PROVAS FILOSÓFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS


PROVAS FILOSÓFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

VOCÊ SABIA…

QUE EXISTEM CINCO ARGUMENTOS FILOSÓFICOS QUE PROVAM A EXISTÊNCIA DE DEUS? VEJAMOS:

1. O primeiro argumento é o COSMOLÓGICO, vem da palavra grega cosmo, que significa “Mundo”.

A razão argumenta que o universo deve ter tido um princípio. Todo efeito deve ter uma causa suficiente. O universo, sendo o efeito, por conseguinte deve ter uma causa.

Disse um pensador cristão: O Universo, como o imaginamos, é um sistema de milhões e milhões de galáxias. Cada uma delas se compõe de milhões e milhões de estrelas. Perto da circunferência de uma dessas galáxias, a via Láctea – existe uma estrela de tamanho médio e temperatura moderada, já amarelada pela velhice – que é o nosso Sol. O sol está girando numa órbita vertiginosa em direção à circunferência da via Láctea a 19.300 metros por segundo, levando consigo a terra e todos os planetas, e ao mesmo tempo todo o sistema solar está girando num gigantesco circuito à incrível velocidade de 321 km Por segundo, enquanto a própria galáxia gira, qual colossal roda gigante estrelar.

Num observatório nos Estados Unidos há uma fotografia que inclui as imagens de mais de 200 via Láctea, todas registradas numa chapa fotográfica de 35 X 42 cm.

Calcula-se que o número de galáxias de que se compõe o universo é da ordem de 500 milhões de milhões. Consideremos o nosso pequeno planeta e nele as várias formas de vida existentes, as quais revelam inteligências e desígnios divinos.

Surge então a questão: COMO SE ORIGINOU TUDO ISSO? A pergunta é natural, pois as nossas mentes são constituídas de tal forma que esperam que todo efeito tenha uma causa. Logo, concluímos que o universo deve ter tido uma primeira causa ou um criador. “No princípio criou Deus o céu e a terra”. Gn. 1:1. Essa é a verdade.

2. O segundo argumento é o TELEOLÓGICO, de Teleos, que significa “desígnios ou propósitos”.

Através deste argumento fica evidente que o mundo ao ser considerado sob qualquer aspecto, revela inteligência, ordem e propósito, denotando assim a existência de um ser sumamente sábio. Por exemplo, o homem para viver, consome o ar, do qual retira o oxigênio, resultando disso o dióxido de carbono, inútil ao ser humano, entretanto as plantas, por sua vez, consomem o dióxido de carbono como elemento essencial, e produz daí o oxigênio que será novamente consumido pelo homem.

3. O terceiro argumento é o ANTROPOLÓGICO que vem do grego “Antropos”, que é o estudo do homem.

Este argumento diz respeito a natureza moral do homem. Isto é, a sua vida é regulada por conceitos do bem e do mal. Ele reconhece que há um caminho reto de ação que deve seguir e um caminho errado que deve evitar. Esse conhecimento chama-se consciência.

4. O quarto argumento é o HISTÓRICO.

A marcha dos eventos da história universal fornece evidências de um poder e um ser superior. A história do homem, não tem conseguido divorciar-se de Deus, não obstante, o desejo de muitos em extirpar a idéia de Deus, Ele continua incólume.

Karl Marx dizia que em 40 anos o comunismo extirparia a idéia de Deus na mente humana. Conclusão: Em 40 anos o comunismo foi extirpado e Karl Marx jaz no esquecimento.

5. O quinto argumento é o da CRENÇA UNIVERSAL.

O homem em si é um ser religioso. A crença na existência de Deus é praticamente tão difundida quanto à própria raça humana, embora muitas vezes se manifeste de forma pervertida ou grotesca e revestida de idéias supersticiosas. Essa crença não é herança de uma catequese como imaginam alguns, pois, tribos indígenas e povos bárbaros que nunca tiveram contato com civilizações, têm sua idéia e faz seus rituais como forma de aplacar a ira dos deuses.

Certa feita, perguntaram de um ateu se ele acreditava em Deus; no que ele respondeu prontamente: graças a Deus que não!

Paulo Francis, famoso jornalista internacional, em entrevista a revista Veja dizia que podia provar matematicamente a não existência de Deus, mas uma coisa o preocupava, de ele quando morrer ir para o inferno.

Certo ateu perguntou de um Pastor: E se Deus não existir? No que respondeu o Pastor: Para mim não haverá problema, mas se Ele existir por certo tua morada será o inferno.

Anúncios

8 comentários sobre “PROVAS FILOSÓFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

  1. 1° sobre a sua primeira teoria, por que vc pode afirmar que foi Deus que criou? e não outro Deus? Vc sabe que existem milhares de deuses né? E outro: Deus surgiu do nada, então por que o universo também não poderia?

    2° – Sim, homem respira o ar, mais isso já foi comprovado pela ciência, e não pela bíblia. Como assim? como isso prova a existência de Deus?

