CURIOSIDADE BÍBLICA


interrogacao

JESUS CRISTO X PAPAI NOEL

VOCÊ SABIA

Que Jesus Cristo tão comentado nestes dias é o assunto central de toda a Bíblia?

No Antigo Testamento apresenta-o como aquele que vem redimir o homem de seus pecados.

No Novo Testamento apresenta-o como aquele que se encarnou, ascendeu aos céus e um dia voltará com poder e muita glória para julgar o homem de seus pecados.

VOCÊ SABIA

Que só no Novo Testamento, o nome Jesus é citado 1.172 vezes; Cristo é citado 429 vezes; em 684 citações lhe é atribuído o título divino de Senhor ; e em 2 citações lhe é atribuído especialmente o nome de Messias.?

Um certo escritor sacro, com muita sabedoria; assim escreveu: “Jesus Cristo é a figura central da história do mundo; este não pode esquecer-se d’Ele enquanto se lembrar da história; pois a história é a história de Cristo. Omiti-lo seria como omitir da Astronomia as estrelas ou da Botânica as flores, seria mais fácil separar, todos os raios da luz que atravessam o espaço e deles remover uma das cores primárias, do que retirar do mundo o caráter de Cristo.

A história da raça, desde sua concepção, tem sido a história da preparação da vinda de Cristo.

· O Antigo Testamento prediz essa vinda através de tipos, símbolos e profecias diretas.

· A pessoa de Jesus Cristo não somente está engastada na história humana e gravada nas páginas abertas das Escrituras Sagradas, mas também é experimentalmente materializada nas vidas de milhões de crentes e entrelaçada no tecido de toda civilização digna desse NOME.” (Bancroft).

VOCÊ SABIA

Que o termo “Jesus Cristo” é tanto um nome como um título?

· O nome Jesus, deriva da forma grega Jeshua ou Joshua, que significa “JEOVÁ” Salvador ou “O Senhor Salva”. O título “Cristo”, deriva da palavra grega para Messias ou do Hebraico “Machiach” – Dn. 9:26 e significa “Ungido”.

· O próprio Jesus se declarou como “Messias”. Jo. 4:26.

· São duas as funções que estão envolvidas no título “CRISTO”:

Rei e Sacerdote. Esse título indica Jesus como sendo o Sacerdote e o Rei prometido nas profecias do Antigo Testamento.

VOCÊ SABIA

Que o termo “Eu Sou”, usado por Jesus; foi o mesmo usado por Deus na manifestação a Moisés no deserto? Ex. 3:14,15.

Esse título usado por Jesus diversas vezes O identifica como o Deus que se fez carne e habitou entre nós. Disse Jesus:

* Eu sou o Messias. Jo 4:24

* Eu sou o Eterno. Jo. 8:58.

* Eu sou o Filho de Deus. Jo. 10:36

* Eu sou Lá de Cima. Jo. 8:23.

* Eu sou o Senhor e Mestre. Jo. 13:13.

* Eu sou a Ressurreição e a Vida. Jo. 11:25.

* Eu sou o Pão da Vida. Jo. 6:35.

* Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Jo. 14:6

* Eu sou o Alfa e o Ômega. Ap. 1:8.

* Eu sou o Primeiro e o Último. Ap. 1:17.

* Eu sou a Luz do Mundo. Jo. 9:5

* Eu sou a Porta da Salvação. Jo. 10:7.

* Eu sou a Videira Verdadeira. Jo. 15:1.

VOCÊ SABIA…

Que o Natal é o dia do nascimento de Cristo?

Atualmente é observada a data de 25 de dezembro, mas diante de tantas festividades e preocupações inerentes à data; acaba-se esquecendo do aniversariante.

Foi em Roma, no ano 336 d. C., que essa data foi escolhida para a celebração do nascimento de Cristo. Existem no entanto, algumas controvérsias quanto a data real do nascimento de Cristo. Nas páginas do Novo Testamento não há informes que nos ajudem a determinar o tempo certo. Nota-se que a menção feita a Pastores com seus rebanhos nos campos, à noite, indica um período de primavera; compreendido entre março ou abril na Palestina; o que descarta a possibilidade de ÏNVERNO”; como deixam transparecer alguns.

A primeira evidência histórica de que dispomos para a celebração do dia do nascimento de Cristo, nos vem da época de Hipólito, Bispo de Roma, na primeira metade do século III d. C.

A princípio ele escolheu a data de 02 de janeiro para essa celebração; outros escolheram datas como: 20 de maio, 18 ou 19 de abril, 25 ou 29 de março; outra data bastante comemorada é 06 de janeiro. Ainda hoje os cristãos armênios comemoram o Natal nesta data.

VOCÊ SABIA…

Que o uso de Árvores de Natal, originou-se nos costumes das tribos Celtas e Teutônicas que honravam uma árvore conhecida como sempre-viva?

Nos países de inverno rigoroso, somente as árvores sempre-vivas não perdem suas folhas; o que explica o simbolismo da Árvore de Natal.

Essas árvores eram adoradas entre aqueles povos como uma promessa de retorno ao sol.

Alguns supõem que a coroa de espinhos usada por Cristo, foi feita com um ramo de Sempre-viva.

VOCÊ SABIA

Que o gordo, barbado e bondoso, chamado Papai Noel, deriva-se de São Nicolau, Bispo na Ásia Menor, no séc. IV. d. C.?

São Nicolau era na realidade um homem de aparência bastante austera, sua reputação era de homem generoso e que fazia o bem. Essa foi a parte de seu caráter que inspirou o costume de distribuir presentes e brinquedos na época natalina; os detalhes como: a espontaneidade, a gordura, a alegria, etc; podem ser atribuídos à história criada pelo escritor norte-americano Washington Inving, datada de 1822.

É com tristeza que observamos que os muitos simbolismos criados para representarem o Natal, infelizmente têm desviado de muitos corações, de muitas famílias, o verdadeiro significado do Natal, que é o presente maior de Deus aos homens: JESUS CRISTO. E perdidos na obrigação de presentearmos a outros, de comer bem, vestir bem, essa data que deveria ser de refrigério e alegria, torna-se para muitos uma data frustrante, pois muitos não conseguem seus intentos.

Não seja assim em sua vida; no Natal, você é o grande presenteado. Receba pois este presente. E se você quer retribuir, pode fazê-lo: ofereça sua vida a JESUS, volte-se para Ele, e o seu Natal não será resumido apenas a um dia de alegria, mas a uma eternidade de felicidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s