DIA DE BOAS NOVAS


odiadasboasnovas

“Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até a luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.” II Reis 7:9

Samaria, cidade de Israel, estava cercada pelo exército de Ben-Hadade, o rei da Síria, não deixando ninguém sair ou entrar, por vários meses Era uma forma de infligir derrota aos seus adversários.

Israel passava por um tempo de fome, escassez e miséria. Ao ponto das mulheres negociaram para comer os seus próprios filhos, para não morrerem de fome.

A cidade estava completamente fechada.  Na ocasião, quatro leprosos estavam fora e conversavam a respeito da dramática situação que enfrentavam: “…Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos.” II Reis 7:3,4

Foi uma sábia decisão, porque assim que chegaram Deus já havia feito um milagre e todos os inimigos sírios  haviam fugido, deixando todas as riquezas, prata ouro, comida e bebida  à vontade e outros pertences valiosos.

Os leprosos se esbaldaram  com todas as bênçãos conseguidas. Comeram beberam, e foram guardando os despojos. Mas, algo começou a perturbar suas almas. E seus irmãos que estavam morrendo de fome em Samaria? Deixariam  que todos perecessem? E o que  fariam com tantas riquezas? “Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até a luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.” II Reis 7:9

Eles reconheceram que aquele dia era um dia especial. Era dia de boas novas vindas da parte de Deus. Não podiam ficar calados enquanto os seus irmãos passavam fome. Tomaram uma decisão de anunciar em Samaria as boas novas recebidas.

“ …este dia é dia de boas-novas…” É sobre este tempo de bênção que queremos falar nesta mensagem.

UM TEMPO (KAIRÓS) DE BOAS NOVAS

“Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação,”  2 Corintios 6:2

Estamos vivendo em um tempo de graça de Deus. Tempo que começou quando houve o anúncio da salvação, vinda através do salvador Jesus Cristo. É um tempo de oportunidade, tempo de salvação, tempo de arrependimento.

Esse tempo terminará quando Jesus voltar a esta terra de forma gloriosa, para buscar  sua igreja e estabelecer o juízo sobre a face da terra.

“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.” Romanos 13:11

Hoje é tempo de salvação. É o meu tempo, onde Deus abre os braços para  receber-me como filho.

O hoje,  pode determinar a bênção ou a maldição para a minha vida,  minha família e  minha posteridade sobre a terra. As minhas decisões,  influenciarão no amanhã, sejam para o bem, sejam para o mal. “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” Lucas 19:9,10

JESUS É A BOA NOVA PARA A HUMANIDADE

“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:2,6

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:10,11

Porque a humanidade precisa tanto de um salvador? Porque assim como os leprosos, que além da enfermidade física que lhe dilacerava o corpo e a fome que os estava matando, precisavam urgentemente de uma solução para  que o dilema vivido chegasse ao fim.

A humanidade está enferma por causa do pecado e está morrendo de fome porque tem se alimentado do que não é devido, daquilo que não sacia a alma, do que não traz satisfação.

Os homens precisam de Deus. Necessitam de boas novas que os façam felizes, que lhes dêem verdadeira esperança.

Jesus é a boa nova da parte de Deus. É o pão da vida que alimenta a alma faminta. “Declarou-lhes, pois, Jesus: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede.” João 6:35

Jesus é a única provisão que satisfaz a vida do homem. “Sem mim nada podeis fazer..” João 15:5

Jesus é a única provisão que sustenta e fortalece a vida do homem integralmente. (corpo, alma e espírito)

Jesus é a única provisão  que gera saúde espiritual. Ele é a única provisão que gera vida genuína, vida eterna.

Jesus é o único caminho que nos leva a Deus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” I Timóteo 2:5

Jesus é o grande presente oferecido para uma humanidade perdida e desorientada. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

MAGNITUDE DO MINISTÉRIO DE JESUS: PROMOVER SALVAÇÃO COMPLETA A TODOS OS HOMENS

“As palavras hebraica e grega “salvação” dão a idéia de libertação, segurança, preservação, cura e perfeição: “Salvação” é a grande palavra inclusiva do Evangelho, reunindo em si todos os atos e processos redentivos: tais como justificação, a redenção. A graça, a propiciação, a imputação, o perdão, a santificação e a glorificação.” Scofield

As boas novas de Jesus trouxeram salvação para todos os homens. Eu e você estamos incluídos nesse macro projeto de salvação. Todo homem é pecador e necessita de um salvador. Jesus é o salvador de todos os homens, em todas as épocas.

Foi ele que recitou o profeta Isaías na cidade de Nazaré, cidade na qual fora criado, perante muitos ouvintes atentos, em uma de suas idas à sinagoga: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR …” Isaias 61:1-2ª

Seis cousas fundamentais fariam parte do ministério de Jesus:

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar  para…”

1. Pregar o evangelho. (Dirigir fixamente, fixar, cravar, fitar, anunciar boas novas, anunciar sobre forma de doutrina)

2. Curar corações partidos (Restabelecer a saúde, livrar de doença, sarar, debelar: doença, ferida, etc.) (Quebrantados: debilitado; abatido; extenuado; prejudicado; que sofreu revés) “…E o poder do Senhor estava com ele para curar”. Lucas 5:17c

3. Proclamar livramento aos cativos. (anunciar em público e em voz alta. Publicar, promulgar, decretar).

4. “Pôr” em liberdade. Operar milagres. (Colocar, firmando ou apoiando, apoiar, firmar)

5. Libertar os oprimidos do diabo. Atos 26:15-18; Atos 10:38

6. Apregoar o ano aceitável do Senhor. Tempo de oportunidade, tempo de arrependimento, tempo dos gentios. II Coríntios 6:2.

O Ministério de Jesus, em sua essência, era o anúncio de boas-novas aos necessitados desse mundo perdido. De tal feita, eu e você, que declaramos ter o mesmo Espírito de Cristo, devemos ser impelidos a fazer o que o Mestre fez. Este é seu principal mandamento em Marcos 16:15.

E não só isso. Como aqueles leprosos que não retiveram as bênçãos, o milagre, apenas para eles mesmos, mas lembraram-se de outros (o próximo) que estavam carecidos das mesmas bênçãos e compartilharam o que tinham, Também nós, detentores dessas boas-novas, devemos compartilhá-las com o mundo sofrido e carente da salvação plena oferecida  por Jesus.

Sejamos anunciadores dessas boas-novas!

Pr Francisco Nascimento

Um comentário sobre “DIA DE BOAS NOVAS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s