FILIPE, O EVANGELISTA AUTÊNTICO


Filipe, o evangelista autêntico

“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.  Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.  As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.  Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.  E houve grande alegria naquela cidade.”

Atos 8:4-8

Esta meditação visa mostrar o grande avivamento ocorrido em Samaria, pelo ministério de Filipe. O companheirismo dos apóstolos, representados por Pedro e João mostra o ardente desejo dos mesmos na prosperidade da obra de Deus. Também falaremos da história da conversão de Simão. O poder do evangelho sobre o poder das trevas.

O AVIVAMENTO EM SAMARIA:

À medida que havia o crescimento da igreja, a perseguição aumentava cada vez mais. Providencialmente, Deus permitiu que tudo acontecesse, com o fim de que o evangelho fosse conhecido nas regiões mais remotas. Judéia e Samaria (At 8:1).

Filipe em Samaria: Filipe chega à Samaria realizando um grande despertamento espiritual, através da mensagem do evangelho. Samaria, cidade onde certa vez Jesus havia sido rejeitado (Lc 9:52-55), estava tendo mais uma chance, além da ocorrida com o encontro de Jesus com uma mulher que fora tirar água do poço de Jacó e após um diálogo com o Senhor tornou-se uma grande missionária na cidade de Sicar. Agora, numa terceira tentativa, Deus envia Filipe à Samaria, para pregar a palavra.

O perfil do Evangelista: A mensagem que Filipe pregava era cristocêntrica. O objetivo era falar exclusivamente de “Cristo Jesus”. O resultado disso era o seguinte:

  • Atraía a atenção do povo;
  • O povo de Samaria ouvia atentamente a sua pregação;
  • O povo via os milagres que se faziam (coxos e paralíticos eram curados);
  • Houve muita alegria naquela cidade.

SIMÃO, O ENGANADOR:

Pelo que se vê, Samaria era uma cidade totalmente dominada pelo reino das trevas. Prova disso, é que o homem mais conceituado entre o seu povo, era um feiticeiro mágico. Sua magia atraía até então todos os moradores que escutavam com muita atenção o que ele dizia. Simão fazia uso disto para sua auto-promoção (vs 3); e era tido por todos como “O grande poder de Deus” (vs 10). Quando Filipe chegou à Samaria, veio com ele o “Verdadeiro poder de Deus”. Logo, Simão foi desprezado, e Filipe, cheio do espírito Santo tomou conta da situação.

A conversão de Simão:(vs 12 e 13)Juntamente com a multidão dos que creram, e foram batizados em águas, o próprio Simão também creu, e batizado, passou a estar de contínuo com Filipe. Simão, vendo os milagres e maravilhas que se faziam pelo ministério de Filipe, ficou atônito e admirado.

O ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO E COMPANHEIRISMO DE PEDRO E JOÃO:

As boas notícias de Samaria chegaram à Jerusalém, e logo os apóstolos enviaram Pedro e João, com a finalidade de cooperarem com êxito naquela obra. É interessante observar, que com a dispersão dos cristãos de Jerusalém por todas as partes do mundo, a impressão que restava era que a igreja de Jerusalém havia acabado, mas os apóstolos não saíram de Jerusalém (vs 1).

Pedro e João ministram sobre eles o Espírito Santo: Faltava para os novos convertidos na igreja em Samaria, receberem o batismo com o Espírito Santo. Pedro e João tinham a incumbência ordenada pelo Senhor para suprir esta carência. (vs 15 a 17). Depois disto, Pedro e João retornaram a Jerusalém.

A missão de Filipe em evangelizar Samaria, foi decididamente aceita pelos apóstolos, contando inclusive com a preciosa cooperação de Pedro e João, deixando-nos um claro ensino de que o evangelho de Jesus Cristo, não era somente para os Judeus, mas também para os Gentios.

Autor Desconhecido

About these ads

3 comentários sobre “FILIPE, O EVANGELISTA AUTÊNTICO

  1. Gostaria de entender o seguinte: Filipe era um dos diáconos que foram levantados cheio do Espírito Santo. Mas quando ele foi levanmtado para pregar para o Povo de Samaria ELE ERA BATIZADO COM O ESPÍRIRTO SANTO? ELE FAZIA PARTE DO GRUPO DE 120 QUE RECEBEU O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO? Porque segundo Atos 8 Quem impos as mãos e ministrou o Espírito Santo sobre o Povo de Samaria foi Pedro e João.

    Robson

  2. Considerando que este Filipe não era o mesmo que fazia parte do grupo dos apóstolos, o ato de impor as mãos só quem fazia eram os apostolos. Paulo foi reconhecido entre este grupo como apostolo que nao andou com Jesus, mas foi comissionado pessoalmente por Cristo (Atos 9). O ato de impor as mãos não era uma pratica para qualquer membro da nova igreja, mas sim só dos apostolos. Em atos 6:6, Filipe tambem recebeu a imposição das maos dos apostolos, mas isso nao dava a ele a autoridade da mesma pratica na época. Por isso foi necessario a ida de Pedro e Joao para Samaria impor as maos sobre os novos convertidos. O ato de impor as mãos é algo tao delicado e importante que Paulo orienta em ter cuidado quando recebemos imposição de mãos, porque as vezes não sabemos quem são as pessoas que o fazem. Por isso é importante conhecer bem a pessoa e sua vida pessoal com Deus e com a familia para nao acarretar erros tanto pra quem faz como pra quem recebe. Espero ter ajudado. abraços.

  3. paz do senhor, humildemente gostaria de ressaltar q muitos pregam e falam sobre Pedro,Tiago,João, Paulo dentre outros personagens da bíblia, mas deixam quase q desapercebido a suma importância desse homem de Deus q foi Filipe, íntegro de caráter consciente do seu chamado e acima de tudo um pai de família q tinha 4 filhas profetizas. Um grande exemplo p todos nós crentes em Cristo Jesus. abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s