    3° – Sim, consciência, vem do cérebro de cada um. Uns tem mais que os outros, e uns tem menos que os outros. Se Deus fizesse exatamente igual, o mundo teria as mesmas idéias, e não haveria contradições, nem “certo” e “errado”

    4° – Não conseguiu divorciar-se de Deus? Então com existe Ateus? Qualquer um pode falar: Deus não existe, mais nem todos conseguem falar isso. É diferente de falar: Ninguém consegue provar a inexistência de Deus. Em 1° lugar que não se pode provar que não existe, sem provar que existe 1° ! 2° acabei de dar 2 motivos da inexistência e falta de nexo, além de responder às suas “teorias” ;)

    5° Mesma coisa do 4, todos temos direitos de opinar e ir contra os outros. e “perguntem a um ateu… ele responderá ‘graças a deus que não’ kk isso é piada, nunca ouviu falar de: “ironia” ? E existem muitos cristãos que não são ateus por medo de existir mesmo um inferno, e que seja um lugar terrível como diz. Mais “Graças a Deus” eu não acredito nisso! :D kkkkkk’

    1. Olá, ( vc não colocou o teu nome na tua contestação; e também tentei te mandar esse e-mail pessoalmente, mas vc não mandou e-mail de resposta).

      Quanto ao que vc me escreveu me contestando sobre a tua crença da não existência de Deus, vejo em vc um paradoxo, se diz que Deus não existe, pq então os argumentos dos que crêem te incomoda tanto? Não seria uma perturbação em tua alma esses argumentos, talvez um conflito, um trauma, sem ofender, é claro. ( não foi assim que me ironiza na sua escrita?).
      Meu nobre, Deus a quem creio, diz em sua Palavra aos que não crêem na sua existência: Salmo 14:1 (leia) Para Ele pouco importa tua opinião, Ele existe e isso é fato para os que depositam Nele sua fé e esperança.

      Que DEUS tenha misericórdia de tua vida e família.

      Pr Francisco Nascimento

  2. Creio perfeitamente que a causa primeira de todas as coisas existirem, quem
    permite vida aos seres animados, nos mostra os seus feitos de geração em geração e se relaciona com os seus e governa as suas obras. Amém!

  3. Eu vou tentar refultar cada um ou a maioria dos argumentos filosóficos apresentados aqui.
    Os argumentos cosmológico, teleológico, são na verdade uma falácia chamada de apelo a ignorancia. Como assim? “Eu não sei o que criou o universo, tudo é muito complexo pra mim, tudo é muito perfeito então tudo isso SÒ pode ter sido criado por uma causa inteligente, um Deus.” Mas se tudo precisa de uma causa/criador, então quem teria criado Deus? Ele não pode simplesmente começar a existir ou ter sempre existido certo? Pois muitos povos antigos usavam Deuses/divindades para explicar TUDO aquilo que eles não tinham uma resposta.Isso dura até os dias atuais. Existe uma GRANDE diferença entre procurar uma explicação e usar um Deus como unica explicação lógica.

    O conhecimento do bem ou do mal que é na verdade a moral do ser humano que varia muito de onde a pessoa foi criada. Existem lugares onde mulheres são proibidas de falar na rua por exemplo, mas e se eu fosse uma dessas mulheres? Eu gostaria de ser impedido de falar na rua? Não, isso PRA MIM é imoral mas para aquelas pessoas não é! Simples, moral depende muito da cultura de onde você é criado. Moral não tem NADA a ver com Deus ou religião, pois religião não define carater. A Inquisição catolica é um bom exemplo disso.

    O argumento historico é invalido, pois o fato de ALGUNS homens não terem conseguido abandonar a hipotese da existencia de Deus não prova que ele existe. Assim como o fato de ALGUNS homens não terem abandonado a hipotese da inexistência de Deus não prova que ele não existe.

    Por ultimo o argumento da crença universal.
    “Essa crença não é herança de uma catequese como imaginam alguns, pois, tribos indígenas e povos bárbaros que nunca tiveram contato com civilizações, têm sua idéia e faz seus rituais como forma de aplacar a ira dos deuses.” Será mesmo que não é nenhuma herança de povos antigos? Os homens das cavernas, já usavam “divindades” para explicar coisas que eles ainda não conheciam. Será que antes mesmo do homem cruzar o oceano pacifico na era glacial ele já não tinha essas ideias na cabeça? Como o outro Ateu já disse no comentario dele, “Graças a Deus que não” é apenas uma ironia, uma brincadeira. “Para mim não haverá problema, mas se Ele existir por certo tua morada será o inferno.” Mas se no final, acreditar em Deus ou não já vai fazer a diferença entre ir pro ceu ou pro inferno para que serviram as nossas ações então? Obviamente esse negocio de Ateu ir pro inferno por causa da crença dele é coisa da Bíblia, pois se só acreditar já vai fazer diferença, então budistas, islamicos, hinduistas ou qualquer pessoa que tem uma crença diferente da sua vai pro inferno? È isso mesmo? Está tentando fazer as pessoas acreditarem por MEDO? Sinto muito, mas eu acho que a sua tentativa de me intimidar não deu nem um pouco certo. Pois quem acredita por medo não é criacionista, é medroso!

