O DEUS DE TODA A GRAÇA



É SÓ CLICAR EM CIMA

“ Ora o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar, e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém. Por meio de Silvano, que para vós outros é fiel irmão, como também o considero, vos escrevo, resumidamente, exortando e testificando, de novo, que esta é a genuína graça de Deus; nela estai firmes.” I Pd 5:10-12

Em toda a bíblia a palavra ‘Graças’ aparece por 323 vezes. A palavra portuguesa graça vem do latim gratus, “agradável” “amável” . No grego a palavra traduzida é ‘charis’, que significa: graciosidade, atrativos, favor, cuidado, ou ajuda graciosa, boa vontade.

Nas cartas paulinas as saudações tanto no começo, como no final, a palavra graça é ministrada as igrejas manifestando bem estar aos leitores, boa vontade, favor, dom gracioso, bênção graciosa. Rm 1:5;16:20; I Cor 1:3; 16:23; II Cor 1:2;

A graça envolve temas como o perdão, a salvação, em seus aspectos inicial, progressivo e final, a regeneração, o arrependimento, o amor, a longanimidade e a misericórdia divina.

JESUS O REI DE TODA A GRAÇA

Jesus é a graça de Deus personificada; a própria graça de Deus manifesta a toda a humanidade: “Porque todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” Jo 1:16,17

Jesus é o presente de Deus para salvar os homens de todos os seus pecados: “Porque Deus amou o mundo (você) de tal maneira, que deu (dádiva, favor imerecido, graça) seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3:16

Ele nasceu pela graça, cresceu na graça, a graça estava sobre ele. Lc 2:42,52. Nos seus lábios extravasou graça, Sl 45:2 “ Todos lhe davam testemunho e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saía dos lábios…” Lc 4:22

A graça de Deus ( Jesus Cristo ) é abrangente, não é para alguns, mas para todos: Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.” Tt 2:11

Não é para uns poucos elitizados, nem para os mais ou menos santos, é para os pecadores: os grandes e os pequenos: “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.” Rm 5;20

Jesus é dom gratuito de Deus, um presente maravilhoso que nos trás grande bem: a salvação de nossos almas, “ Todavia, não é o dom gratuito como a ofensa; porque se pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de um só homem, Jesus Cristo, foi abundante sobre muitos.” Rm 5:15

“ Dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos dada em Cristo Jesus.” I Co 1:4

Quando estávamos em pecado, destinado ao inferno, pelas nossas obras más, Deus nos amou e enviou o seu filho para nos salvar: “ Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça sois salvos, e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvo mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;” Ef 2:4-8

Podemos afirmar com convicção, na certeza que vem dos céus, não há nenhuma condenação em nossas vidas, Jesus nos justificou: “ Sendo Justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Rm 3;24

“ Justificados, pois, mediante a fé temos paz com Deus por meio de Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.”Rm 5:1,2:

“ A fim de que, justificados por graça nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.’ Tt 3;7

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Rm 8:1

DESENVOLVIMENTO DA GRAÇA DE DEUS EM NÓS

Fomos chamados pela sua graça. “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu filho em mim…” Gl 1:15

Precisamos ouvir e entender a graça de Deus. “…Que chegou até vós; como também em todo o mundo está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade.” Cl 1:6

Estamos debaixo da graça de Deus.; “ E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e, sim da graça? De modo nenhum” Rm 6: 15; II Cor 1:12

Vivemos na dispensação ( Período, Tempo ) da graça de Deus. “Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros.” Ef 3:2

Somos participantes da graça de Deus. “ …Pois todos sois participantes da graça comigo.” Fl 1: 7

Devemos nos fortificar na graça de Deus. “ Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

Devemos crescer na graça de Deus. “ Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória tanto agora como no dia eterno.” II Pd 3:18; Cl 2:7

Multiplicar-se em graça. “Porque todas as cousas existem por amor de vós, para que a graça multiplicando-se, torne abundantes as ações de graça por meio de muitos, para a glória de Deus.” II Cor 4:15

Perseverar na graça de Deus. “Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram a Paulo e a Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus.” At 13:43

Só Deus pode nos fazer abundar em toda a graça. “Deus pode fazer-vos abundar em toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda a obra.” II Cor 9:8

A GRAÇA DE DEUS RECEBIDA E COMPARTILHADA

Pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça que me foi concedida, não se tornou vã, antes trabalhei muito mais que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus em mim.” I Cor 15:10

“ Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo, além do que convém, antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Rm 12:3,6

“ Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada; se profecia, seja segundo a proporção da fé.”

“Segundo a graça de Deus que me dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.” I Cor 3:10

“ Do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça, a mim concedida, segundo a força operante do seu poder. A mim o menor dos apóstolos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo.” Ef 3:7,8

E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.” Ef 4:7

“Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem.” Ef 4:29

A GRAÇA DE DEUS NÃO PODE SER REJEITADA

Não podemos receber a graça de Deus em vão. “ E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus.” II Cor 6:1

Não podemos anular a graça de Deus. “Não anulo a graça de Deus; pois se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.” Gl 2:21

Não podemos tornar a graça de Deus em libertinagem. “ Pois, certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.”Jd 4

Não podemos nos separar da graça de Deus. “ Atentando , diligentemente por que ninguém seja faltoso separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que, brotando vos perturbe, e por meio dela muitos sejam contaminados.” Hb 12: 15

Pr Francisco Nascimento

Um comentário sobre “O DEUS DE TODA A GRAÇA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s