JESUS, O AMIGO DE TODAS AS HORAS


JESUS, O AMIGO DE TODAS AS HORAS

“Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo Poderoso”. Jó 6:14a

O dicionário define  amigo como aquele que é ligado a outrem por laços de amizade. Aquele que acolhe, ampara, defende, é companheiro de todas as horas, é um aliado.

Há dois tipos de amigos: o verdadeiro e o falso, o fiel e o infiel.

O amigo verdadeiro é sincero, é transparente. Sabe guardar segredo. Dar-se a conhecer no momento da necessidade. “As riquezas multiplicam os amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa”. Pv 19:4 . “Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes.” Pv 19:6.

Você pode contar com ele nas maiores necessidades, ele te ouve mesmo   quando não está vontade, pois ele sempre que o bem do amigo.  Sempre é bom termos alguém a quem se possa desabafar e contar os maiores segredos.  

É fiel em seus relacionamentos:  “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Pv 17:17

Exemplos bíblicos de amizade verdadeira:

Davi e Jônatas. Amizade que expressou proteção e fidelidade em meio à perseguição (II Sm 18: 1; 20:4,17; II Sm 1:260.

Ruth e Noemi . Amizade e amor verdadeiro e provado entre uma nora e sua sogra . “Disse, porém, Rute: Não me insiste para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ai serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outras cousa que não seja a morte me separar de ti.”

Priscila e Áquila para com Paulo. Discípulos para com seu líder e discipulador. “Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram as suas próprias cabeças; e isto lhes agradeço…”(Rm 16:2-3)

Há também os falsos amigos, geralmente os falsos amigos, não podem nem ter a caracterização de amigos, pois são interesseiros e egoístas.

Um desses exemplos é de Elifaz, que na doença e angústia de Jó, o recriminou,  julgando está ele em pecado (Jó 6:14).

Amigos  que  na necessidade abandonam: É o exemplo de Demas, amigo de Paulo, que o abandonou, quando mais o apóstolo precisava dele na obra missionária( I Tm 4:10,16).

Falsos amigos que traem e são avarentos e negociam sua amizade por uns poucos trocados: É o exemplo de  Judas que trocou a amizade de Jesus por trinta moedas de prata.

O outro  grande falso amigo é o mundo“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. I Jo 2:15,16.

O mundo nos oferece prazer e satisfação transitória e enganadora como as preenchidas pelos vícios da bebida, droga, prostituição, paixões ilusórias, vaidade e engano.

JESUS O AMIGO VERDADEIRO

Demonstrou amizade aos seus discípulos. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. Jo 15:15

Todas as qualidades de um verdadeiro amigo podem ser vistas em Jesus: Ele é confiável, busca intimidade. É transparente e  sincero. Companheiro no momento da tribulação e dor.

Essa amizade deve ser demonstrada, como Jesus fez no episódio da morte de Lázaro. Ao encontrar as irmãs Marta e Maria, Jesus chorou pela perda de seu amigo.

Dos doze apóstolos, três eram mais íntimos: Pedro, Tiago e João. Desses três, um era considerado como aquele a quem Jesus mais amava: o apóstolo João (Jo 13:23).

João foi o único discípulo que não abandonou Jesus, quando Ele mais necessitava. Acompanhou seu sofrimento e era o único que estava ao pé da cruz.

Para com a possessa Madalena, libertou-a, dando-lhe a dignidade que precisava. Mt 8:2 Um amigo liberta o outro de suas aflições.

Para com a adúltera estendeu a mão para perdoar, e restaurar-lhe a vida de fidelidade. (João 8) O verdadeiro amigo perdoa o outro dando-lhe segunda oportunidade.

Para com Pedro, o discípulo que o negou, manifestou perdão. (Pedro) Jo 21;  O amigo, quer a restauração e a reintegração, não a derrota e a destruição.

Jesus, o amigo de todas as horas:

“… E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Mt 28:20

“Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Jo 16:33

“… De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei”.Hb 13:5b  “Jesus Cristo, ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre”.Hb 13:8

Jesus deu a vida pelos seus amigos:

“Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Mc 10:45

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.Jo 15:13

“Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão”.

Jesus tem todos os qualificativos de amigo verdadeiro: É sincero, transparente,  fiel, confiável, compreensivo, é amigo de todas as horas. Nunca decepciona, sente compaixão, dá a vida pelos seus. É o único que pode nos libertar de todos os males.

Jesus tem chamado não só discípulos, mas amigos, ele quer ter comunhão conosco.

Hoje, Jesus te chama para ser o teu principal amigo, aquele em quem se pode confiar. O amigo de todas as horas.

Pr Francisco Nascimento

About these ads

4 comentários sobre “JESUS, O AMIGO DE TODAS AS HORAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s