    1. Sabe eu sinceramente servia a Deus por medo, mas isso não é mais necessário, aprendi que o mundo carnal dos seres humanos é como se fosse um cela com a porta aberta, so que vc não quer sair porque é cheio de prazeres, de paixões, de momentos que parecem felizes, cheia de luxuria e pecado, e vc acaba se acomodado com esses prazeres e se deixa levar por isso, so que um dia essa porta se fecha, os prazeres se acabam e vc percebe que esta preso e que não esta completo pois tudo passou, a traça corroeu e vc quer sair. Mas… Pode ser tarde de mais.
      Não estamos fazendo niguem crer por medo, estamos apenas falando a vdd, e se hj pregamos a palavra de Deus e não obrigamos niguém a seguir, pq todos temos livre arbitrio, há de vim dias a qual a sua escolha será roubada e vc terá que adorar o anticristo. Mas… Vc não acredita, mas eu só quero entt lhe dizer, busque a Deus enquanto vc o pode achar, pois amanhã pode ser tarde.
      #fica.a.dica’

  4. Existe entre Deus e Jesus uma semelhança muito singular. Deus é invisível nesse mundo e ve-Lô é uma das bem-aventuranças prometidas por Jesus aos puros de coração. Em relação a Jesus há uma discussão sobre as provas históricas da sua existência. Mesmo sobre sua aparência física nada se sabe, existindo apenas uma profusão de imagens que podem não ser algo sequer aproximado do que ele realmente é em aparência física. Sendo impossível aos defensores de ambas posições dar uma prova cabal, uma vez que provas históricas são apenas indícios, ser cristão ou ateu é o que determina em quais provas e argumentos se acredita. Creio ser exatamente essa a vontade de Deus desde o princípio, uma vez que é primeiramente pela fé no Seu evangelho que Ele quer ser conhecido. Para o cristão a sua experiência com Deus precisa ser sua prova cabal, ou ele deve começar a pensar que há algo de errado com sua crença.

  5. Vejo que o maior problema de algumas pessoas não acreditarem em Deus é por culpa dos religiosos! sim, daqueles que dizem que acreditam nele, até falam com ele, quando não verdade estão tão perdidos como todos os outros e nunca “encontraram” Deus.
    bom, mas para se aproximar de Deus é necessario ter fé, acreditar que ele existe, sim, porque se voce não acreditar que Deus existe e já tiver concluído isso na sua cabeça você não vai procura-lo! mas Deus é recompensador daqueles que o buscam. sabe o que isso quer dizer? que se você procura-lo, ele diz que voce vai encontrá-lo. certo, vocês devem estar pensando.. ele já está dizendo que Deus não só existe como também fala. Bom.. eu creio em um Deus vivo. e se el está vivo ele tem que falar alguma coisa né? Aí voce pode pensar… bom, vamos dizer que Deus existe, como posso encontrá-lo? através da religião? e a resposta é não! a religião é uma criação humana, reflexo de um ser que sabe que tem algo errado! e que de alguma forma que ele não sabe explicar, dentro dele diz que existe um ser superior a ele! mas algo aconteceu que separou esse ser superior do ser homem. veja só que o proprío termo religião significa “religar”! religar o quê? o homem a “Deus”. então o sr humano quis ser aceito por Deus, como? fazendo boas obras, sendo correto em tudo, sendo o melhor que ele pudesse ser para ser aceito por Deus… e então entrar no céu… quem sabe. mas esse é o problema! se voce perguntar para alguma pessoa que tenha um pouco de fé, se quando ela morrer ela vi pro céu, o que ela via responder? É acho que sim.. nunca matei, sempre fui um bom cidadão, sou moralmente correto, sou bom etc… ou seja tenho uma religião. O problema que esse não é o critério para alguém, ser aceito por Deus. por que se fosse ninguém seria aceito por Deus, todos..repito TODOS já erraram em algo, contaram uma mentira ou algo assim. somos CULPADOS! mas a boa noticia é que Deus nos declara inocentes, sem culpa, como se nunca tivessemos errados se colocarmos a nossa fé naquele que foi condenado no nosso lugar! ELE cumpriu a justica que a lei exigia de nós, foi correto em tudo e mesmo sendo inocente morreu para que nós não tivessemos que morrer! é assim que somos aceitos por Deus, pela fé em JESUS. não por obras para que ninguém se glorie diante de Deus mas pela fé em JESUS. e se voce quer saber se ele realmente existe, então faça algo que vai parecer loucura para a sua razão humana: entre no seu quarto feche os olhos e diga: Deus, se voce é real então me mostre, eu não acredito em voce, me mostre que voce existe! que voce é um Deus VIVO! depois saia normalmente e vá viver.

  6. Os argumentos apresentados acima sobre a existencia de Deus são significativos. É obvio que se tudo tem um principio primeiro, logo o causador de tudo não tem inicio nem fim. Oa ateus tentam negar a existencia de Deus baseado-se na negação da fé e não na comprovação dos fatos. Crer na evolução é uma balela falaciosa, pois o homem não sairia da “caverna” para construir pirâmides ou outras obras inteligentes mostradas pela arquelogia.
    Soli Deo gloria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s