A CURA DE BARTIMEU


cura de bartimeu

“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”  Marcos 10:46-52

 

A narrativa de Bartimeu trata-se de uma história real. Pode assemelhar-se à história de muitos outros. Sua história pode não corresponder exatamente a deste homem. Mas pode existir algo em comum entre você e Bartimeu.

Talvez você não seja cego. Nem mendigo. Você pode encontrar-se necessitado, desesperado, angustiado ou sob culpa.

Faça como Bartimeu hoje: Clame por Jesus! Venha a Ele! Disponha-se a segui-lo.

Vamos analisar algumas coisas nessa história:

QUEM ERA BARTIMEU?

Literalmente, o texto diz que Bartimeu era cego, pela narrativa ele um dia tinha sua visão boa, mas perdeu por causa de uma doença ou acontecimento não narrado. A cegueira lhe deixava limitado em suas ações e mobilizações, ficando impossível de contemplar as belezas da vida.

A cegueira física inutiliza o homem para muitas coisas e o limita das ações, paralisando muitos projetos.  Que não é difícil para os que têm o dom da visão.

Há uma cegueira espiritual que inutiliza o homem de ver e contemplar as coisas belas da vida que Deus proporcionou para que assim usufruíssem. Mas muitos estão cegos em seus entendimentos e obtusos em suas ações. “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:3,4

Assim como a cegueira física a cegueira espiritual, torna o doente desqualificado, dependente, humilhado em suas ações,  e limitado para fazer o que  a perfeita visão poderia lhe proporcionar.

O texto afirma que Bartimeu era mendigo. A cegueira produz empobrecimento, marginaliza, segrega e discrimina, pois muitos evitam a compainhas de alguém que não tem visão.

Há vários níveis de mendicância: Física; Emocional; Afetiva; Psicológica; Espiritual.

O DIA EM QUE BARTIMEU ENCONTROU-SE COM JESUS

O texto afirma que Bartimeu ‘ouviu barulho da multidão que seguia a Jesus’. Lc 18:36 “E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.”

Bartimeu era cego, mas não surdo. Esse comportamento foi que lhe deu a salvação e a cura dele: o de estar atento, ouvir o que se passava ao seu redor.

Muitos têm ouvido o barulho da multidão seguindo a Cristo. Para muitos, isso é a coisa mais natural do mundo (São os insensíveis).

Muitos acham perda de tempo, vai lhe tirar o foco das verdadeiras necessidades e prazeres da vida. (os materialistas)

Outros consideram que aqueles que seguem a Jesus não têm o que fazer; são ‘umas Marias vai com as outras’; são influenciados pelos líderes fanáticos. (São os que acham que não precisam de Jesus; são céticos).

Há os conformados que se habituaram a vida sem visão, sem sonhos, com a miséria e pobreza, se acham bem, convivem com a desgraça e acham tudo normal. Não querem ver e ainda se orgulham disso.

Muitos até dizem acreditar em Jesus; mas ficam tardando a sua decisão para mais tarde, quando forem mais velhos.

ATITUDE DE BARTIMEU QUANDO “OUVIU” O TROPEL DA MULTIDÃO?

“E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.” Lc 18:36

Mostrou que estava vivo e atento e preparado para mudança, ele perguntou: ‘o que era aquilo? Porque a multidão? A quem estava seguindo? Aonde iriam? Ele sentia que àquela multidão tinha algo de diferente. ’

Alguém lhe falou que Jesus, O Nazareno, estava passando. Lc 18:37

Era tudo que Bartimeu esperava; uma esperança brotou em sua vida; ele sentia que tinha chegado o dia de ser curado, de ser liberto de seu mal; a oportunidade era única e singela. Era a ultima vez que Jesus passava por Jericó, e seguia para Jerusalém onde seria morto.

“Hoje, se ouvires a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações”. Hb 3:15

Desejou mudança:PÔS-SE A GRITAR’ (clamar). Lc 18:38

“Jesus Filho de Davi tem Misericórdia de Mim”

  • Quatro fatos estão envolvidos nesta declaração:

1)    Ele acreditou que Jesus podia salvá-lo.

2)    Ele desejou Ter um encontro com Jesus.

3)    Ele se humilhou perante muitos para estar com Jesus.

4)    Ele Reconheceu sua dependência completa de Jesus.

Você precisa reconhecer-se dependente de Jesus. Você precisa fazer como Bartimeu; clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!

