MEDITAÇÃO BÍBLICA


O QUE É O HOMEM?

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Gn 1.26

A Bíblia diz que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas a teoria evolucionista contraria as Escrituras dizendo que o homem originou-se de uma espécie de primata. Porém, através de grandes descobertas, a própria ciência tem confirmado as verdades sagradas registradas em Gênesis 1.27,28. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Homem é: O ser humano. O termo também se refere à espécie humana, à humanidade. A palavra “homem” quer dizer também a pessoa do sexo masculino, varão.

AS TRÊS IDEOLOGIAS SOBRE A HUMANIDADE:

A idéia ocidental

Segundo essa ideologia, a natureza é para ser usada e explorada. O homem é superior, e por isso explora o mundo, ainda que de maneira arbitrária, para a sua sobrevivência.

A idéia oriental

Segundo essa ideologia, o homem deve render glórias à natureza. Deus é tudo e tudo é Deus. Os que defendem este ponto de vista colocam a natureza superior ao homem.

A idéia bíblica

A Palavra de Deus mostra que o homem é uma criatura e que está em unidade com a natureza. De acordo com as Escrituras, o homem é o mordomo da natureza. (Aquele que administra; toma parte na direção)

ALGUMAS CARACTERISTICAS SOBRE QUEM É O HOMEM:

O homem é pó

Ele é uma partícula de terra seca (Sl 103.14). 14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

O homem é caco de barro

Quem é o homem para contender com Deus? (Is 45.9). Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. É como a erva e a flor (SL 103.15). 15 Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce.

O homem é carne e vento

Ele é carne, e como carne depois de morto é enterrado (Sl 78.39). Lembra-se de que eles são carne, vento que passa e já não volta.

O homem é um conto ligeiro

O homem na sua juventude goza de força e saúde, mas depois de velho se torna uma criatura cansada e enfadada (Sl 90.9). Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.

O homem é vaidade

Tudo é vaidade. Por mais firme que esteja em Deus, o homem sempre terá um resquício de vaidade (Sl 39.5). Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade.

RELAÇÕES ENTRE DEUS E O HOMEM:

A Bíblia diz que:

O homem é a imagem de Deus

Em Gênesis 1.26 está escrito: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”. A forma verbal “Façamos” expressa a participação da Trindade na criação do homem. Se este foi criado à imagem de Deus e tem vontade própria, então ele é uma pessoa com uma personalidade, um caráter, e tem a liberdade para escolher.

Deus criou macho e fêmea

As idéias machistas de que o homem tem a primazia não tem respaldo bíblico. Em Gn 1.27 está escrito que Deus criou macho e fêmea, e ordenou: “frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a e dominai” (v.28).

A Bíblia usa uma linguagem antropomórfica (semelhança ao homem)

A palavra “antromorfo” origina-se do grego antropómorphos, que quer dizer semelhante ao homem quanto à forma. Deus é comparado na Bíblia tanto ao ser masculino quanto ao ser feminino. Deus fala ao homem através de uma linguagem fácil. No sexo masculino Ele é comparado a um Pai, a um Rei, a um Pastor etc. Já no sexo feminino é comparado a uma Mãe e até a uma galinha (Is 49.15; 66.13; Lc 13.34). 66.13-Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei. Lc 13.34 – Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!

Relações entre Deus e o Homem.

O homem é um ser superior

O homem foi criado para dominar sobre todos os animais (Gn 1.28). E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (subjugar)

ALGUMAS VERDADES QUE ENVOLVEM O HOMEM E O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS:

O Diabo quer destruir o homem

O homem é a coroa da criação, e por isso Satanás quer destruí-lo (Jo. 10.10). o inimigo vem só para matar, roubar e destruir.

A natureza humana é falha

O Senhor ordenou que o homem estivesse em constante vigilância (Mt 26.41). Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca.

O coração do homem é enganoso

O coração do homem é imprevisível, perverso (Jr 17.9).(enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto;) Portanto, o crente jamais poderá se deixar levar pelas emoções. v.10 – Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

O homem é soberbo

O homem soberbo quer mostrar para o Senhor que é independente e auto-suficiente. Segundo a Bíblia, existem seis coisas que aborrecem ao Senhor, e a primeira é a soberba (Pv 6.16). Olhos altivos = soberba

ALGUNS PRIVILÉGIOS QUE O HOMEM RECEBEU DE DEUS: (com responsabilidade)

O homem recebeu de Deus o livre-arbítrio

O homem recebeu este direito exclusivo diretamente de Deus. Ele tem o direito de escolher entre o bem e o mal. (Dt 28 ) Por isso é responsável pelos seus atos (Rm 14.12). (Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.)

O homem é a mais valiosa das criaturas

O homem vale mais do que os passarinhos (Mt 6.26; observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?. O homem é a coroa da criação, a expressão máxima da criação de Deus.

ALGUNS PRIVILÉGIOS QUE O HOMEM RECEBEU DE DEUS: continuação.

O homem é mais valioso das criaturas.

O homem é tão valioso que a estrutura mais complexa que existe é o cérebro humano, pesando cerca de 1,3 quilos. Ele possui mais de dez bilhões de células nervosas, cada uma com mais de 10 mil ou 100 mil fibras interligadas. Juntas elas formam um quatrilhão de ligações. Se um centésimo do cérebro for ligado em rede de comunicação, mesmo assim será maior do que todas as redes de comunicação existentes em todo o mundo.

Tudo o que Deus criou na natureza, Ele viu que era bom, mas quando fez o homem à sua imagem e à sua semelhança, Ele viu que era muito bom (Gn 1.31).

Porque o homem recebeu o amor de Deus

Deus amou tanto a humanidade que deu aquilo que tinha de maior valor pela salvação espiritual dela, seu Filho Jesus Cristo (Rm 5.8; Jo.3.16,17) Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

O homem recebeu o direito de gozar a felicidade eterna

Somente Jesus poderá encher o vazio do coração humano (1Tm 2.5)- Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. Se o homem não tiver Deus em sua vida sempre estará espiritualmente vazio. Ele procurará inutilmente esta satisfação por meio dos vícios.

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, recebeu o fôlego de vida, uma personalidade e um caráter, tudo para enaltecer e glorificar àquele que o criou como coroa da criação. Além disso, Deus o amou de tal maneira que deu o seu único filho a fim de resgatá-lo para a salvação eterna. Agora compete ao homem também dar o seu coração, os seus caminhos e a sua vida a Deus.

Pr Mauricio Freitas de Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s