Voltando ao Primeiro Amor


VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR

Orando a Deus

“Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e retira de sobre nós a tua ira. Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás a tua ira por todas as gerações? Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?  Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.” Salmo 85:4-7

O salmo 85 é um reconhecimento das obras de Deus no passado. O salmista, junto com a nação de Israel estava passando por um tempo de disciplina e de esfriamento por terem se afastado de Deus. Era um tempo de correção, e refletir como Deus é importante na vida pessoal e de uma nação.

O Salmo é uma oração de pedido de socorro, de restauração, de livramento, mas, sobretudo, de avivamento, de retorno ao primeiro amor por Deus.

Vamos meditar nesse maravilhoso salmo, e extrairmos pérolas preciosas para nossa vida.

RECONHECENDO AS BÊNÇÃOS RECEBIDAS NO PASSADO

A fartura na terra: “ Favorecestes, Senhor a tua terra”. Vs 1 Perdão concedido: “Perdoaste a iniqüidade do teu povo.” Vs2 Livramento dado: “A tua indignação, repremiste-a toda.” Vs 3

ORAÇÃO PEDINDO RESTAURAÇÃO

Pedido de Restauração: “  Restabelece-nos, ó Deus de nossa salvação.” Vs 4

“ Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.” Salmo 80:3 Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; fazes resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.” Salmo 80:7 Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos; fazes resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.” Salmo 80:19 “ Tu, que me tens feito ver muitas angústias e males, me restaurarás ainda a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra. Aumenta a minha grandeza, conforta-me novamente.” Salmo 71: 20, 21

ORAÇÃO PEDINDO PERDÃO

“  Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás  a tua ira por todas as gerações?”Vs 5

ORAÇÃO PEDINDO AVIVAMENTO

“  Porventura não tornarás a vivificar-nos.” Vs 6

“Vivifica-me, senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira da tribulação a minha alma.” Salmo 143:11

“A Minha alma está apegada ao pó: vivifica-me segundo a tua palavra.” Salmo 119:25

“Desvias os meus olhos para que não vejas a vaidade, e  vivifica-me no teu caminho.” Salmo 119:37

“Eis que tenho suspirado pelos teus  preceitos; vivifica-me por tua justiça.’ Salmo 119:40

“O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.” Salmo 119:50

“ Vivifica-me, segundo a tua misericórdia; e guardarei os testemunhos oriundos de tua boca.”Salmo 119:88

Estou aflitíssimo; vivifica-me, Senhor, segundo a tua palavra.” Salmo 119:107

“Ouve, Senhor, a minha voz segundo a tua bondade; vivifica-me, segundo os teus juízos.” Salmo 119:149

“Defende a minha causa e liberta-,me; vivifica-me, segundo a tua promessa.”Salmo 119:154

“Muitas, Senhor, são as tuas misericórdias; vivifica-me, segundo os teus juízos.” Salmo 119: 156

“Considera em como estremeço os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua bondade.”Salmo119: 160

ORAÇÃO PEDINDO MISERICÓRDIA  E SALVAÇÃO

“Mostra-nos Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua Salvação.” Vs 7

“ As misericórdias do Senhor não tem fim” Lamentações 3:22

“ As misericórdias do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem.” Vs. Salmo 103:17 “ Deus tem prazer nas misericórdias”. Miquéias 7:18c “ Deus é rico em misericórdias.” Efésios 2:4 “As misericórdias do Senhor são causa de não sermos consumidos”.Lamentações 3:22

FAZENDO PROPÓSITO DE MUDANÇA PARA COM DEUS

Obediência e cumprimento de mandamento: “ Escutarei, o que Deus, o que o Senhor, disser…” “Falará de Paz ao seu povo.” “E que jamais caiam em insensatez”. Vs 8

CINCO PROMESSAS DE BÊNÇÃOS AOS QUE BUSCAM A DEUS

“Próxima está a sua Salvação dos que o temem, para que a glória assista em nossa terra.” Vs. 9

1.  Salvação e Glória. Vs. 9; 2. Graça e Verdade. Vs. 10; 3. Justiça e Paz. Vs. 10,11; 4. Frutos bons em terra estéria. Vs 12 (frutos internos e externos) 5. Futuro de prosperidade e Justiça. Vs.13

Hoje, nós devemos como salmista orar que precisamos da presença de Deus, voltar para Ele, pedir perdão pelo afastamento, pelo esfriamento, e clamarmos: “Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e retira de sobre nós a tua ira. Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás a tua ira por todas as gerações? Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo? Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.” Salmo 85:4-7

Pr Francisco Nascimento

Deixe uma resposta