  • Jesus fora ungido por Deus para: Isaías 61:1-4

-      Pregar as boas-novas aos pobres.

-      Restaurar os quebrantados de coração.

-      Proclamar a liberdade aos cativos.

-      Apregoar o Ano Aceitável do Senhor “Ano da Graça”

-      Apregoar o dia da vingança do nosso Deus. 2Ts 1:8

-      Consolar tristes.

-      Coroar os que estão de luto.

-         Dar alegria em vez de tristeza.

-         Louvor em vez de espírito angustiado.

-       Transformá-los em árvore de justiça, ou a fim de reedificar as ruínas antigas e restaurar os lugares há muito tempo devastado.

OBSTÁCULOS ENCONTRADOS E SUPERADOS

“E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais…” Lucas 18:39

Muitos na multidão tentara impedir as bênção na vida de Bartimeu passando a repreender  por está gritando por Jesus e tentar se aproximar dele.

Muitos vão repreendê-lo; escarnecer; vão querer calá-lo; tentarão intimidá-lo.

Qual a multidão que quer te impedir hoje, de chegar até Jesus? Multidão do orgulho, preconceito, medo, pecado, tradições religiosas, das falsas amizades?

Há a multidão da síndrome da Gabriela: “ Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim…” ( conformismo) Só muita misericórdia!

A reação de Bartimeu diante dos obstáculos nos ensina como proceder nesses tempos de oposição. Vs. 48

Creio que ele pensou: ‘há vocês querem roubar minha bênção? Então agora que vou gritar bem alto: BARTIMEU CADA VEZ GRITAVA MAIS: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!!!”

Qual será a tua reação diante daqueles que querem te impedir de conseguir tua bênção?

“Clame! Clame mais alto. Você precisa enfrentar a multidão de opositores”.

Jesus sempre ouve o clamor do aflito e necessitado, mandou chamar Bartimeu até ele. “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.” Marcos 10:49

A RESPOSTA DE BARTIMEU AO APELO DE JESUS

“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.” Marcos 10:50,51

  • Lançou de si a capa:

-       As muitas capas nos impedem de chegar a Jesus: Incredulidade; pecado; religiosidade; falsa felicidade; vício; prostituição; preconceito; tradição, etc.

  • Foi ter com Jesus: Faz-se necessário ir até Jesus; romper os obstáculos; recebê-lo como Salvador; ter sua vida transformada e ser escrito no Livro da Vida do Cordeiro.
  • Entregou sua vida a Jesus e passou a segui-lo sendo seu discípulo. “Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” Marcos 10:52

Muitos estão que nem Bartimeu, à beira do caminho, cegos, desamparados, marginalizados, segregados.

O tropel da multidão dos seguidores de Jesus está passando, demonstrando que ele está próximo.

Temos que vencer vários obstáculos para chegarmos até Jesus e receber dele a salvação.

Faz-se necessário, clamar, gritar, para que Jesus ouça. Ele está chamando: Venha buscar a tua cura e a tua salvação!

Hoje, poderá ser  o dia de teu milagre!

Pr Francisco Nascimento

About these ads

44 comentários sobre “A CURA DE BARTIMEU

  1. muito edificante esta mensagem mais gostaria de saber bartimeu nasceu cego ou” ficou cego” pois em algumas traduções diz: (e tornando á ver), isso me faz entender que ele não era cego. a bíblia diz: que ele era filho de timeu (que significa homem honrado ou rico), bartimeu era conhecedor das escrituras pois ele clamou “jesus filho de davi”, só quem sabia disso era os homens que estudavam a torá e os profetas. por isso, bartimeu também não era mendigo mas ficou mendigo, por causa da cegueira.
    MAS É MUITO EDIFICANTE MESMO ESTA MENSAGEM, QUE DEUS POSSA ABRIR OS OLHOS DE MUITO CEGO ESPIRITUAL, PARA VEREM A GLÓRIA DE DEUS. ( SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS JO.11:40).

  2. A Paz do Senhor!!!

    Muito boa a sua mensagen,mas eu só fiquei na duvida quando vc disse que Bartimeu não havia visto a luz,isto quer dizer que ele havia nascido cego,certo?Mas lendo o texto
    Nenhuma das narrativas afirma que ele nasceu cego. O verbo grego anablepo, significa “tornar a ver”, “ver de novo”, como traduz a ARA, e nos mostra que ele não era cego antes. Este mesmo vocábulo aparece na cura do cego de Betsaida. Ele, que após ser curado, distinguia perfeitamente uma árvore. Com certeza, tinha enxergado antes (Mc 8.24).

