ONÉSIMO, O SERVO DE DEUS


ONÉSIMO, O SERVO DE DEUS

“Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar. E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas. Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho”.

Filemom 1:10 – 13

O livro de Filemom é uma história de amor fraternal, entre um escravo e um missionário Paulo, mas também fala da restauração e o perdão de uma dissensão entre  um escravo Onésimo e Filemom seu dono.

È uma linda história da capacidade do cristianismo em agregar, unir pólos opostos: escravo e livre, rico e pobre, negro e branco, analfabeto e culto; e também  da capacidade de romper barreiras crônicas, que para muitos é impossível de serem removidas: de perdoar pecados remotos, de suprimir ressentimentos, e suplantar amarguras antigas.

Paulo escreve uma carta de recomendação para Filemom, seu amado irmão e companheiro de trabalho, em favor de Onésimo – um desertor, ladrão, e ex-escravo sem valor, mas que é agora um irmão de Filemom em Cristo, gerado através de oração e da pregação do evangelho enquanto está preso.

Com muito tato e  carinho, Paulo pede que  Filemom receba Onésimo de volta com a mesma gentileza com que receberia ele próprio. Qualquer ônus, que o mesmo causasse, Paulo promete ressarcir.

Conhecendo Filemom, Paulo tem certeza de que o amor e perdão predominariam nessa nova relação.

O CRISTO DE FILEMOM

O perdão que o crente encontra em Cristo é maravilhosamente retratado através da analogia entre caso de Filemom e Onésimo. Paulo motivado pelo amor, intercede em seu favor de Onésimo, que era culpado de uma grande ofensa (Vs 11,12) roubou o seu dono.

Paulo deixa de lado seus direitos ( Vs. 8 ) e se torna o substituto de Onésimo, assumindo sua dívida ( Vs. 18,19 ). Através do ato gracioso em perdoar Filemom, Onésimo é restaurado e colocado num novo relacionamento ( Vs. 15,16).

Nessa analogia, somos como Onésimo. A defesa de Paulo, perante Filemom é um paralelo da obra de Cristo de mediação perante o Pai. Onésimo foi condenado pela lei, mas salvo pela graça.

Onésimo era escravo de Filemom e lhe pertencia por direito legal. Depois de roubar seu dono fugiu para uma terra distante, atrás de liberdade e ter suas próprias experiências. Com este ato irresponsável poderia ser punido e sofrer sérias conseqüências.

A MISERICÓRDIA DE DEUS SOBRE ONÉSIMO

É possível que Onésimo tenha sido  colocado na mesma prisão onde estava o apóstolo Paulo, em Roma. É nesse lugar solitário que o apóstolo Paulo lhe apresenta a salvação que vem de Jesus Cristo. Regenerado, Onésimo passa a servir a o apóstolo como uma nova criatura em Jesus.

Paulo se torna um intercessor de Onésimo e busca  restituir ele ao seu dono, pois, o próprio Filemom havia sido salvo pela pregação que o apóstolo tinha anunciado.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” 1Coríntios 6:19 – 20

O NOVO RELACIONAMENTO DE ONÉSIMO COM FILEMOM

Filemom e Onésimo iniciam um novo relacionamento: De irmãos em Cristo, lavados e redimidos pelo sangue de Cristo. Onésimo continuaria a servir a Filemom, não mais constrangido, por obrigação, mas por amor ao seu dono e pertencente àquele que o comprou por preço.

Agora somos reputados ‘amigos de Deus’: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” João 15:14 – 15

Somos também considerados filhos de Deus: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”  Romanos 8:15-17

Filemom, em forma tipológica representa Deus, Paulo,  representa Jesus, que leva a palavra  da salvação e paga o preço  do pecado do escravo,  Onésimo, representa o pecador, que através de seu pecado se afasta para um lugar distante, buscando liberdade, tornando a ser preso nas masmorra do pecado. Mas é resgatado através da Palavra pregada e volta a se reconciliar  com seu dono e a usufruir todas as bênçãos que lhes cabe como servo do Rei, adotado como filho amado pela aliança de amor, comprado e redimido pelo sangue  da cruz do calvário.

Não existe nenhum pecado, que não possa ser pago pelo “sangue” de Cristo, derramado na cruz. Esse foi o preço pago pelo próprio Deus por nós. É preciso que ao ouvir o Evangelho, creiamos nesse tão grande sacrifício, sejamos feitos filhos de Deus pelo arrependimento e sendo transformados, caminhemos em novidade de vida, servindo ao Senhor como novas criaturas.

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Romanos 5:8,9

Pr Francisco Nascimento

About these ads

13 comentários sobre “ONÉSIMO, O SERVO DE DEUS

  1. Amado pastor e com grande prazer q venho visitar este site novamente e dou de frente com este estudo sobre Onesimo e fico surpreso porque muitas vezes nao damos valor a uma passagem quando derrepente e preciso outro vir e nos ensinar que toda a palavrade DEUS e linda e importante muito obrigado DEUS pela vida deste pastor amado

  2. A paz meu amado.. gostaria de saber se quando a carta chega as maos de filemon é o proprio Onesimo que o entrega..
    desde ja agradeço pela atenção..

    fk na paz do Mestre Jesus

  3. Pr. Francisco Nascimento, é com muinto respeito que quero desejar para o sr. um próspero ministério, pois aprendir muinto sobre Onésimo
    Ev, josé teófilo. que Deus te abençoe.

  4. Amado Pastor encontrei em seu breve relato um exposição poderosa sobre o contexto da carta a Filemom e Onesimo, que Deus continue abençoando o seu ministério poderosamente.

    Pr. Manoel Fontes

  5. A paz do Senhor, essa mensagem e muito poderosa, com toda sinceridade eu já preguei essa msm, a cada dia a palavra de Deus se renova, que o Senhor Deus te abençoe a cada dia, Pastor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s