O LÍDER INTERCESSOR


“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” Mateus 22:37-40

Amar a Deus totalmente, completamente, de todo o coração (sentimentos, vontade, desejos) de toda a alma (espírito, sopro divino), de todo o entendimento (personalidade, racionalidade, pensamento) de todas as forças. O ser integral, sem parcialidade, sem ruptura, sem fragmentação.

Esse é o primeiro e um dos maiores mandamentos que Deus deixou para que cumpramos: Amar a Deus. A bíblia afirma que da parte Dele não há problema, ele continua nos amando e vai nos amar eternamente, pois, Ele é amor. “Com amor eterno eu te amei e por isso com benignidade te atraí”. Jeremias 31:3 o seu amor é provado: “ Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato, de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8

Como está o nosso amor para com Deus? Nosso amor deve ser manifesto com atos concretos, que de fato prove o nosso real envolvimento nesse amor.

Quando verdadeiramente amamos uma pessoa nosso desejo é sempre está com ela, há sempre novidades, às vezes as palavras se esgotam, mas só em está perto da pessoa amada já é o suficiente, nos traz satisfação.

São três os pilares que sustentam o fundamento do amor:

1. Intimidade. Fala da necessidade de estar com a pessoa amada, de conhecer os seus segredos mais profundos, ouvir a sua voz, falar e contar as novidades ou apenas desabafar, chorar ou ri; pedir algo que julga necessário que a outra pode dar. A intimidade fala também da dependência que temos dela e de como ela é importante para nós. “ A intimidade do Senhor é para os que o temem, os quais ele dará conhecer a sua aliança.” Salmo 25:14

O líder usado por Deus é aquele que anseia está na sua presença a cada instante em oração, louvores e adorações, intercessão, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada. “ De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” Salmo 5:4; “Levanto-me à meia noite para te dar graças por causa de teus juízos.” 119:62; “Antecipo-me a ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante. Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras.” Salmo 119:147,148.

Como dizia Charles Finney, um dos grandes evangelistas do século 17: “Eu preciso orar, e buscar a Deus”. Charles Spurgeon, século 18, considerado o príncipe dos pregadores. “Eu preferiria ensinar um homem a orar a ensinar dez homens a pregar.” D. L. Moddy, século 18 “Se você está muito ocupado que não tem tempo para orar, então você está mais ocupado do que Deus queria que estivesse”.

“Na realidade, não temos tempo para não orar. Tenho percebido que o tempo da oração é absolutamente prioritário, uma obrigação inquestionável. Sem ela, estou perdido e não estou afiado para o ministério, para os relacionamentos familiares ou para amizades. A oração me mantém focado em quem eu sou em relação o que Deus é. A oração mantém-me consciente que sou um servo do Rei e que ele me deu tudo o que tenho. Qualquer reconhecimento que possa receber deste serviço comunitário ou ministério eficiente tem que ver com o fato de ser seu servo.” Mike Macintosh

Jesus mesmo diante de muita ocupação de seu ministério, sempre arrumava tempo para orar, principalmente de madrugada, pois ele dependia da força que brotava do alto. Marcos 1:32-37

Oração é muito mais que uma obrigação, é uma manifestação de amor e desejo de está na presença de Deus, o amado. E quando você ama, sempre tem tempo para a pessoa amada.

O Teólogo Herbert Lockyer disse sobre a oração: “Não é o desejo, oportunidade, e privilégio de falar com Deus?” Essas três palavras: Desejo. Oportunidade. Privilégio. Formam o fundamento de uma perspectiva saudável de oração.

“A oração verdadeira não vem de ranger seus dentes, mas de um coração apaixonado” Richard Foster

O livro de Salmos nos ensina muitos tipos de orações, desde louvores, clamores, adoração, desabafos, pedidos de justiça e de restituição. No Salmo 145:18,19, há uma palavra de como o amado Deus responde a oração do que clama a ele: “O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos que o invocam com sinceridade. Ele realiza os desejos dos que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.”

O Senhor realmente está perto, esperando que iniciemos contato com ele. Ele nos escuta antes mesmos das palavras chegarem a nossa boca ele já sabe os desejos de nossos corações: “Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.” Isaías 65:24. Deus sabe o que precisamos antes de pedirmos. Mateus 6:8

Amar a Deus é ter intimidade com ele e está de acordo em tudo.