    Naquela época, havia muitos ecgos, em decorrência do precário sistema sanitário, que facilitava a disseminação de enfermidades nos olhos. O cego que aparece em João 9.1, o qual Jesus curou, era de nascença. Cristo veio não só para concedervista aos que nasceram sem enxergar, mas também para recuperar a visão dos que a perderam (jo 9.39; Lc 4.18). O nome “Bartimeu” significa “filho de Timeu”, como o próprio texto revela (Mc10.46). A palavra “Bar” é “filho”, em aramaico, como “ben” em hebraico e “ibn” em árabe. “Timeu” é nome grego e significa “honrado”.

    Diz uma historia que Bartimeu perdeu a vista por causa de seu pai Timeu que após ter sua aposentaria cortado e todos os seu bens conviscado pelo Imperio de Roma ele se tornou um homem revoltoso e queria vingança,então Timeu foi morto e Bartimeu teve os seus olhos arrancados, para que todos olhassem e tivesse como exemplo que quem se tornasse igual Timeu ficaria igual Bartimeu.

    Meu irmão não estou te contrariando,só quero aprender mais e mais…Se tiver alguma novidade me comunique.

    Deus te abençoe!!!

    Edinaldo

  3. Boa é esta palavra, falou muito ao meu coração, gostaria de receber mensagens como esta pelo meu email, fico no aguardo, atenciosamente, Soraya Paim.

  4. MISSIONARIA ROSANGELA
    MENSAGEM ABENÇOADA, DIVINA, ESTOU AQUI PARA AGRADECER , POIS ESTA MENSAGEM É EDIFICANTE, OLHA CONHECIMENTO E TUDO, MAS TE DIGO,QUE CADA UM TEM UMA REVELAÇÃO, POR ESTE MOTIVO ELA SE RENOVA EM NOSSAS VIDAS. PARABÉNS!

  5. bencao de mais, lendo isso e ouvindo a musica do Gerson Rufino fui tomado pelo Espirito de Deus..muito bom,que Deus continue te abencoando..paz

  6. A Bíblia não afirma que Bartimeu nasceu cego, o que alguns teólogos afirmam que furaram os seus olhos com medo de se rebelar contra o governo da época que tinha matado seu pai, isso procede?

  7. Prª Gisele,
    Deus abençoe sua vida, esta mensagem é muito edificante e me ajudou muito a compreender a palavra de Deus para nossas vidas!!! Obrigada!!! A Paz do Senhor!

  8. Bonito sermão, pastor. A mensagem de Jesus está nas pequenas histórias. Veja Bartimeu, o cego mendigo. Vejam Raabe, a prostituta que é ancestral de Jesus. Ambos com atitude, foram inscritos no livro da vida.

  9. Otima mensagem , mas hoje muitos pregadores , acham-se no direito de copiarem e gravarem as coisas da intert … Certo pesquisar , mas nn gravar a pregação toda , isso me chateia !;S

  10. PASTOR, ESSA MENSAGEM E MUITO BOA PARA AS NOSSAS VIDAS ESPIRITUAIS E TAMBÉM MATERIAL UM GRANDE EXEMPLO PARA NOS. AMEM, DEUS TE GUARDE

  11. paz do Senhor, aprendi muito com essa lição, uma coisa que o senhor não falou na pregação mas deus me revelou no decorrer da mensagem ele já viu algum dia luz pq ele falou que eu torne a ver!quando o mestre lhe perguntou!isto se fala que ele só estava vivendo de recordações em sua vida mas Jesus restitui. Na vida dele tudo que o mundo tirou, ou melhor dizendo, que satanás roubou mas tem Deus para dar do que o inimigo para tirar amém, Deus abençoe.

  12. muito boa esta pregação, verdade, muita gente estão como Bartimeu, cego espiritualmente, precisando dar um grito pra Jesus . Deus seja louvado .

  13. mensagem linda, nunca tinha entendido da forma que explicou, por isso diz que a palavra do senhor se renova todos os dias, gostaria de receber esse e outros estudos seus, querido Deus te abençoe meu email e vaassis 717171@r7.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s