou africano estou em Moçambique cell 00258824647450

  14. Olá sou professora da EBD, procurava algo sobre Isaque para acrescentar ao meu estudo, quando me deparei com esse ensino maravilhoso. Continue acrescentando ensinos edificantes como esses para nosso crescimento. Recebo a sua oração como forma de uncão na minha vida, pois Deus sabe que desejo ser uma pregadora nesse nível. obrigada!!!!!!!!!!!bjs.

  15. GRAÇA E PAZ! quero agradecer ao pastor por essa tão bela mensagem, só orando pelo amado pastor posso recompensa-lo. nunca esqueça que em Arapiraca-al tem alguém orando por vc. ev. adilson tavares

  16. Estava sedento por uma palavra cheia de sabedoria, que falasse sobre poços, nesses acontecimentos com Isaque. Então cheguei até esta mensagem do Pr Francisco Nascimento. Amei este meditação. Graças a Yahweh por nos revelar palavras tão sabias.

  17. silvanildo almeida

    Amado irmão em cristo,o senhor Deus tem te dado da mais doce e pura água;a palavra verdadeira das promessas de DEUS,seja sempre esse vaso pra que DEUS o eterno provedor de todas as coisas,continue lhe dando oportunidade de nos presentear com tão edificante parcela de conhecimento e zelo pela boa palavra;um abraço fraterno e que possamos juntos como igreja de DEUS;cavar poços e saciar a sede deste mundo em que encontra-se em sequidão espiritual..

  18. esta mensagem me fez refletir que : Nos devemos ser como Isaque. Ouvir os conselhos do Pai, se mantermos na Fé da promessa, levantarmos “ALTARES”
    em agradecimentos a Deus ou seja dizermos a Obra do senhor Eis me aqui para ajudar a obra em agradecimento a Deus, quando pregamos a palavra de Deus a pessoas e por misericórdia Dele ha mudanças na vida da pessoas são altares ao senhor. Deus abençõe. .

  19. Que palavra tremenda, encheu o meu coração!!!!, estava escutando um louvor pela manhã, e estava procurando uma sobre entulhar poços, encontre essa palavra maravilhosa. Deus o abençoe

  20. EXCELENTE PALAVRA…
    O QUE DEUS TEM PARA NOSSAS VIDAS ESTÁ NAS PROFUNDEZAS EM OCULTO QUE SERÃO REVELADOS POR ELE NO MOMENTO CERTO…
    TEMOS QUE CONTINUAR CAVANDO!

  21. Estou no caminho do senho a seis meses.eu estava chegando em casa e ouvi no radio deus me deu essa palavra atrave da radio e agora vou aprende mais deus esta mi dando sabedoria o gloria esse versiculo vai me ajuda muito obrigado me deus entedi o significado cava poço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s