“ Andarão os dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3

Para nutrirmos um relacionamento de intimidade temos que separar um lugar de encontro com nosso amado, é o lugar de ficar a sós, sem ser perturbado, para dar toda a atenção ao amado. “Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Que rumo tomou o teu amado? E a buscaremos contigo. O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para pastorear nos jardins e para colher os lírios. Eu sou do meu amado e meu amado é meu; ele pastoreia entre os lírios.” Cantares 6:1-3

É a tua torre de vigia, o lugar de encontro é nesse lugar que você perguntará ao seu amado e ouvirá da boca dele a resposta. “Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei da minha queixa.” Habacuque 2:1

2. Confiança. É o ato de acreditar na pessoa amada, que ela é fiel e fará tudo para satisfazê-la nas suas necessidades, e também que ela será sempre fiel nesse amor. Nunca te trairá. Nunca te abandonará. “…De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” Hebreus 13:5b Como diz o hino: “Tu és fiel, Senhor, meu pai celeste, pleno poder aos teus filhos darás, tudo criastes na terra e nos mares…”

3. Esperança. Fala que a espera não é em vão, e que as promessas se cumprirão dentro do prazo determinado. (Exemplo: Boaz) “Então, lhe disse Noemi: Espera, minha filha, até que saibas em que darão as coisas, porque aquele homem não descansará enquanto não se resolver este caso ainda hoje.” Rute 3:18 Deus lhe prometeu, então ele irá cumprir. O tempo será o árbitro.

Amar o próximo como a si mesmo, esse é o segundo mandamento. Quem ama se importa, se interessa, ajuda a livrar dos sofrimentos o outro. “.O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

A intercessão está fundamentada no ministério do amor, não de sofismas. De palavras vazias. Se não amo, não intercedo, se não amo, não estou nem aí para as dores e os sofrimentos dos outros. Se não amo, não sofro pelos outros. Veja que contradição, queremos que os outros si importem conosco, e até interceda por nós. Mas nós, pouco ou quase nada nos interessamos pelos outros. Isso é egoísmo!

O que está em foco nessa reflexão, não é se devemos ou não interceder ou nas conceituações de intercessões, mas as motivações que nos leva a não intercedermos. O não amar ao próximo é um dos motivos centrais por que não se ora pelos outros.

A palavra intercessão vem do latim, intercedere, “ficar entre”. Sua raiz é inter, “entre”, e cedere, “passar” “ir”.

A palavra hebraica paga, “interceder”, originalmente significa “ferir sobre” e, por extensão, “assediar com petições”. Quando esse tipo de oração era feita em favor de outra pessoa, então a palavra tomava o sentido de intercessão.

Interceder é apelar em favor de alguém. É colocar-se no lugar de outro, pleitear sua causa como se fosse sua. É colocar-se na brecha para defender outra pessoa. É sentir as dores da pessoa, que estamos intercedendo. O ponto central da oração é o próximo. O resgate feito por alguém que ‘aparece’ para ajudar alguém que está em apuros defendendo ou intercedendo por aquela pessoa. É a oração contrita e reverente, com fé e perseverança, mediante a qual o crente suplica a Deus em favor de outra pessoa ou pessoas que extremamente necessitem da intervenção divina.

O amor me move para a intercessão. Ninguém intercede se não estiver cheio de amor pelo próximo. “Busquei entre eles um homem que tampasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém achei.” Ezequiel 22:30 “Nas muralhas de Jerusalém, o Senhor colocou vigias, que não deverão ficar calados nem de dia nem de noite. Vocês, vigias, que fazem com que Deus se lembre das suas promessas, não descansem nem deixem que Ele descanse até que tenha construído Jerusalém, fazendo dela uma cidade elogiada no mundo inteiro” (Isaías 62.6,7)

Creio que nesses tempos, Deus está levantando líderes movidos por um profundo amor pelo seu próximo. Líderes que tomem as dores dos outros e clamem ao Deus Todo-Poderoso, que os livrem, que os salvem, que os curem. Líderes como Moisés, como Daniel, Samuel, “Quanto a mim, longe de mim eu pegue contra o Senhor, deixando de orar por vós.” (I Samuel. 12:23) Como Abraão; como Paulo. “Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação ao evangelho, desde o primeiro dia até agora.” Filipenses 1:3,4

Você é o líder que Deus quer usar para cumprir seu projeto de amor para com uma humanidade cada vez carente desse amor.

Você será usado como canal onde o próximo receberá as benções do amado Deus, sendo salvo e curado de todos os males.

Pr Francisco Nascimento

Anúncios

2 comentários sobre “O LÍDER INTERCESSOR

  1. Olha…Maravilhoso texto! Amei.

    Sem esse amor de Deus em nós, seria simplesmente impossível interceder por alguém.

    Rev. Francisco, agradeço a Deus por tua vida e pelas palavras que Ele entregou em teus lábios.

    Beijo no coraçao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s