DEPENDÊNCIA DE DEUS


DEPENDÊNCIA DE DEUS

“Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome. Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.”

Êxodo 33:12-17

Creio que os homens que alcançaram prosperidade em seu ministério, e chegaram ao final de sua vida com a convicção do dever cumprido, foram homens que aprenderam os segredos da vitória.

E o principal segredo da vitória é andar na presença de Deus todos os dias. “Jesus disse: Sem mim, nada podeis fazer”. João 15:5

Muitos de nossos projetos não são bem sucedidos por que Deus não está nele.

Por vivermos em uma sociedade consumista, capitalista e individualista, o homem tem a nítida sensação que tudo pode, que é mais capaz que o outro; que sabe mais; que mais prospera; que é mais esperto, sábio, e mais trabalhador.

Muitos de nós que vivemos no meio desta sociedade perversa, confusa e medíocre,  convivemos com uma tremenda ambigüidade: Na oração confessamos ao Senhor a nossa dependência a Ele. Noutra oração dizemos: “Senhor, eu faço, tu me ajudas”. “Senhor, este é o meu projeto de vida, abençoa “. “ Senhor, eu vou a todos os lugares aonde quiser, me abençoe”. São orações extremamente equivocadas que expõe nossa falta de fé e individualidade exacerbadas.

A ambigüidade consiste em fazer projetos, e pedir de Deus as bênçãos. Se não der certo, culpa-se Deus. Contundo isso não é correto, e nem todos os homens e mulheres procedem desta forma. Alguns procuram em tudo buscar a direção de Deus, dependendo D’Ele.

Vamos aprender com Moisés, como um homem de Deus pode prosperar e atingir seus objetivos propostos sem nunca se desviar de Deus e de Sua presença.

Moisés é o nosso referencial, o paradigma, o modelo de vitória e de plena dependência de Deus em sua caminhada até atingir a meta e realizar a visão que o Senhor tinha para sua vida.

A chamada de Moisés dar-se no lugar de seu trabalho no deserto onde estava  trabalhando, cuidando de animais.

A chamada de Deus a Moisés é precedida  de algo inusitado: uma sarça ardente que pega fogo, mas não se queima. A voz de Deus é ouvida quando  Moisés  se aproxima onde Deus se revelava.  Êxodo 3:3

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais escutamos a sua doce voz. Quanto mais nos aproximamos de Deus, vamos conhecer Sua vontade e o que está no seu coração para nós. “A intimidade do Senhor é para os que os que o  temem…” Salmo 24:14

O que Deus disse a Moisés? “Moisés eu preciso que você liberte meu povo do Egito, eles estão escravizados e o seu gemido chegou ao meu ouvido e você é o homem que tenho preparado nesses tempos para cumprir meu propósito”.

A ponderação de Moisés: “Mas Senhor quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”.

A reafirmação de Deus: “Moisés, eu serei contigo, eu te capacitarei, eu desbaratarei teus inimigos,  te sustentarei, e te darei a vitória”. Em outras palavras: A vitória é minha. A luta é minha. Moisés, a obra não é tua, eu serei contigo aonde quer que andares.”.

Quando Deus nos chama, temos que obedecer, pois é dele a obra, e Ele é que capacita dando os dons e ministérios para cumprirmos o seu chamado.

Deus tinha um propósito para Moisés, que era a de  libertar o seu povo do Egito e levá-lo a terra prometida: Canaã.

O desvio desse propósito seria tido como pecado. “… Não te desvieis nem para direita, nem para a esquerda”.

Muita coisa acontece para nos desviarmos e nos afastarmos do  chamado que Deus fez para nós. O diabo, nosso adversário, sabe que  nos afastando do propósito de Deus, ele terá conseguido grandes vitórias sobre nossas vidas.

Foi assim com Jesus na tentação. Com Neemias; com Paulo, o missionário e com outros. Você já imaginou se um desses homens desobedecesse? Certamente a obra de Deus perderia grandes conquistas.

Moisés foi vitorioso em tudo, pois, usou das estratégias espirituais que todos nós precisamos utilizar:

Foi perseverante e  obstinado no chamado de Deus para sua vida. Utilizou bem os instrumentos com os quais Deus lhe capacitou: Uma Vara. Uma palavra profética. “Assim diz o Senhor”. A Fé viva e permanente. Uma  confiança inabalável.  Carregava em seu coração uma promessa de vitória. Dependência de Deus constante. (Consagração) Santidade a Deus. Vida no altar.

Oração incessante (Adoração/ Louvor/ intercessão/ Clamor/ choro/ lágrimas) Tudo isso gerava intimidade e comunhão com Deus.

Jejuns, não pouco, para quebrar as cadeias espirituais que prendem as pessoas pelo inimigo. Renúncia de tudo aquilo que desagradava a Deus. Leitura e prática da lei diária.

Moisés não confiava na sua força, nem nos seus méritos, mas na força do Senhor e do seu Poder. “Uns confiam em carros, outros em cavalos, nós, porém nos gloriaremos em o nome do senhor…” Salmo 20:7.

A nossa vida, só irá prosperar se dependermos de Deus, se o buscarmos, e se usarmos bem das estratégias espirituais.

Não é o método que fará a diferença, mas uma vida consagrada no altar de Deus.  “Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus para nos ajudar e para guerrear nossas guerras”.II Crônica 32:8

Com Moisés aprendemos como depender de Deus e obtermos vitórias espirituais.

Assim como Moisés, Deus tem para cada um de nós: Uma Missão, Uma conquista; e Estratégias que destruirão barreiras e inimigos e nos darão vitórias em todas as nossas batalhas.

“Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.”

Pr Francisco Nascimento

About these ads

3 comentários sobre “DEPENDÊNCIA DE DEUS

  1. Pr. que palavra abençoadaaaaa pra minha vida, nessa tarde.
    Eu recebo e quero ser a cada dia depende do nosso Pai.
    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s