PLANO DE DEUS X PLANO DOS HOMENS


PLANO DE DEUS X PLANO DOS HOMENS

Planos de Deus

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.  Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.  Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.  O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”.

PV 16:1-3,9,25

Os planos  absolutos de Deus para toda  terra:

São os melhores atributos que se podem oferecer: Paz e harmonia, céus, terra, mar, rios, animais, vegetais. Santidade e glória na vida dos homens  Resgatar sua imagem e semelhança em nós. Salvação  em seu sentido abrangente: saúde, paz, segurança, prosperidade, vida longa  para a humanidade.

Os planos relativos de Deus na vida de cada pessoa:

Deus não coloca ninguém no mundo para ser uma desgraça. Todas as pessoas nascem para ser bênção na terra. Nascemos para cumprir um propósito dentro do grande projeto de Deus. Quando entendemos que temos um propósito de Deus para alcançarmos, nossa vida passa a ter mais sentido, pois sabemos onde queremos chegar e a quem devemos agradar.

Os planos de Deus para cada um de nós são os melhores possíveis.  Todos os planos humanos contrários à vontade de Deus pode resultar em  grandes prejuízos.

Sabermos distinguir entre os nossos pensamentos, projetos e planos e os planos e projetos de Deus é uma arte que devemos aperfeiçoar a cada dia, afim de não cairmos no irreal e sobrepujarmos as circunstâncias.

“E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.  Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 1Samuel 16:6,7

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.  Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Isaías 55:6-8

Os planos de Deus para nós não são contrários a sua Palavra revelada na Escritura.

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” 1Pedro 4:11

Muitos dos planos espirituais que traçamos podem  não ter a aprovação de Deus.

- “Deus está me mandando evangelizar o Haiti nesse momento”.

- “Deus está mandando comprar uma casa no Iraque”.

- “O Senhor me mandou pregar lá na bocada, Oh! Aleluia!”

O Apóstolo Paulo tinha a intenção de pregar o evangelho em Bitínia, mas Deus o estava chamando para pregar na Macedônia.

E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.  E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.  E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.” AT 16:7-10

Muitos fazem planos e busca em Deus apoio.

“ Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos, mas não procedem de mim; e fazem aliança que sem a minha permissão, para acrescentarem pecado sobre pecado.” IS 30:1

“Ora, pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal contra vós; e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações.  Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos segundo as nossas imaginações; e cada um fará segundo o propósito do seu mau coração.” JR 18:11,12

Deus têm um  plano especial para nós. Quando escolhemos outro caminho, certamente receberemos conseqüências, mesmo que esse caminho aparentemente seja  bom.

“ Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” PV 16:25; Pv 14:12

Os planos de Deus para  os homens não podem ser frustrados.

“ Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” JÓ 42:2

Saber acertadamente os propósitos de Deus para nós, não é uma tarefa muito fácil. Requer comunhão e consagração constante para que o Espírito possa mover-se e enchendo-nos, para poder realizar a vontade de Deus. Precisamos estar dispostos a deixar que o Senhorio de Cristo seja, de fato, consumado em nossa vida. Só estando debaixo da vontade de Deus, seremos capazes de abdicar de nossos planos humanos e tomar nas mãos os projetos perfeitos, idealizados em amor por nosso Pai para nossa felicidade.

Pr Francisco Nascimento

About these ads

3 comentários sobre “PLANO DE DEUS X PLANO DOS HOMENS

  1. Irmaos em Cristo Jesus, boa noite!
    Es tou precisando de artigos que abranja um Tema bobre Sabedoria, terei que fazer um trabalho para ser pregado no culto de senhoras da minha Igreja só vem na minha mente esta palavra -sabedoria, porém se tiver outra ficarei grata.
    A paz do Senhor
    Ir. Ana
    Sao Luis -Maranhao
    21-11-09

  2. Louvado seja o Deus Todo Poderoso, cheio de honra e gloria para todo sempre. Louvo pela tua vida com estas sábias palavras. Que Deus realmente cumpra em nós o seu plano salvífico, por que o plano dos homens são meramente falho. Que Deus te abençoe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s